Recidiva de urticária crônica decorrente de reinfecção por Helicobacter pylori

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruscky,Dayanne Mota V.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rocha,Luiz Alexandre R. da, Costa,Aldo José F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822013000200021
Resumo: OBJETIVO: Descrever, em uma adolescente do sexo feminino, o caso clínico de urticária crônica associado à infecção por Helicobacter pylori confirmado em dois momentos distintos, com melhora após a terapêutica antibacteriana. DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 13 anos, procurou atendimento médico com urticária crônica e dores epigástricas sem resposta ao tratamento medicamentoso. Os exames solicitados para investigação complementar apresentaram-se normais, exceto a endoscopia digestiva alta com biópsia, que evidenciou gastrite crônica ativa moderada associada ao Helicobacter pylori. Foi iniciado o tratamento adequado para a bactéria em questão e a paciente apresentou remissão dos sintomas. Nova endoscopia digestiva alta para controlar o tratamento após nove meses estava normal. Cinco anos depois, a paciente procurou novamente o ambulatório queixando-se de retorno do quadro de urticária e dores epigástricas. Ela se encontrava em uso de anti-histamínico, sem melhora. Foi novamente submetida a protocolo de exames para investigar urticária crônica, com resultados dentro da normalidade. Foi submetida à endoscopia digestiva alta, que apresentou teste da urease positivo. Iniciou-se então novo tratamento para Helicobacter pylori por sete dias, com desaparecimento da urticária crônica e das dores epigástricas. COMENTÁRIOS: O caso relatado sugere relação causal entre o diagnóstico positivo para o Helicobacter pylori e a ocorrência do quadro de urticária crônica, com instituição de terapêutica eficaz para tal bactéria e remissão dos sintomas. A urticária crônica é uma doença de etiopatogenia complexa e, apesar das controvérsias, as evidências do envolvimento do Helicobacter pylori com doenças extraintestinais vêm crescendo, entre elas a urticária crônica.
id SPSP-1_a3e93e1e4df7380f6d339b5b644c76a2
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822013000200021
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Recidiva de urticária crônica decorrente de reinfecção por Helicobacter pyloriurticáriaHelicobacter pyloriadolescenteOBJETIVO: Descrever, em uma adolescente do sexo feminino, o caso clínico de urticária crônica associado à infecção por Helicobacter pylori confirmado em dois momentos distintos, com melhora após a terapêutica antibacteriana. DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 13 anos, procurou atendimento médico com urticária crônica e dores epigástricas sem resposta ao tratamento medicamentoso. Os exames solicitados para investigação complementar apresentaram-se normais, exceto a endoscopia digestiva alta com biópsia, que evidenciou gastrite crônica ativa moderada associada ao Helicobacter pylori. Foi iniciado o tratamento adequado para a bactéria em questão e a paciente apresentou remissão dos sintomas. Nova endoscopia digestiva alta para controlar o tratamento após nove meses estava normal. Cinco anos depois, a paciente procurou novamente o ambulatório queixando-se de retorno do quadro de urticária e dores epigástricas. Ela se encontrava em uso de anti-histamínico, sem melhora. Foi novamente submetida a protocolo de exames para investigar urticária crônica, com resultados dentro da normalidade. Foi submetida à endoscopia digestiva alta, que apresentou teste da urease positivo. Iniciou-se então novo tratamento para Helicobacter pylori por sete dias, com desaparecimento da urticária crônica e das dores epigástricas. COMENTÁRIOS: O caso relatado sugere relação causal entre o diagnóstico positivo para o Helicobacter pylori e a ocorrência do quadro de urticária crônica, com instituição de terapêutica eficaz para tal bactéria e remissão dos sintomas. A urticária crônica é uma doença de etiopatogenia complexa e, apesar das controvérsias, as evidências do envolvimento do Helicobacter pylori com doenças extraintestinais vêm crescendo, entre elas a urticária crônica.Sociedade de Pediatria de São Paulo2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822013000200021Revista Paulista de Pediatria v.31 n.2 2013reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/S0103-05822013000200021info:eu-repo/semantics/openAccessBruscky,Dayanne Mota V.Rocha,Luiz Alexandre R. daCosta,Aldo José F.por2014-04-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822013000200021Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2014-04-23T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Recidiva de urticária crônica decorrente de reinfecção por Helicobacter pylori
title Recidiva de urticária crônica decorrente de reinfecção por Helicobacter pylori
spellingShingle Recidiva de urticária crônica decorrente de reinfecção por Helicobacter pylori
Bruscky,Dayanne Mota V.
urticária
Helicobacter pylori
adolescente
title_short Recidiva de urticária crônica decorrente de reinfecção por Helicobacter pylori
title_full Recidiva de urticária crônica decorrente de reinfecção por Helicobacter pylori
title_fullStr Recidiva de urticária crônica decorrente de reinfecção por Helicobacter pylori
title_full_unstemmed Recidiva de urticária crônica decorrente de reinfecção por Helicobacter pylori
title_sort Recidiva de urticária crônica decorrente de reinfecção por Helicobacter pylori
author Bruscky,Dayanne Mota V.
author_facet Bruscky,Dayanne Mota V.
Rocha,Luiz Alexandre R. da
Costa,Aldo José F.
author_role author
author2 Rocha,Luiz Alexandre R. da
Costa,Aldo José F.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruscky,Dayanne Mota V.
Rocha,Luiz Alexandre R. da
Costa,Aldo José F.
dc.subject.por.fl_str_mv urticária
Helicobacter pylori
adolescente
topic urticária
Helicobacter pylori
adolescente
description OBJETIVO: Descrever, em uma adolescente do sexo feminino, o caso clínico de urticária crônica associado à infecção por Helicobacter pylori confirmado em dois momentos distintos, com melhora após a terapêutica antibacteriana. DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 13 anos, procurou atendimento médico com urticária crônica e dores epigástricas sem resposta ao tratamento medicamentoso. Os exames solicitados para investigação complementar apresentaram-se normais, exceto a endoscopia digestiva alta com biópsia, que evidenciou gastrite crônica ativa moderada associada ao Helicobacter pylori. Foi iniciado o tratamento adequado para a bactéria em questão e a paciente apresentou remissão dos sintomas. Nova endoscopia digestiva alta para controlar o tratamento após nove meses estava normal. Cinco anos depois, a paciente procurou novamente o ambulatório queixando-se de retorno do quadro de urticária e dores epigástricas. Ela se encontrava em uso de anti-histamínico, sem melhora. Foi novamente submetida a protocolo de exames para investigar urticária crônica, com resultados dentro da normalidade. Foi submetida à endoscopia digestiva alta, que apresentou teste da urease positivo. Iniciou-se então novo tratamento para Helicobacter pylori por sete dias, com desaparecimento da urticária crônica e das dores epigástricas. COMENTÁRIOS: O caso relatado sugere relação causal entre o diagnóstico positivo para o Helicobacter pylori e a ocorrência do quadro de urticária crônica, com instituição de terapêutica eficaz para tal bactéria e remissão dos sintomas. A urticária crônica é uma doença de etiopatogenia complexa e, apesar das controvérsias, as evidências do envolvimento do Helicobacter pylori com doenças extraintestinais vêm crescendo, entre elas a urticária crônica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822013000200021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822013000200021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-05822013000200021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.31 n.2 2013
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318248687042560