Características dos atendimentos a romeiros no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, São Paulo, 2011- 2014
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Epidemiologia e Serviços de Saúde |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222017000300493 |
Resumo: | Resumo OBJETIVO: descrever as características dos atendimentos a romeiros em visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e investigar as estratégias de assistência a sua saúde nos períodos de grande movimentação turística religiosa. MÉTODOS: estudo descritivo, utilizando Fichas de Atendimento Ambulatorial referentes ao período 2011-2014, para análise detalhada do mês de outubro de 2014 e dos documentos operacionais para assistência à saúde em períodos de eventos de massa no ambulatório médico do Santuário. RESULTADOS: foram atendidas 95.011 pessoas no período, sendo 2.266 em outubro de 2014; a maior procura por assistência foi de pessoas idosas (33%), do sexo feminino (59%), provenientes da região Sudeste (79%) do Brasil; evidenciou-se a inexistência de quaisquer documentos organizativos para ação nesse período. CONCLUSÃO: grande número de visitantes, frequência de eventos de massa e inexistência do plano operativo, associados, podem representar um grave cenário para a Saúde Pública local. |
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Características dos atendimentos a romeiros no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, São Paulo, 2011- 2014Planejamento em SaúdeAcesso aos Serviços de SaúdeTurismoReligiãoEpidemiologia DescritivaResumo OBJETIVO: descrever as características dos atendimentos a romeiros em visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e investigar as estratégias de assistência a sua saúde nos períodos de grande movimentação turística religiosa. MÉTODOS: estudo descritivo, utilizando Fichas de Atendimento Ambulatorial referentes ao período 2011-2014, para análise detalhada do mês de outubro de 2014 e dos documentos operacionais para assistência à saúde em períodos de eventos de massa no ambulatório médico do Santuário. RESULTADOS: foram atendidas 95.011 pessoas no período, sendo 2.266 em outubro de 2014; a maior procura por assistência foi de pessoas idosas (33%), do sexo feminino (59%), provenientes da região Sudeste (79%) do Brasil; evidenciou-se a inexistência de quaisquer documentos organizativos para ação nesse período. CONCLUSÃO: grande número de visitantes, frequência de eventos de massa e inexistência do plano operativo, associados, podem representar um grave cenário para a Saúde Pública local.Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222017000300493Epidemiologia e Serviços de Saúde v.26 n.3 2017reponame:Epidemiologia e Serviços de Saúdeinstname:Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilinstacron:SVS10.5123/s1679-49742017000300007info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo,Hercules de OliveiraValente,Tânia Cristina Oliveirapor2018-08-15T00:00:00Zoai:scielo:S2237-96222017000300493Revistahttp://ress.iec.gov.br/ress/?lang=ptPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpress.svs@gmail.com||revista.svs@saude.gov.br2237-96221679-4974opendoar:2018-08-15T00:00Epidemiologia e Serviços de Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilfalse |
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