Gestão para resultados no setor de saneamento no Estado do Ceará, Brasil
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Controle (Online) |
Texto Completo: | https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/323 |
Resumo: | A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com o objetivo de aprimorar seus sistemas e ferramentas de gestão, levou a cabo a iniciativa de aprimoramento de sua gestão para resultados, entre as quais se destaca a gestão de pessoas. O presente artigo tem como objetivo apresentar um modelo de alinhamento organizacional com foco nesse tipo de gestão. Para isso foi elaborado um diagnóstico por meio de análises documental, de dados e entrevistas que direcionaram ao desenvolvimento de um plano de melhoria para a política de gestão de pessoas contemplando: redimensionamento de pessoal; reestruturação do plano de cargos, carreira e remuneração; e criação de carreiras gerenciais. A empresa identificou a necessidade de fortalecer o conceito e o papel da meritocracia, tendo em vista que as melhorias para os empregados implicavam em uma contrapartida de demonstração de resultados para a Companhia. No processo de construção de soluções foram realizadas as seguintes etapas: diagnóstico, revisão da descrição e estrutura de cargos, da estrutura de remuneração, elaboração do manual do plano de remuneração, construção das carreiras gerenciais e dimensionamento da força de trabalho. Conclui-se que a metodologia de trabalho utilizada alcançou seu objetivo. Como benefícios, a organização obteve de forma clara a classificação dos papéis e responsabilidades dos cargos e funções; o direcionamento de estratégias e políticas de remuneração compatíveis com o mercado; além da consolidação da política de promoção, proporcionando a atração, retenção e motivação dos empregados na obtenção de resultados e produtividade, bem como o planejamento e desenvolvimento de suas carreiras. |
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Gestão para resultados no setor de saneamento no Estado do Ceará, BrasilGestão de pessoas. Plano de cargoscarreira e remuneração. Gestão para resultados.A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com o objetivo de aprimorar seus sistemas e ferramentas de gestão, levou a cabo a iniciativa de aprimoramento de sua gestão para resultados, entre as quais se destaca a gestão de pessoas. O presente artigo tem como objetivo apresentar um modelo de alinhamento organizacional com foco nesse tipo de gestão. Para isso foi elaborado um diagnóstico por meio de análises documental, de dados e entrevistas que direcionaram ao desenvolvimento de um plano de melhoria para a política de gestão de pessoas contemplando: redimensionamento de pessoal; reestruturação do plano de cargos, carreira e remuneração; e criação de carreiras gerenciais. A empresa identificou a necessidade de fortalecer o conceito e o papel da meritocracia, tendo em vista que as melhorias para os empregados implicavam em uma contrapartida de demonstração de resultados para a Companhia. No processo de construção de soluções foram realizadas as seguintes etapas: diagnóstico, revisão da descrição e estrutura de cargos, da estrutura de remuneração, elaboração do manual do plano de remuneração, construção das carreiras gerenciais e dimensionamento da força de trabalho. Conclui-se que a metodologia de trabalho utilizada alcançou seu objetivo. Como benefícios, a organização obteve de forma clara a classificação dos papéis e responsabilidades dos cargos e funções; o direcionamento de estratégias e políticas de remuneração compatíveis com o mercado; além da consolidação da política de promoção, proporcionando a atração, retenção e motivação dos empregados na obtenção de resultados e produtividade, bem como o planejamento e desenvolvimento de suas carreiras.Tribunal de Contas do Estado do Ceará2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/32310.32586/rcda.v14i1.323Revista Controle - Doutrina e Artigos; v. 14 n. 1 (2016); 227-2462525-33871980-086X10.32586/rcda.v14i1reponame:Revista Controle (Online)instname:Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)instacron:TC_CEporhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/323/329Copyright (c) 2016 Revista Controle - doutrinas e artigosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraide, Jamile MaiaFacó, André MacêdoSilva, Maria Lucia M. F.Woortmann, Mário F.Amaral, Josestenne Bezerra do2019-11-25T10:49:14Zoai:ojs.revistacontrole.tce.ce.gov.br:article/323Revistahttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDAPUBhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/oairevistacontrole@tce.ce.gov.br || josimar.batista@tce.ce.gov.br2525-33871980-086Xopendoar:2019-11-25T10:49:14Revista Controle (Online) - Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)false |
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