Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Djair Roberto
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do STJ
Texto Completo: http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18190
Resumo: As micro e pequenas empresas estão presentes em todas as partes do país concorrendo com as médias e grandes, disputando a preferência do mercado consumidor pelos seus produtos. Para a manutenção de qualquer negócio é necessária a aplicação de pelo menos alguns preceitos da administração, ainda que os gerentes não tenham consciência das atividades realizadas no cotidiano profissional. Compreende a aplicação do marketing operacional no gerenciamento das micro e pequenas empresas e, por extensão, promove uma reflexão sobre a alta taxa de mortalidade dessas empresas.
id STJ-1_3aa6d7e70ecf464e2b84be9f503bc207
oai_identifier_str oai:localhost:2011/18190
network_acronym_str STJ-1
network_name_str Repositório Institucional do STJ
repository_id_str
spelling Fernandes, Djair Roberto2008-11-10T16:37:34Z2008-11-20T20:40:02Z2008-11-10T16:37:34Z2008-11-20T20:40:02Z2002FERNANDES, Djair Roberto. Marketing operacional: um estudo nas micro e pequenas empresas industriais. Unopar científica : ciências jurídicas e empresariais, Londrina, v.3, n. 2, p. 43-47, set. 2002. Disponível em: <http://www13.unopar.br/unopar/pesquisa/getArtigo.action?arquivo=00000079>. Acesso em: 6 nov. 2008.http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18190As micro e pequenas empresas estão presentes em todas as partes do país concorrendo com as médias e grandes, disputando a preferência do mercado consumidor pelos seus produtos. Para a manutenção de qualquer negócio é necessária a aplicação de pelo menos alguns preceitos da administração, ainda que os gerentes não tenham consciência das atividades realizadas no cotidiano profissional. Compreende a aplicação do marketing operacional no gerenciamento das micro e pequenas empresas e, por extensão, promove uma reflexão sobre a alta taxa de mortalidade dessas empresas.Small and micro-enterprises are all over the country competing with the biggest ones for consumer preference. The survival of any business demands to follow some management rules, even the managers are not aware of the activities in daily conditions. This paper aims at helping to understand how to use operational marketing in small and micro-enterprises management, as well as promoting reflection on the very high rate of failure in this kind of business.Submitted by Rosa Maria Abreu Carvalho (rabreu@stj.jus.br) on 2008-11-06T18:28:44Z No. of bitstreams: 1 Marketing_operacional.pdf: 96667 bytes, checksum: 72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359c (MD5)Approved for entry into archive by José Ronaldo Vieira(jronaldo@stj.jus.br) on 2008-11-10T16:37:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marketing_operacional.pdf: 96667 bytes, checksum: 72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359c (MD5)Made available in DSpace on 2008-11-10T16:37:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marketing_operacional.pdf: 96667 bytes, checksum: 72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359c (MD5) Previous issue date: 2002Made available in DSpace on 2008-11-20T20:40:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 390 bytes, checksum: 71fe4975087123f1e74a8595f89d3a4b (MD5) Marketing_operacional.pdf: 96667 bytes, checksum: 72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359c (MD5) Previous issue date: 2002Unopar científica : ciências jurídicas e empresariaisMercadologiaEmpresa pequenaEPPEmpresa de pequeno porteMarketing, BrasilMicroempresa, BrasilPequena empresa, BrasilIndústria, BrasilMarketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprisesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional do STJinstname:Superior Tribunal de Justiça (STJ)instacron:STJinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txttext/plain390http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/1/license.txt71fe4975087123f1e74a8595f89d3a4bMD51ORIGINALMarketing_operacional.pdfapplication/pdf96667http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/2/Marketing_operacional.pdf72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359cMD52TEXTMarketing_operacional.pdf.txtMarketing_operacional.pdf.txttext/plain23519http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/3/Marketing_operacional.pdf.txtb363e18ea446cb09431cb8e820908d2fMD532011/181902015-08-10 15:29:11.16oai:localhost: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ório Institucionalhttps://bdjur.stj.jus.br/jspui/PUBhttps://bdjur.stj.jus.br/oai/requestbdjur@stj.jus.bropendoar:2015-08-10T18:29:11Repositório Institucional do STJ - Superior Tribunal de Justiça (STJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises
title Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises
spellingShingle Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises
Fernandes, Djair Roberto
Marketing, Brasil
Microempresa, Brasil
Pequena empresa, Brasil
Indústria, Brasil
Mercadologia
Empresa pequena
EPP
Empresa de pequeno porte
title_short Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises
title_full Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises
title_fullStr Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises
title_full_unstemmed Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises
title_sort Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises
author Fernandes, Djair Roberto
author_facet Fernandes, Djair Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Djair Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing, Brasil
Microempresa, Brasil
Pequena empresa, Brasil
Indústria, Brasil
topic Marketing, Brasil
Microempresa, Brasil
Pequena empresa, Brasil
Indústria, Brasil
Mercadologia
Empresa pequena
EPP
Empresa de pequeno porte
dc.subject.other.none.fl_str_mv Mercadologia
Empresa pequena
EPP
Empresa de pequeno porte
description As micro e pequenas empresas estão presentes em todas as partes do país concorrendo com as médias e grandes, disputando a preferência do mercado consumidor pelos seus produtos. Para a manutenção de qualquer negócio é necessária a aplicação de pelo menos alguns preceitos da administração, ainda que os gerentes não tenham consciência das atividades realizadas no cotidiano profissional. Compreende a aplicação do marketing operacional no gerenciamento das micro e pequenas empresas e, por extensão, promove uma reflexão sobre a alta taxa de mortalidade dessas empresas.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-11-10T16:37:34Z
2008-11-20T20:40:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2008-11-10T16:37:34Z
2008-11-20T20:40:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Djair Roberto. Marketing operacional: um estudo nas micro e pequenas empresas industriais. Unopar científica : ciências jurídicas e empresariais, Londrina, v.3, n. 2, p. 43-47, set. 2002. Disponível em: <http://www13.unopar.br/unopar/pesquisa/getArtigo.action?arquivo=00000079>. Acesso em: 6 nov. 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18190
identifier_str_mv FERNANDES, Djair Roberto. Marketing operacional: um estudo nas micro e pequenas empresas industriais. Unopar científica : ciências jurídicas e empresariais, Londrina, v.3, n. 2, p. 43-47, set. 2002. Disponível em: <http://www13.unopar.br/unopar/pesquisa/getArtigo.action?arquivo=00000079>. Acesso em: 6 nov. 2008.
url http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Unopar científica : ciências jurídicas e empresariais
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do STJ
instname:Superior Tribunal de Justiça (STJ)
instacron:STJ
instname_str Superior Tribunal de Justiça (STJ)
instacron_str STJ
institution STJ
reponame_str Repositório Institucional do STJ
collection Repositório Institucional do STJ
bitstream.url.fl_str_mv http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/1/license.txt
http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/2/Marketing_operacional.pdf
http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/3/Marketing_operacional.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 71fe4975087123f1e74a8595f89d3a4b
72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359c
b363e18ea446cb09431cb8e820908d2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do STJ - Superior Tribunal de Justiça (STJ)
repository.mail.fl_str_mv bdjur@stj.jus.br
_version_ 1800394589435068416