Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Epidemiologia e Serviços de Saúde |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222019000100314 |
Resumo: | Resumo Objetivo: analisar a tendência do coeficiente de mortalidade dos acidentes de trânsito envolvendo pedestres, por sexo, faixa etária e macrorregião no Brasil, entre 1996 e 2015. Métodos: estudo ecológico de série temporal, com dados de mortalidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde; utilizaram-se regressões generalizadas lineares de Prais-Winstein para o cálculo da variação percentual anual. Resultados: óbitos de pedestres corresponderam a 26,5% das mortes por acidentes de trânsito; a mortalidade entre pedestres diminuiu 63,2% no país, com variação do coeficiente padronizado, de 8,9 para 3,3 para cada 100 mil habitantes, ressaltando-se que as regiões Norte e Nordeste apresentaram uma diminuição mais lenta em relação à média nacional; os atropelamentos são significativamente maiores entre homens e idosos. Conclusão: apesar de a mortalidade entre pedestres estar diminuindo em todas as regiões, os números atuais ainda representam uma grande parcela da mortalidade no trânsito. |
id |
SVS-1_3fc1228b83c1662c5a9e92f85dc16a93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2237-96222019000100314 |
network_acronym_str |
SVS-1 |
network_name_str |
Epidemiologia e Serviços de Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015Acidentes de TrânsitoPedestresMortalidadeEstudos de Séries TemporaisResumo Objetivo: analisar a tendência do coeficiente de mortalidade dos acidentes de trânsito envolvendo pedestres, por sexo, faixa etária e macrorregião no Brasil, entre 1996 e 2015. Métodos: estudo ecológico de série temporal, com dados de mortalidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde; utilizaram-se regressões generalizadas lineares de Prais-Winstein para o cálculo da variação percentual anual. Resultados: óbitos de pedestres corresponderam a 26,5% das mortes por acidentes de trânsito; a mortalidade entre pedestres diminuiu 63,2% no país, com variação do coeficiente padronizado, de 8,9 para 3,3 para cada 100 mil habitantes, ressaltando-se que as regiões Norte e Nordeste apresentaram uma diminuição mais lenta em relação à média nacional; os atropelamentos são significativamente maiores entre homens e idosos. Conclusão: apesar de a mortalidade entre pedestres estar diminuindo em todas as regiões, os números atuais ainda representam uma grande parcela da mortalidade no trânsito.Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222019000100314Epidemiologia e Serviços de Saúde v.28 n.1 2019reponame:Epidemiologia e Serviços de Saúdeinstname:Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilinstacron:SVS10.5123/s1679-49742019000100021info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Camila MarianoBoing,Alexandra Crispimpor2019-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S2237-96222019000100314Revistahttp://ress.iec.gov.br/ress/?lang=ptPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpress.svs@gmail.com||revista.svs@saude.gov.br2237-96221679-4974opendoar:2019-08-19T00:00Epidemiologia e Serviços de Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015 |
title |
Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015 |
spellingShingle |
Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015 Fernandes,Camila Mariano Acidentes de Trânsito Pedestres Mortalidade Estudos de Séries Temporais |
title_short |
Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015 |
title_full |
Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015 |
title_fullStr |
Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015 |
title_full_unstemmed |
Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015 |
title_sort |
Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015 |
author |
Fernandes,Camila Mariano |
author_facet |
Fernandes,Camila Mariano Boing,Alexandra Crispim |
author_role |
author |
author2 |
Boing,Alexandra Crispim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes,Camila Mariano Boing,Alexandra Crispim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acidentes de Trânsito Pedestres Mortalidade Estudos de Séries Temporais |
topic |
Acidentes de Trânsito Pedestres Mortalidade Estudos de Séries Temporais |
description |
Resumo Objetivo: analisar a tendência do coeficiente de mortalidade dos acidentes de trânsito envolvendo pedestres, por sexo, faixa etária e macrorregião no Brasil, entre 1996 e 2015. Métodos: estudo ecológico de série temporal, com dados de mortalidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde; utilizaram-se regressões generalizadas lineares de Prais-Winstein para o cálculo da variação percentual anual. Resultados: óbitos de pedestres corresponderam a 26,5% das mortes por acidentes de trânsito; a mortalidade entre pedestres diminuiu 63,2% no país, com variação do coeficiente padronizado, de 8,9 para 3,3 para cada 100 mil habitantes, ressaltando-se que as regiões Norte e Nordeste apresentaram uma diminuição mais lenta em relação à média nacional; os atropelamentos são significativamente maiores entre homens e idosos. Conclusão: apesar de a mortalidade entre pedestres estar diminuindo em todas as regiões, os números atuais ainda representam uma grande parcela da mortalidade no trânsito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222019000100314 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222019000100314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5123/s1679-49742019000100021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Epidemiologia e Serviços de Saúde v.28 n.1 2019 reponame:Epidemiologia e Serviços de Saúde instname:Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil instacron:SVS |
instname_str |
Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil |
instacron_str |
SVS |
institution |
SVS |
reponame_str |
Epidemiologia e Serviços de Saúde |
collection |
Epidemiologia e Serviços de Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Epidemiologia e Serviços de Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil |
repository.mail.fl_str_mv |
ress.svs@gmail.com||revista.svs@saude.gov.br |
_version_ |
1754732248594120704 |