Avaliação da qualidade da assistência em saúde bucal na Atenção Primária à Saúde em Pernambuco, 2014
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Epidemiologia e Serviços de Saúde |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222019000200309 |
Resumo: | Resumo Objetivo: avaliar a qualidade da assistência em saúde bucal na Atenção Primária à Saúde em Pernambuco, Brasil, 2014. Métodos: estudo ecológico de avaliação em saúde, baseado no modelo Donabediano, com dados secundários do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB); a comparação entre as variáveis de estrutura, processo e resultado foi realizada pelo teste de Kruskal-Wallis; aquelas que apresentaram significância estatística (p<0,05) foram retratadas em mapas temáticos e de dependência espacial. Resultados: o padrão de qualidade dos municípios para a dimensão ‘Estrutura’ foi melhor pontuado que para a dimensão ‘Processo de trabalho’; identificaram-se correlações entre os indicadores de urgência odontológica, cobertura de escovação dental supervisionada e tratamentos concluídos, nos estratos de qualidade relacionados ao processo de trabalho das equipes de Saúde Bucal. Conclusão: a organização do processo de trabalho mostrou ser fator determinante no impacto sobre alguns indicadores de uso de serviços. |
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Avaliação da qualidade da assistência em saúde bucal na Atenção Primária à Saúde em Pernambuco, 2014Atenção Primária à SaúdeAvaliação em SaúdeQualidade da Assistência à SaúdeIndicadores de ServiçosSaúde BucalResumo Objetivo: avaliar a qualidade da assistência em saúde bucal na Atenção Primária à Saúde em Pernambuco, Brasil, 2014. Métodos: estudo ecológico de avaliação em saúde, baseado no modelo Donabediano, com dados secundários do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB); a comparação entre as variáveis de estrutura, processo e resultado foi realizada pelo teste de Kruskal-Wallis; aquelas que apresentaram significância estatística (p<0,05) foram retratadas em mapas temáticos e de dependência espacial. Resultados: o padrão de qualidade dos municípios para a dimensão ‘Estrutura’ foi melhor pontuado que para a dimensão ‘Processo de trabalho’; identificaram-se correlações entre os indicadores de urgência odontológica, cobertura de escovação dental supervisionada e tratamentos concluídos, nos estratos de qualidade relacionados ao processo de trabalho das equipes de Saúde Bucal. Conclusão: a organização do processo de trabalho mostrou ser fator determinante no impacto sobre alguns indicadores de uso de serviços.Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222019000200309Epidemiologia e Serviços de Saúde v.28 n.2 2019reponame:Epidemiologia e Serviços de Saúdeinstname:Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilinstacron:SVS10.5123/s1679-49742019000200015info:eu-repo/semantics/openAccessViana,Italene BarrosMoreira,Rafael da SilveiraMartelli,Petrônio José de LimaOliveira,André Luiz Sá deMonteiro,Ive da Silvapor2019-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S2237-96222019000200309Revistahttp://ress.iec.gov.br/ress/?lang=ptPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpress.svs@gmail.com||revista.svs@saude.gov.br2237-96221679-4974opendoar:2019-07-15T00:00Epidemiologia e Serviços de Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilfalse |
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