MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAGÃO, Ivan Rêgo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
DOI: 10.21714/2179-9164.2017v14n1.761
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/727
Resumo: A Festa do Senhor dos Passos considerada como uma das maiores romarias do nordeste brasileiro no período da Quaresma, intriga por dois aspectos: mesmo com pouca divulgação, a comemoração recebe um público três vezes maior que a população da cidade durante os três dias e como o morador acolhe essa população flutuante. Nesse contexto, o presente artigo expõe os aspectos do marketing religioso no que tange a divulgação, produção, bem como, infraestrutura para bem receber os visitantes que participam da Festa de Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão-Sergipe. O estudo se propôs através do aporte teórico conceitual, pesquisa de campo para aplicação de questionários e observação direta da celebração cristã, perceber como o devoto/fiel/penitente/promesseiro é informado, se desloca, alimenta e hospeda durante o período da festa e a visão de acolhimento realizada pelos moradores nesse período. A partir dos resultados da prática de pesquisa se constatou que a cada edição da festa, é notória a preocupação por parte dos moradores em bem receber os devotos e visitantes.
id UAM-1_13689c1e2cdfd3d451676289f27f793f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/727
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
spelling MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”Marketing ReligiosoFestaDevoçãoBem receberSenhor dos PassosA Festa do Senhor dos Passos considerada como uma das maiores romarias do nordeste brasileiro no período da Quaresma, intriga por dois aspectos: mesmo com pouca divulgação, a comemoração recebe um público três vezes maior que a população da cidade durante os três dias e como o morador acolhe essa população flutuante. Nesse contexto, o presente artigo expõe os aspectos do marketing religioso no que tange a divulgação, produção, bem como, infraestrutura para bem receber os visitantes que participam da Festa de Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão-Sergipe. O estudo se propôs através do aporte teórico conceitual, pesquisa de campo para aplicação de questionários e observação direta da celebração cristã, perceber como o devoto/fiel/penitente/promesseiro é informado, se desloca, alimenta e hospeda durante o período da festa e a visão de acolhimento realizada pelos moradores nesse período. A partir dos resultados da prática de pesquisa se constatou que a cada edição da festa, é notória a preocupação por parte dos moradores em bem receber os devotos e visitantes.Universidade Anhembi Morumbi2017-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa bibliográfica e trabalho de campo.application/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/72710.21714/2179-9164.2017v14n1.761Revista Hospitalidade; v. 14 n. 1 (2017): Revista Hospitalidade; 01-172179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/727/761Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessARAGÃO, Ivan Rêgo2018-08-24T14:12:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/727Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2018-08-24T14:12:13Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
title MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
spellingShingle MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
ARAGÃO, Ivan Rêgo
Marketing Religioso
Festa
Devoção
Bem receber
Senhor dos Passos
ARAGÃO, Ivan Rêgo
Marketing Religioso
Festa
Devoção
Bem receber
Senhor dos Passos
title_short MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
title_full MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
title_fullStr MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
title_full_unstemmed MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
title_sort MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
author ARAGÃO, Ivan Rêgo
author_facet ARAGÃO, Ivan Rêgo
ARAGÃO, Ivan Rêgo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAGÃO, Ivan Rêgo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Religioso
Festa
Devoção
Bem receber
Senhor dos Passos
topic Marketing Religioso
Festa
Devoção
Bem receber
Senhor dos Passos
description A Festa do Senhor dos Passos considerada como uma das maiores romarias do nordeste brasileiro no período da Quaresma, intriga por dois aspectos: mesmo com pouca divulgação, a comemoração recebe um público três vezes maior que a população da cidade durante os três dias e como o morador acolhe essa população flutuante. Nesse contexto, o presente artigo expõe os aspectos do marketing religioso no que tange a divulgação, produção, bem como, infraestrutura para bem receber os visitantes que participam da Festa de Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão-Sergipe. O estudo se propôs através do aporte teórico conceitual, pesquisa de campo para aplicação de questionários e observação direta da celebração cristã, perceber como o devoto/fiel/penitente/promesseiro é informado, se desloca, alimenta e hospeda durante o período da festa e a visão de acolhimento realizada pelos moradores nesse período. A partir dos resultados da prática de pesquisa se constatou que a cada edição da festa, é notória a preocupação por parte dos moradores em bem receber os devotos e visitantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Pesquisa bibliográfica e trabalho de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/727
10.21714/2179-9164.2017v14n1.761
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/727
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2017v14n1.761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/727/761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; v. 14 n. 1 (2017): Revista Hospitalidade; 01-17
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1822180734549360640
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21714/2179-9164.2017v14n1.761