Doença granulomatosa crônica: diagnóstico no primeiro episódio infeccioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonilha,Luís Roberto C. M.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cogo,Geraldo Roberto, Condino Neto,Antonio, Oliveira Júnior,Edgar Borges de, Pieri,José Vicente B. de, Tonello,César Carvalho, Cogo,Lourdes Josefina R., Martins,João Luiz D., Verri,Luís Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300016
Resumo: OBJETIVO: Relatar caso ilustrativo de doença granulomatosa crônica cujo diagnóstico ocorreu durante o aparecimento do primeiro episódio infeccioso, colaborando com a iniciativa do Brazilian Group for Immunodeficiency para a sensibilização do pediatra geral em relação ao diagnóstico precoce das imunodeficiências primárias, o que está associado a melhor qualidade de vida e maior sobrevida desses indivíduos. DESCRIÇÃO DE CASO: Paciente do sexo masculino, 39 dias de vida, admitido em pronto-socorro pediátrico por febre alta há cinco dias e irritabilidade. No dia seguinte, observou-se abscesso cervical, isolando-se Staphylococcus aureus comunitário. Durante a internação, ocorreram outros abscessos superficiais e em cadeias ganglionares profundas, além de resposta lenta aos antimicrobianos. Solicitou-se investigação para imunodeficiências, que confirmou a hipótese de doença granulomatosa crônica por quantificação dos ânions superóxido e teste de redução do nitrobluetetrazolio. Paciente foi encaminhado a serviço especializado, no qual identificou-se doador de medula óssea compatível, realizando-se o transplante seis meses após o diagnóstico. Quatro meses após o transplante, ocorreu normalização do burst oxidativo, indicando sucesso. COMENTÁRIOS: O paciente mostrou apresentação típica da doença, o que permitiu seu diagnóstico por pediatras gerais já na primeira infecção, tendo como consequência o acompanhamento por especialistas em imunodeficiências primárias, a introdução da profilaxia antimicrobiana e a procura bem sucedida de doador de medula HLA-compatível.
id SPSP-1_c5f195b2675ad4690f306b1f60b824f6
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822010000300016
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Doença granulomatosa crônica: diagnóstico no primeiro episódio infecciosodoença granulomatosa crônicasíndromes de imunodeficiênciaabscessoOBJETIVO: Relatar caso ilustrativo de doença granulomatosa crônica cujo diagnóstico ocorreu durante o aparecimento do primeiro episódio infeccioso, colaborando com a iniciativa do Brazilian Group for Immunodeficiency para a sensibilização do pediatra geral em relação ao diagnóstico precoce das imunodeficiências primárias, o que está associado a melhor qualidade de vida e maior sobrevida desses indivíduos. DESCRIÇÃO DE CASO: Paciente do sexo masculino, 39 dias de vida, admitido em pronto-socorro pediátrico por febre alta há cinco dias e irritabilidade. No dia seguinte, observou-se abscesso cervical, isolando-se Staphylococcus aureus comunitário. Durante a internação, ocorreram outros abscessos superficiais e em cadeias ganglionares profundas, além de resposta lenta aos antimicrobianos. Solicitou-se investigação para imunodeficiências, que confirmou a hipótese de doença granulomatosa crônica por quantificação dos ânions superóxido e teste de redução do nitrobluetetrazolio. Paciente foi encaminhado a serviço especializado, no qual identificou-se doador de medula óssea compatível, realizando-se o transplante seis meses após o diagnóstico. Quatro meses após o transplante, ocorreu normalização do burst oxidativo, indicando sucesso. COMENTÁRIOS: O paciente mostrou apresentação típica da doença, o que permitiu seu diagnóstico por pediatras gerais já na primeira infecção, tendo como consequência o acompanhamento por especialistas em imunodeficiências primárias, a introdução da profilaxia antimicrobiana e a procura bem sucedida de doador de medula HLA-compatível.Sociedade de Pediatria de São Paulo2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300016Revista Paulista de Pediatria v.28 n.3 2010reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/S0103-05822010000300016info:eu-repo/semantics/openAccessBonilha,Luís Roberto C. M.Cogo,Geraldo RobertoCondino Neto,AntonioOliveira Júnior,Edgar Borges dePieri,José Vicente B. deTonello,César CarvalhoCogo,Lourdes Josefina R.Martins,João Luiz D.Verri,Luís Albertopor2010-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822010000300016Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2010-11-22T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Doença granulomatosa crônica: diagnóstico no primeiro episódio infeccioso
title Doença granulomatosa crônica: diagnóstico no primeiro episódio infeccioso
spellingShingle Doença granulomatosa crônica: diagnóstico no primeiro episódio infeccioso
Bonilha,Luís Roberto C. M.
