Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Natália Mira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: França, Jefferson, Valduga, Vander
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/915
Resumo: As casas de café do século XV estavam intrinsecamente conectadas ao contexto social e político e, foram precursoras das cafeterias como se conhece atualmente. Esses espaços, além de atrativos turísticos, sempre exerceram importantes funções sociais e relações com a comensalidade, cujo conceito pode ser compreendido à luz da hospitalidade. Por meio de pesquisa preliminar, verificou-se que, praticamente, inexistem estudos que relacionem diretamente cafeterias ao conceito da hospitalidade. Desse modo, o estudo partiu da seguinte questão: que relações é possível estabelecer entre o ambiente de cafeterias e a hospitalidade pela perspectiva metodológica de revisão bibliográfica? O objetivo geral do estudo, portanto, é analisar relações da hospitalidade nas cafeterias, por meio de um estudo bibliométrico. A pesquisa se caracteriza, como exploratória de viés bibliométrico. Foi possível caracterizar cinco categorias apresentadas pelas cafeterias que se relacionam aos conceitos da hospitalidade, que versaram sobre o bem estar, o ambiente, a experiencia sensorial, a marca e a interação social. Desse modo, o estudo discorreu sobre as principais questões presentes na literatura relacionada ao ambiente das cafeterias e compreender como a hospitalidade torna-se um importante fator que envolve o bem receber, o consumo do produto e a motivação que leva os sujeitos aos ambientes das cafeterias.
id UAM-1_053b5a5849d6f79a1847d1351d2a0c7b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/915
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidadeHospitalidadeComensalidadeCaféCafeteriasEstudo BibliométricoAs casas de café do século XV estavam intrinsecamente conectadas ao contexto social e político e, foram precursoras das cafeterias como se conhece atualmente. Esses espaços, além de atrativos turísticos, sempre exerceram importantes funções sociais e relações com a comensalidade, cujo conceito pode ser compreendido à luz da hospitalidade. Por meio de pesquisa preliminar, verificou-se que, praticamente, inexistem estudos que relacionem diretamente cafeterias ao conceito da hospitalidade. Desse modo, o estudo partiu da seguinte questão: que relações é possível estabelecer entre o ambiente de cafeterias e a hospitalidade pela perspectiva metodológica de revisão bibliográfica? O objetivo geral do estudo, portanto, é analisar relações da hospitalidade nas cafeterias, por meio de um estudo bibliométrico. A pesquisa se caracteriza, como exploratória de viés bibliométrico. Foi possível caracterizar cinco categorias apresentadas pelas cafeterias que se relacionam aos conceitos da hospitalidade, que versaram sobre o bem estar, o ambiente, a experiencia sensorial, a marca e a interação social. Desse modo, o estudo discorreu sobre as principais questões presentes na literatura relacionada ao ambiente das cafeterias e compreender como a hospitalidade torna-se um importante fator que envolve o bem receber, o consumo do produto e a motivação que leva os sujeitos aos ambientes das cafeterias.Universidade Anhembi Morumbi2020-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/91510.21714/2179-9164.2020.v17n3.011Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.03 - 2020; 226-2502179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/915/pdfCopyright (c) 2020 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessValle, Natália MiraFrança, JeffersonValduga, Vander2020-12-23T21:54:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/915Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2020-12-23T21:54:07Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade
title Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade
spellingShingle Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade
Valle, Natália Mira
Hospitalidade
Comensalidade
Café
Cafeterias
Estudo Bibliométrico
title_short Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade
title_full Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade
title_fullStr Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade
title_full_unstemmed Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade
title_sort Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade
author Valle, Natália Mira
author_facet Valle, Natália Mira
França, Jefferson
Valduga, Vander
author_role author
author2 França, Jefferson
Valduga, Vander
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Natália Mira
França, Jefferson
Valduga, Vander
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitalidade
Comensalidade
Café
Cafeterias
Estudo Bibliométrico
topic Hospitalidade
Comensalidade
Café
Cafeterias
Estudo Bibliométrico
description As casas de café do século XV estavam intrinsecamente conectadas ao contexto social e político e, foram precursoras das cafeterias como se conhece atualmente. Esses espaços, além de atrativos turísticos, sempre exerceram importantes funções sociais e relações com a comensalidade, cujo conceito pode ser compreendido à luz da hospitalidade. Por meio de pesquisa preliminar, verificou-se que, praticamente, inexistem estudos que relacionem diretamente cafeterias ao conceito da hospitalidade. Desse modo, o estudo partiu da seguinte questão: que relações é possível estabelecer entre o ambiente de cafeterias e a hospitalidade pela perspectiva metodológica de revisão bibliográfica? O objetivo geral do estudo, portanto, é analisar relações da hospitalidade nas cafeterias, por meio de um estudo bibliométrico. A pesquisa se caracteriza, como exploratória de viés bibliométrico. Foi possível caracterizar cinco categorias apresentadas pelas cafeterias que se relacionam aos conceitos da hospitalidade, que versaram sobre o bem estar, o ambiente, a experiencia sensorial, a marca e a interação social. Desse modo, o estudo discorreu sobre as principais questões presentes na literatura relacionada ao ambiente das cafeterias e compreender como a hospitalidade torna-se um importante fator que envolve o bem receber, o consumo do produto e a motivação que leva os sujeitos aos ambientes das cafeterias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/915
10.21714/2179-9164.2020.v17n3.011
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/915
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2020.v17n3.011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/915/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.03 - 2020; 226-250
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276856147968