Avaliação do desempenho da Atenção Primária à Saúde em Florianópolis, Santa Catarina, 2012: estudo transversal de base populacional
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Epidemiologia e Serviços de Saúde |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222018000400303 |
Resumo: | Resumo Objetivo: avaliar o desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) em Florianópolis, SC, Brasil. Métodos: estudo transversal de base populacional realizado com adultos residentes no território dos Centros de Saúde (CS) do Distrito Sanitário Norte do município em 2012; o instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool-Brasil) foi aplicado para avaliar a presença e a extensão dos atributos da APS. Resultados: dos 598 entrevistados, 68,4% referiram utilizar os CS como serviço de referência; enquanto o Acesso de Primeiro Contato/subdimensão utilização foi o atributo melhor avaliado (8,4; IC95% 8,2;8,6), o Acesso de Primeiro Contato/subdimensão acessibilidade foi o pior (3,5; IC95% 3,3;3,6); quatro (36,6%) dos 11 CS avaliados apresentaram alto escore médio essencial e geral de APS, embora seu escore médio geral fosse baixo (6,4; IC95% 6,2;6,5). Conclusão: considerando-se o modelo de APS avaliado pelo PCATool-Brasil, os serviços de APS necessitam ser aprimorados, especialmente nos componentes processo e estrutura. |
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Avaliação do desempenho da Atenção Primária à Saúde em Florianópolis, Santa Catarina, 2012: estudo transversal de base populacionalAtenção Primária à SaúdeEstratégia Saúde da FamíliaAvaliação em SaúdeEstudos TransversaisResumo Objetivo: avaliar o desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) em Florianópolis, SC, Brasil. Métodos: estudo transversal de base populacional realizado com adultos residentes no território dos Centros de Saúde (CS) do Distrito Sanitário Norte do município em 2012; o instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool-Brasil) foi aplicado para avaliar a presença e a extensão dos atributos da APS. Resultados: dos 598 entrevistados, 68,4% referiram utilizar os CS como serviço de referência; enquanto o Acesso de Primeiro Contato/subdimensão utilização foi o atributo melhor avaliado (8,4; IC95% 8,2;8,6), o Acesso de Primeiro Contato/subdimensão acessibilidade foi o pior (3,5; IC95% 3,3;3,6); quatro (36,6%) dos 11 CS avaliados apresentaram alto escore médio essencial e geral de APS, embora seu escore médio geral fosse baixo (6,4; IC95% 6,2;6,5). Conclusão: considerando-se o modelo de APS avaliado pelo PCATool-Brasil, os serviços de APS necessitam ser aprimorados, especialmente nos componentes processo e estrutura.Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222018000400303Epidemiologia e Serviços de Saúde v.27 n.4 2018reponame:Epidemiologia e Serviços de Saúdeinstname:Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilinstacron:SVS10.5123/s1679-49742018000400006info:eu-repo/semantics/openAccessVidal,Tiago BarraTesser,Charles DalcanaleHarzheim,ErnoFontanive,Paulo Vinicius Nascimentopor2018-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S2237-96222018000400303Revistahttp://ress.iec.gov.br/ress/?lang=ptPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpress.svs@gmail.com||revista.svs@saude.gov.br2237-96221679-4974opendoar:2018-11-05T00:00Epidemiologia e Serviços de Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilfalse |
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