Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do STJ |
Texto Completo: | http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18190 |
Resumo: | As micro e pequenas empresas estão presentes em todas as partes do país concorrendo com as médias e grandes, disputando a preferência do mercado consumidor pelos seus produtos. Para a manutenção de qualquer negócio é necessária a aplicação de pelo menos alguns preceitos da administração, ainda que os gerentes não tenham consciência das atividades realizadas no cotidiano profissional. Compreende a aplicação do marketing operacional no gerenciamento das micro e pequenas empresas e, por extensão, promove uma reflexão sobre a alta taxa de mortalidade dessas empresas. |
id |
STJ-1_3aa6d7e70ecf464e2b84be9f503bc207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:2011/18190 |
network_acronym_str |
STJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do STJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Djair Roberto2008-11-10T16:37:34Z2008-11-20T20:40:02Z2008-11-10T16:37:34Z2008-11-20T20:40:02Z2002FERNANDES, Djair Roberto. Marketing operacional: um estudo nas micro e pequenas empresas industriais. Unopar científica : ciências jurídicas e empresariais, Londrina, v.3, n. 2, p. 43-47, set. 2002. Disponível em: <http://www13.unopar.br/unopar/pesquisa/getArtigo.action?arquivo=00000079>. Acesso em: 6 nov. 2008.http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18190As micro e pequenas empresas estão presentes em todas as partes do país concorrendo com as médias e grandes, disputando a preferência do mercado consumidor pelos seus produtos. Para a manutenção de qualquer negócio é necessária a aplicação de pelo menos alguns preceitos da administração, ainda que os gerentes não tenham consciência das atividades realizadas no cotidiano profissional. Compreende a aplicação do marketing operacional no gerenciamento das micro e pequenas empresas e, por extensão, promove uma reflexão sobre a alta taxa de mortalidade dessas empresas.Small and micro-enterprises are all over the country competing with the biggest ones for consumer preference. The survival of any business demands to follow some management rules, even the managers are not aware of the activities in daily conditions. This paper aims at helping to understand how to use operational marketing in small and micro-enterprises management, as well as promoting reflection on the very high rate of failure in this kind of business.Submitted by Rosa Maria Abreu Carvalho (rabreu@stj.jus.br) on 2008-11-06T18:28:44Z No. of bitstreams: 1 Marketing_operacional.pdf: 96667 bytes, checksum: 72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359c (MD5)Approved for entry into archive by José Ronaldo Vieira(jronaldo@stj.jus.br) on 2008-11-10T16:37:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marketing_operacional.pdf: 96667 bytes, checksum: 72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359c (MD5)Made available in DSpace on 2008-11-10T16:37:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marketing_operacional.pdf: 96667 bytes, checksum: 72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359c (MD5) Previous issue date: 2002Made available in DSpace on 2008-11-20T20:40:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 390 bytes, checksum: 71fe4975087123f1e74a8595f89d3a4b (MD5) Marketing_operacional.pdf: 96667 bytes, checksum: 72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359c (MD5) Previous issue date: 2002Unopar científica : ciências jurídicas e empresariaisMercadologiaEmpresa pequenaEPPEmpresa de pequeno porteMarketing, BrasilMicroempresa, BrasilPequena empresa, BrasilIndústria, BrasilMarketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprisesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional do STJinstname:Superior Tribunal de Justiça (STJ)instacron:STJinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txttext/plain390http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/1/license.txt71fe4975087123f1e74a8595f89d3a4bMD51ORIGINALMarketing_operacional.pdfapplication/pdf96667http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/2/Marketing_operacional.pdf72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359cMD52TEXTMarketing_operacional.pdf.txtMarketing_operacional.pdf.txttext/plain23519http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/3/Marketing_operacional.pdf.txtb363e18ea446cb09431cb8e820908d2fMD532011/181902015-08-10 15:29:11.16oai:localhost: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ório Institucionalhttps://bdjur.stj.jus.br/jspui/PUBhttps://bdjur.stj.jus.br/oai/requestbdjur@stj.jus.bropendoar:2015-08-10T18:29:11Repositório Institucional do STJ - Superior Tribunal de Justiça (STJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
title |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
spellingShingle |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises Fernandes, Djair Roberto Marketing, Brasil Microempresa, Brasil Pequena empresa, Brasil Indústria, Brasil Mercadologia Empresa pequena EPP Empresa de pequeno porte |
title_short |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
title_full |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
title_fullStr |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
title_full_unstemmed |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
title_sort |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
author |
Fernandes, Djair Roberto |
author_facet |
Fernandes, Djair Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Djair Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing, Brasil Microempresa, Brasil Pequena empresa, Brasil Indústria, Brasil |
topic |
Marketing, Brasil Microempresa, Brasil Pequena empresa, Brasil Indústria, Brasil Mercadologia Empresa pequena EPP Empresa de pequeno porte |
dc.subject.other.none.fl_str_mv |
Mercadologia Empresa pequena EPP Empresa de pequeno porte |
description |
As micro e pequenas empresas estão presentes em todas as partes do país concorrendo com as médias e grandes, disputando a preferência do mercado consumidor pelos seus produtos. Para a manutenção de qualquer negócio é necessária a aplicação de pelo menos alguns preceitos da administração, ainda que os gerentes não tenham consciência das atividades realizadas no cotidiano profissional. Compreende a aplicação do marketing operacional no gerenciamento das micro e pequenas empresas e, por extensão, promove uma reflexão sobre a alta taxa de mortalidade dessas empresas. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-11-10T16:37:34Z 2008-11-20T20:40:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-11-10T16:37:34Z 2008-11-20T20:40:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Djair Roberto. Marketing operacional: um estudo nas micro e pequenas empresas industriais. Unopar científica : ciências jurídicas e empresariais, Londrina, v.3, n. 2, p. 43-47, set. 2002. Disponível em: <http://www13.unopar.br/unopar/pesquisa/getArtigo.action?arquivo=00000079>. Acesso em: 6 nov. 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18190 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Djair Roberto. Marketing operacional: um estudo nas micro e pequenas empresas industriais. Unopar científica : ciências jurídicas e empresariais, Londrina, v.3, n. 2, p. 43-47, set. 2002. Disponível em: <http://www13.unopar.br/unopar/pesquisa/getArtigo.action?arquivo=00000079>. Acesso em: 6 nov. 2008. |
url |
http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Unopar científica : ciências jurídicas e empresariais |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do STJ instname:Superior Tribunal de Justiça (STJ) instacron:STJ |
instname_str |
Superior Tribunal de Justiça (STJ) |
instacron_str |
STJ |
institution |
STJ |
reponame_str |
Repositório Institucional do STJ |
collection |
Repositório Institucional do STJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/1/license.txt http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/2/Marketing_operacional.pdf http://10.15.0.85:8080/jspui/bitstream/2011/18190/3/Marketing_operacional.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
71fe4975087123f1e74a8595f89d3a4b 72ff24a6305c74050e7a089ac2a9359c b363e18ea446cb09431cb8e820908d2f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do STJ - Superior Tribunal de Justiça (STJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdjur@stj.jus.br |
_version_ |
1800394589435068416 |