Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daene Silva de Morais
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Jéssyca Rodrigues Henrique da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/848
Resumo: A gestão do conhecimento é uma estratégia empresarial que cada dia mais vem sendo utilizada como uma vantagem competitiva. Embora, o turismo seja uma atividade de informação intensiva, os estudos sobre a gestão do conhecimento neste campo ainda são incipientes. O presente estudo tem como objetivo analisar práticas de gestão do conhecimento aplicadas ao contexto de uma empresa hoteleira tradicional, localizada na cidade do Natal (Rio Grande do Norte-RN, Brasil). O hotel caracteriza-se como uma empresa consolidada na cidade, além de apresentar uma cultura peculiar e enraizada no cotidiano dos hóspedes e colaboradores. Em termos metodológicos, caracteriza-se como um estudo de caso, do tipo qualitativo. Os dados foram coletados junto ao gerente geral do empreendimento e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a gestão do conhecimento é de fato trabalhada na empresa, o que faz com que o mesmo venha conseguindo se consolidar ao longo dos anos, sem perder suas raízes e tradição. No entanto, sugere-se a necessidade de rever padrões intrínsecos a cultura organizacional, de modo que os colaboradores se sintam estimulados e envolvidos no processo de gestão do conhecimento e desenvolvimento de suas competências. 
id UAM-1_16f43fb38a6aa9aecf0a9d509772179c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/848
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)Gestão do conhecimentoAprendizagemHotelaria.A gestão do conhecimento é uma estratégia empresarial que cada dia mais vem sendo utilizada como uma vantagem competitiva. Embora, o turismo seja uma atividade de informação intensiva, os estudos sobre a gestão do conhecimento neste campo ainda são incipientes. O presente estudo tem como objetivo analisar práticas de gestão do conhecimento aplicadas ao contexto de uma empresa hoteleira tradicional, localizada na cidade do Natal (Rio Grande do Norte-RN, Brasil). O hotel caracteriza-se como uma empresa consolidada na cidade, além de apresentar uma cultura peculiar e enraizada no cotidiano dos hóspedes e colaboradores. Em termos metodológicos, caracteriza-se como um estudo de caso, do tipo qualitativo. Os dados foram coletados junto ao gerente geral do empreendimento e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a gestão do conhecimento é de fato trabalhada na empresa, o que faz com que o mesmo venha conseguindo se consolidar ao longo dos anos, sem perder suas raízes e tradição. No entanto, sugere-se a necessidade de rever padrões intrínsecos a cultura organizacional, de modo que os colaboradores se sintam estimulados e envolvidos no processo de gestão do conhecimento e desenvolvimento de suas competências. Universidade Anhembi Morumbi2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/84810.21714/2179-9164.2020.v17n1.001Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.01 - 2020; 1-182179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/848/pdfCopyright (c) 2020 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Daene Silva de MoraisSilva, Jéssyca Rodrigues Henrique da2020-06-11T15:11:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/848Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2020-06-11T15:11:11Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)
title Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)
spellingShingle Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)
Lima, Daene Silva de Morais
Gestão do conhecimento
Aprendizagem
Hotelaria.
title_short Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)
title_full Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)
title_fullStr Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)
title_full_unstemmed Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)
title_sort Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)
author Lima, Daene Silva de Morais
author_facet Lima, Daene Silva de Morais
Silva, Jéssyca Rodrigues Henrique da
author_role author
author2 Silva, Jéssyca Rodrigues Henrique da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daene Silva de Morais
Silva, Jéssyca Rodrigues Henrique da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Aprendizagem
Hotelaria.
topic Gestão do conhecimento
Aprendizagem
Hotelaria.
description A gestão do conhecimento é uma estratégia empresarial que cada dia mais vem sendo utilizada como uma vantagem competitiva. Embora, o turismo seja uma atividade de informação intensiva, os estudos sobre a gestão do conhecimento neste campo ainda são incipientes. O presente estudo tem como objetivo analisar práticas de gestão do conhecimento aplicadas ao contexto de uma empresa hoteleira tradicional, localizada na cidade do Natal (Rio Grande do Norte-RN, Brasil). O hotel caracteriza-se como uma empresa consolidada na cidade, além de apresentar uma cultura peculiar e enraizada no cotidiano dos hóspedes e colaboradores. Em termos metodológicos, caracteriza-se como um estudo de caso, do tipo qualitativo. Os dados foram coletados junto ao gerente geral do empreendimento e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a gestão do conhecimento é de fato trabalhada na empresa, o que faz com que o mesmo venha conseguindo se consolidar ao longo dos anos, sem perder suas raízes e tradição. No entanto, sugere-se a necessidade de rever padrões intrínsecos a cultura organizacional, de modo que os colaboradores se sintam estimulados e envolvidos no processo de gestão do conhecimento e desenvolvimento de suas competências. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/848
10.21714/2179-9164.2020.v17n1.001
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/848
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2020.v17n1.001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/848/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.01 - 2020; 1-18
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276804767744