MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
DOI: | 10.21714/2179-9164.2017v14n1.761 |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/727 |
Resumo: | A Festa do Senhor dos Passos considerada como uma das maiores romarias do nordeste brasileiro no período da Quaresma, intriga por dois aspectos: mesmo com pouca divulgação, a comemoração recebe um público três vezes maior que a população da cidade durante os três dias e como o morador acolhe essa população flutuante. Nesse contexto, o presente artigo expõe os aspectos do marketing religioso no que tange a divulgação, produção, bem como, infraestrutura para bem receber os visitantes que participam da Festa de Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão-Sergipe. O estudo se propôs através do aporte teórico conceitual, pesquisa de campo para aplicação de questionários e observação direta da celebração cristã, perceber como o devoto/fiel/penitente/promesseiro é informado, se desloca, alimenta e hospeda durante o período da festa e a visão de acolhimento realizada pelos moradores nesse período. A partir dos resultados da prática de pesquisa se constatou que a cada edição da festa, é notória a preocupação por parte dos moradores em bem receber os devotos e visitantes. |
id |
UAM-1_13689c1e2cdfd3d451676289f27f793f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/727 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
spelling |
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”Marketing ReligiosoFestaDevoçãoBem receberSenhor dos PassosA Festa do Senhor dos Passos considerada como uma das maiores romarias do nordeste brasileiro no período da Quaresma, intriga por dois aspectos: mesmo com pouca divulgação, a comemoração recebe um público três vezes maior que a população da cidade durante os três dias e como o morador acolhe essa população flutuante. Nesse contexto, o presente artigo expõe os aspectos do marketing religioso no que tange a divulgação, produção, bem como, infraestrutura para bem receber os visitantes que participam da Festa de Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão-Sergipe. O estudo se propôs através do aporte teórico conceitual, pesquisa de campo para aplicação de questionários e observação direta da celebração cristã, perceber como o devoto/fiel/penitente/promesseiro é informado, se desloca, alimenta e hospeda durante o período da festa e a visão de acolhimento realizada pelos moradores nesse período. A partir dos resultados da prática de pesquisa se constatou que a cada edição da festa, é notória a preocupação por parte dos moradores em bem receber os devotos e visitantes.Universidade Anhembi Morumbi2017-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa bibliográfica e trabalho de campo.application/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/72710.21714/2179-9164.2017v14n1.761Revista Hospitalidade; v. 14 n. 1 (2017): Revista Hospitalidade; 01-172179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/727/761Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessARAGÃO, Ivan Rêgo2018-08-24T14:12:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/727Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2018-08-24T14:12:13Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA” |
title |
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA” |
spellingShingle |
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA” MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA” ARAGÃO, Ivan Rêgo Marketing Religioso Festa Devoção Bem receber Senhor dos Passos ARAGÃO, Ivan Rêgo Marketing Religioso Festa Devoção Bem receber Senhor dos Passos |
title_short |
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA” |
title_full |
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA” |
title_fullStr |
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA” MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA” |
title_full_unstemmed |
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA” MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA” |
title_sort |
MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA” |
author |
ARAGÃO, Ivan Rêgo |
author_facet |
ARAGÃO, Ivan Rêgo ARAGÃO, Ivan Rêgo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAGÃO, Ivan Rêgo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Religioso Festa Devoção Bem receber Senhor dos Passos |
topic |
Marketing Religioso Festa Devoção Bem receber Senhor dos Passos |
description |
A Festa do Senhor dos Passos considerada como uma das maiores romarias do nordeste brasileiro no período da Quaresma, intriga por dois aspectos: mesmo com pouca divulgação, a comemoração recebe um público três vezes maior que a população da cidade durante os três dias e como o morador acolhe essa população flutuante. Nesse contexto, o presente artigo expõe os aspectos do marketing religioso no que tange a divulgação, produção, bem como, infraestrutura para bem receber os visitantes que participam da Festa de Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão-Sergipe. O estudo se propôs através do aporte teórico conceitual, pesquisa de campo para aplicação de questionários e observação direta da celebração cristã, perceber como o devoto/fiel/penitente/promesseiro é informado, se desloca, alimenta e hospeda durante o período da festa e a visão de acolhimento realizada pelos moradores nesse período. A partir dos resultados da prática de pesquisa se constatou que a cada edição da festa, é notória a preocupação por parte dos moradores em bem receber os devotos e visitantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review Pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/727 10.21714/2179-9164.2017v14n1.761 |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/727 |
identifier_str_mv |
10.21714/2179-9164.2017v14n1.761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/727/761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; v. 14 n. 1 (2017): Revista Hospitalidade; 01-17 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1822180734549360640 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21714/2179-9164.2017v14n1.761 |