Conhecimentos e condutas de médicos pediatras com relação à erupção dentária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faraco Junior,Italo Medeiros
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Del Duca,Flávia Firpo, Rosa,Francinne Miranda da, Poletto,Vanessa Ceolin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822008000300010
Resumo: OBJETIVO: Verificar o conhecimento e a conduta de médicos pediatras frente a possíveis manifestações locais e sistêmicas ocorridas durante a erupção dentária, uma vez que a relação desta com o aparecimento de manifestações orgânicas na criança tem constituído, ao longo da história das ciências médico-odontológicas, um assunto controverso. MÉTODOS: Estudo observacional no qual o instrumento de coleta de dados foi um questionário dirigido a todos os médicos pediatras (n=21) da cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. Este questionário foi constituído por perguntas sobre a opinião dos médicos se a erupção dentária seria a causadora de alterações que surgem durante o irrompimento dos dentes e quais são as condutas por eles tomadas. Após a confecção do banco de dados, foram realizadas as freqüências simples e percentuais das variáveis avaliadas no estudo. RESULTADOS: Dos médicos pediatras entrevistados, 76% acreditam que o processo de erupção dentária pode estar associado a manifestações sistêmicas e/ou locais; 94% dos entrevistados observaram como manifestações ansiedade/irritabilidade e coceira/sucção de dedos ou objetos. A conduta clínica mais adotada pelos médicos pediatras foi a orientação aos pais/responsáveis (37%). CONCLUSÕES: A maioria dos médicos pediatras entrevistados acredita que possam ocorrer manifestações sistêmicas e/ou locais devida à erupção dentária e que a conduta clínica de eleição é a orientação familiar.
id SPSP-1_c3335cf18dbe47aff2f4388e3d99daa1
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822008000300010
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Conhecimentos e condutas de médicos pediatras com relação à erupção dentáriaerupção dentáriadente decíduoPediatriaOBJETIVO: Verificar o conhecimento e a conduta de médicos pediatras frente a possíveis manifestações locais e sistêmicas ocorridas durante a erupção dentária, uma vez que a relação desta com o aparecimento de manifestações orgânicas na criança tem constituído, ao longo da história das ciências médico-odontológicas, um assunto controverso. MÉTODOS: Estudo observacional no qual o instrumento de coleta de dados foi um questionário dirigido a todos os médicos pediatras (n=21) da cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. Este questionário foi constituído por perguntas sobre a opinião dos médicos se a erupção dentária seria a causadora de alterações que surgem durante o irrompimento dos dentes e quais são as condutas por eles tomadas. Após a confecção do banco de dados, foram realizadas as freqüências simples e percentuais das variáveis avaliadas no estudo. RESULTADOS: Dos médicos pediatras entrevistados, 76% acreditam que o processo de erupção dentária pode estar associado a manifestações sistêmicas e/ou locais; 94% dos entrevistados observaram como manifestações ansiedade/irritabilidade e coceira/sucção de dedos ou objetos. A conduta clínica mais adotada pelos médicos pediatras foi a orientação aos pais/responsáveis (37%). CONCLUSÕES: A maioria dos médicos pediatras entrevistados acredita que possam ocorrer manifestações sistêmicas e/ou locais devida à erupção dentária e que a conduta clínica de eleição é a orientação familiar.Sociedade de Pediatria de São Paulo2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822008000300010Revista Paulista de Pediatria v.26 n.3 2008reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/S0103-05822008000300010info:eu-repo/semantics/openAccessFaraco Junior,Italo MedeirosDel Duca,Flávia FirpoRosa,Francinne Miranda daPoletto,Vanessa Ceolinpor2008-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822008000300010Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2008-09-29T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos e condutas de médicos pediatras com relação à erupção dentária
title Conhecimentos e condutas de médicos pediatras com relação à erupção dentária
spellingShingle Conhecimentos e condutas de médicos pediatras com relação à erupção dentária
Faraco Junior,Italo Medeiros
erupção dentária
dente decíduo
Pediatria
title_short Conhecimentos e condutas de médicos pediatras com relação à erupção dentária
title_full Conhecimentos e condutas de médicos pediatras com relação à erupção dentária
title_fullStr Conhecimentos e condutas de médicos pediatras com relação à erupção dentária
title_full_unstemmed Conhecimentos e condutas de médicos pediatras com relação à erupção dentária
title_sort Conhecimentos e condutas de médicos pediatras com relação à erupção dentária
author Faraco Junior,Italo Medeiros
author_facet Faraco Junior,Italo Medeiros
Del Duca,Flávia Firpo
Rosa,Francinne Miranda da
Poletto,Vanessa Ceolin
author_role author
author2 Del Duca,Flávia Firpo
Rosa,Francinne Miranda da
Poletto,Vanessa Ceolin
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faraco Junior,Italo Medeiros
Del Duca,Flávia Firpo
Rosa,Francinne Miranda da
Poletto,Vanessa Ceolin
dc.subject.por.fl_str_mv erupção dentária
dente decíduo
Pediatria
topic erupção dentária
dente decíduo
Pediatria
description OBJETIVO: Verificar o conhecimento e a conduta de médicos pediatras frente a possíveis manifestações locais e sistêmicas ocorridas durante a erupção dentária, uma vez que a relação desta com o aparecimento de manifestações orgânicas na criança tem constituído, ao longo da história das ciências médico-odontológicas, um assunto controverso. MÉTODOS: Estudo observacional no qual o instrumento de coleta de dados foi um questionário dirigido a todos os médicos pediatras (n=21) da cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. Este questionário foi constituído por perguntas sobre a opinião dos médicos se a erupção dentária seria a causadora de alterações que surgem durante o irrompimento dos dentes e quais são as condutas por eles tomadas. Após a confecção do banco de dados, foram realizadas as freqüências simples e percentuais das variáveis avaliadas no estudo. RESULTADOS: Dos médicos pediatras entrevistados, 76% acreditam que o processo de erupção dentária pode estar associado a manifestações sistêmicas e/ou locais; 94% dos entrevistados observaram como manifestações ansiedade/irritabilidade e coceira/sucção de dedos ou objetos. A conduta clínica mais adotada pelos médicos pediatras foi a orientação aos pais/responsáveis (37%). CONCLUSÕES: A maioria dos médicos pediatras entrevistados acredita que possam ocorrer manifestações sistêmicas e/ou locais devida à erupção dentária e que a conduta clínica de eleição é a orientação familiar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822008000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822008000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-05822008000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.26 n.3 2008
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318246951649280