O controle interno e auditoria governamental: comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Denise Fontenele de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Controle (Online)
Texto Completo: https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/211
Resumo: Este artigo tem como propósito analisar alguns aspectos relacionados ao controle interno na Administração Pública brasileira. O controle interno é visto, sobretudo pela literatura contabilista, como uma das principais formas de controle na atividade pública. Por essa razão é que devem ser garantidas algumas prerrogativas às entidades, como, por exemplo, a autonomia funcional. Outra questão também visa demonstrar que a auditoria interna governamental é o ápice da pirâmide do sistema de controle interno. Enquanto o controle interno se subordina ao titular do órgão ou entidade, pois faz parte de suas atividades administrativas normais, a auditoria interna não faz parte (até pode) necessariamente da estrutura ou dessas atividades. A metodologia utilizada, pode ser considerada, quanto aos objetivos, uma pesquisa descritiva, uma vez que foi descrito características do controle interno no setor público brasileiro e do cenário em que ele está inserido atualmente. Quanto aos procedimentos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visto que com o intuito de definir o papel do controle interno no setor público brasileiro foi realizado o estudo a partir de referenciais teóricos.
id TC_CE_622ced70ff4e50778c2843e658ebebbb
oai_identifier_str oai:ojs.revistacontrole.tce.ce.gov.br:article/211
network_acronym_str TC_CE
network_name_str Revista Controle (Online)
repository_id_str
spelling O controle interno e auditoria governamental: comparativoAdministração Pública. Controle Interno. Auditoria Governamental.Este artigo tem como propósito analisar alguns aspectos relacionados ao controle interno na Administração Pública brasileira. O controle interno é visto, sobretudo pela literatura contabilista, como uma das principais formas de controle na atividade pública. Por essa razão é que devem ser garantidas algumas prerrogativas às entidades, como, por exemplo, a autonomia funcional. Outra questão também visa demonstrar que a auditoria interna governamental é o ápice da pirâmide do sistema de controle interno. Enquanto o controle interno se subordina ao titular do órgão ou entidade, pois faz parte de suas atividades administrativas normais, a auditoria interna não faz parte (até pode) necessariamente da estrutura ou dessas atividades. A metodologia utilizada, pode ser considerada, quanto aos objetivos, uma pesquisa descritiva, uma vez que foi descrito características do controle interno no setor público brasileiro e do cenário em que ele está inserido atualmente. Quanto aos procedimentos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visto que com o intuito de definir o papel do controle interno no setor público brasileiro foi realizado o estudo a partir de referenciais teóricos.Tribunal de Contas do Estado do Ceará2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/21110.32586/rcda.v12i1.211Revista Controle - Doutrina e Artigos; v. 12 n. 1 (2014); 196-2112525-33871980-086X10.32586/rcda.v12i1reponame:Revista Controle (Online)instname:Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)instacron:TC_CEporhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/211/213Copyright (c) 2014 Revista Controle - doutrinas e artigosinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Denise Fontenele de2019-11-25T11:10:28Zoai:ojs.revistacontrole.tce.ce.gov.br:article/211Revistahttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDAPUBhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/oairevistacontrole@tce.ce.gov.br || josimar.batista@tce.ce.gov.br2525-33871980-086Xopendoar:2019-11-25T11:10:28Revista Controle (Online) - Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)false
dc.title.none.fl_str_mv O controle interno e auditoria governamental: comparativo
title O controle interno e auditoria governamental: comparativo
spellingShingle O controle interno e auditoria governamental: comparativo
Oliveira, Denise Fontenele de
Administração Pública. Controle Interno. Auditoria Governamental.
title_short O controle interno e auditoria governamental: comparativo
title_full O controle interno e auditoria governamental: comparativo
title_fullStr O controle interno e auditoria governamental: comparativo
title_full_unstemmed O controle interno e auditoria governamental: comparativo
title_sort O controle interno e auditoria governamental: comparativo
author Oliveira, Denise Fontenele de
author_facet Oliveira, Denise Fontenele de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Denise Fontenele de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração Pública. Controle Interno. Auditoria Governamental.
topic Administração Pública. Controle Interno. Auditoria Governamental.
description Este artigo tem como propósito analisar alguns aspectos relacionados ao controle interno na Administração Pública brasileira. O controle interno é visto, sobretudo pela literatura contabilista, como uma das principais formas de controle na atividade pública. Por essa razão é que devem ser garantidas algumas prerrogativas às entidades, como, por exemplo, a autonomia funcional. Outra questão também visa demonstrar que a auditoria interna governamental é o ápice da pirâmide do sistema de controle interno. Enquanto o controle interno se subordina ao titular do órgão ou entidade, pois faz parte de suas atividades administrativas normais, a auditoria interna não faz parte (até pode) necessariamente da estrutura ou dessas atividades. A metodologia utilizada, pode ser considerada, quanto aos objetivos, uma pesquisa descritiva, uma vez que foi descrito características do controle interno no setor público brasileiro e do cenário em que ele está inserido atualmente. Quanto aos procedimentos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visto que com o intuito de definir o papel do controle interno no setor público brasileiro foi realizado o estudo a partir de referenciais teóricos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/211
10.32586/rcda.v12i1.211
url https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/211
identifier_str_mv 10.32586/rcda.v12i1.211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/211/213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Controle - doutrinas e artigos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Controle - doutrinas e artigos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Tribunal de Contas do Estado do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Tribunal de Contas do Estado do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Controle - Doutrina e Artigos; v. 12 n. 1 (2014); 196-211
2525-3387
1980-086X
10.32586/rcda.v12i1
reponame:Revista Controle (Online)
instname:Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)
instacron:TC_CE
instname_str Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)
instacron_str TC_CE
institution TC_CE
reponame_str Revista Controle (Online)
collection Revista Controle (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Controle (Online) - Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)
repository.mail.fl_str_mv revistacontrole@tce.ce.gov.br || josimar.batista@tce.ce.gov.br
_version_ 1798315246250622976