doença granulomatosa crônica
síndromes de imunodeficiência
abscesso
title_short Doença granulomatosa crônica: diagnóstico no primeiro episódio infeccioso
title_full Doença granulomatosa crônica: diagnóstico no primeiro episódio infeccioso
title_fullStr Doença granulomatosa crônica: diagnóstico no primeiro episódio infeccioso
title_full_unstemmed Doença granulomatosa crônica: diagnóstico no primeiro episódio infeccioso
title_sort Doença granulomatosa crônica: diagnóstico no primeiro episódio infeccioso
author Bonilha,Luís Roberto C. M.
author_facet Bonilha,Luís Roberto C. M.
Cogo,Geraldo Roberto
Condino Neto,Antonio
Oliveira Júnior,Edgar Borges de
Pieri,José Vicente B. de
Tonello,César Carvalho
Cogo,Lourdes Josefina R.
Martins,João Luiz D.
Verri,Luís Alberto
author_role author
author2 Cogo,Geraldo Roberto
Condino Neto,Antonio
Oliveira Júnior,Edgar Borges de
Pieri,José Vicente B. de
Tonello,César Carvalho
Cogo,Lourdes Josefina R.
Martins,João Luiz D.
Verri,Luís Alberto
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonilha,Luís Roberto C. M.
Cogo,Geraldo Roberto
Condino Neto,Antonio
Oliveira Júnior,Edgar Borges de
Pieri,José Vicente B. de
Tonello,César Carvalho
Cogo,Lourdes Josefina R.
Martins,João Luiz D.
Verri,Luís Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv doença granulomatosa crônica
síndromes de imunodeficiência
abscesso
topic doença granulomatosa crônica
síndromes de imunodeficiência
abscesso
description OBJETIVO: Relatar caso ilustrativo de doença granulomatosa crônica cujo diagnóstico ocorreu durante o aparecimento do primeiro episódio infeccioso, colaborando com a iniciativa do Brazilian Group for Immunodeficiency para a sensibilização do pediatra geral em relação ao diagnóstico precoce das imunodeficiências primárias, o que está associado a melhor qualidade de vida e maior sobrevida desses indivíduos. DESCRIÇÃO DE CASO: Paciente do sexo masculino, 39 dias de vida, admitido em pronto-socorro pediátrico por febre alta há cinco dias e irritabilidade. No dia seguinte, observou-se abscesso cervical, isolando-se Staphylococcus aureus comunitário. Durante a internação, ocorreram outros abscessos superficiais e em cadeias ganglionares profundas, além de resposta lenta aos antimicrobianos. Solicitou-se investigação para imunodeficiências, que confirmou a hipótese de doença granulomatosa crônica por quantificação dos ânions superóxido e teste de redução do nitrobluetetrazolio. Paciente foi encaminhado a serviço especializado, no qual identificou-se doador de medula óssea compatível, realizando-se o transplante seis meses após o diagnóstico. Quatro meses após o transplante, ocorreu normalização do burst oxidativo, indicando sucesso. COMENTÁRIOS: O paciente mostrou apresentação típica da doença, o que permitiu seu diagnóstico por pediatras gerais já na primeira infecção, tendo como consequência o acompanhamento por especialistas em imunodeficiências primárias, a introdução da profilaxia antimicrobiana e a procura bem sucedida de doador de medula HLA-compatível.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-05822010000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.28 n.3 2010
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318247731789824