Satisfação com o peso corporal e fatores associados em estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822011000200013 |
Resumo: | OBJETIVO: Investigar a satisfação corporal em estudantes e possíveis associações ao estado nutricional, fatores sociodemográficos, estilo de vida e percepção de saúde. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com estudantes de 15 a 20 anos de idade de escolas públicas do município de Caruaru (PE). Foram avaliadas variáveis antropométricas, sociodemográficas, de estilo de vida e percepção de saúde, sono, estresse e imagem corporal. Utilizou-se o índice de massa corporal por gênero e idade para diagnosticar baixo peso, eutrofia e excesso de peso, segundo o critério o Conde e Monteiro (2006). Na análise multivariada, recorreu-se à regressão logística binária, adotando-se a ocorrência de "insatisfação pela magreza" e de "insatisfação pelo excesso" como desfechos. RESULTADOs: Amostra composta por 594 estudantes (62% moças), com idade média de 17,5±1,6 anos. Uma proporção de 38,7% (IC95% 34,8-42,7) afirmou estar satisfeito com o peso corporal, enquanto 31,3% (IC95% 27,6-35,2) gosta-riam de aumentar e 30,0% (IC95% 26,3-33,8) de reduzir o peso. Estudantes satisfeitos com o peso corporal consumiam pelo menos cinco porções de vegetais/dia, possuíam percepção positiva de sono e realizavam três ou mais refeições/ dia. Rapazes e indivíduos com baixo peso apresentaram o desejo de aumentar o peso, enquanto moças, estudantes que realizavam menos de três refeições/dia, com maior renda e excesso de peso gostariam de reduzi-lo. Entre os rapazes que gostariam de aumentar o peso, 13,5% apresentavam excesso de peso e 18,8% das moças que queriam reduzir o peso estavam com baixo peso. CONCLUSÕES: Há necessidade de realizar medidas pre-ventivas que visem esclarecer sobre a cultura do corpo e o risco de danos à saúde, conduzidas de forma independente para cada sexo. |
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