Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/888 |
Resumo: | A utilização de animais para o entretenimento humano é uma prática antiga, que faz parte da cultura de diversas sociedades do mundo. Mesmo nos dias de hoje, o trabalho animal ainda é usado como atrativo em destinos turísticos, resultando em milhares de animais mantidos em cativeiro, nem sempre em boas condições de saúde e bem-estar. Mas será que turistas se importam? Tendo essa questão como guia, o presente trabalho analisou as percepções de turistas e visitantes a respeito da exploração de animais, comparando quatro atrativos renomados, sendo dois reconhecidos por adotarem atividades danosas para as espécies envolvidas e dois que adotam práticas de proteção das espécies e bem-estar dos animais. Para isso, foi coletada uma amostra aleatória de 208 comentários no site TripAdvisor, a maior rede social dedicada ao turismo no mundo. Os dados foram interpretados segundo o método da análise de conteúdo, com apoio do software NVivo, permitindo identificação sistemática de elementos semelhantes presentes nos comentários. Os resultados indicam que o bem-estar percebido dos animais exerce grande impacto na opinião dos indivíduos, influenciando não só a sua satisfação como também sua predisposição para se manifestarem na rede social, afetando a imagem projetada do atrativo e a sua reputação pública. |
id |
UAM-1_3b871d6e8aa201a38ba3e77b7ad3fe4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/888 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.exploração animalbem-estar no turismomídias sociaisconteúdo gerado pelo usuárioimagem projetadaA utilização de animais para o entretenimento humano é uma prática antiga, que faz parte da cultura de diversas sociedades do mundo. Mesmo nos dias de hoje, o trabalho animal ainda é usado como atrativo em destinos turísticos, resultando em milhares de animais mantidos em cativeiro, nem sempre em boas condições de saúde e bem-estar. Mas será que turistas se importam? Tendo essa questão como guia, o presente trabalho analisou as percepções de turistas e visitantes a respeito da exploração de animais, comparando quatro atrativos renomados, sendo dois reconhecidos por adotarem atividades danosas para as espécies envolvidas e dois que adotam práticas de proteção das espécies e bem-estar dos animais. Para isso, foi coletada uma amostra aleatória de 208 comentários no site TripAdvisor, a maior rede social dedicada ao turismo no mundo. Os dados foram interpretados segundo o método da análise de conteúdo, com apoio do software NVivo, permitindo identificação sistemática de elementos semelhantes presentes nos comentários. Os resultados indicam que o bem-estar percebido dos animais exerce grande impacto na opinião dos indivíduos, influenciando não só a sua satisfação como também sua predisposição para se manifestarem na rede social, afetando a imagem projetada do atrativo e a sua reputação pública.Universidade Anhembi Morumbi2020-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewAnálise de Conteúdoapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/88810.21714/2179-9164.2020.v17n3.001Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.03 - 2020; 1-242179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/888/pdfCopyright (c) 2020 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeder Mayer, VerônicaWERMELINGER HAIKAL, FERNANDALenziardi, Raquel2020-12-23T21:54:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/888Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2020-12-23T21:54:06Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos. |
title |
Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos. |
spellingShingle |
Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos. Feder Mayer, Verônica exploração animal bem-estar no turismo mídias sociais conteúdo gerado pelo usuário imagem projetada |
title_short |
Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos. |
title_full |
Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos. |
title_fullStr |
Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos. |
title_full_unstemmed |
Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos. |
title_sort |
Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos. |
author |
Feder Mayer, Verônica |
author_facet |
Feder Mayer, Verônica WERMELINGER HAIKAL, FERNANDA Lenziardi, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
WERMELINGER HAIKAL, FERNANDA Lenziardi, Raquel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feder Mayer, Verônica WERMELINGER HAIKAL, FERNANDA Lenziardi, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
exploração animal bem-estar no turismo mídias sociais conteúdo gerado pelo usuário imagem projetada |
topic |
exploração animal bem-estar no turismo mídias sociais conteúdo gerado pelo usuário imagem projetada |
description |
A utilização de animais para o entretenimento humano é uma prática antiga, que faz parte da cultura de diversas sociedades do mundo. Mesmo nos dias de hoje, o trabalho animal ainda é usado como atrativo em destinos turísticos, resultando em milhares de animais mantidos em cativeiro, nem sempre em boas condições de saúde e bem-estar. Mas será que turistas se importam? Tendo essa questão como guia, o presente trabalho analisou as percepções de turistas e visitantes a respeito da exploração de animais, comparando quatro atrativos renomados, sendo dois reconhecidos por adotarem atividades danosas para as espécies envolvidas e dois que adotam práticas de proteção das espécies e bem-estar dos animais. Para isso, foi coletada uma amostra aleatória de 208 comentários no site TripAdvisor, a maior rede social dedicada ao turismo no mundo. Os dados foram interpretados segundo o método da análise de conteúdo, com apoio do software NVivo, permitindo identificação sistemática de elementos semelhantes presentes nos comentários. Os resultados indicam que o bem-estar percebido dos animais exerce grande impacto na opinião dos indivíduos, influenciando não só a sua satisfação como também sua predisposição para se manifestarem na rede social, afetando a imagem projetada do atrativo e a sua reputação pública. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review Análise de Conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/888 10.21714/2179-9164.2020.v17n3.001 |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/888 |
identifier_str_mv |
10.21714/2179-9164.2020.v17n3.001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/888/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.03 - 2020; 1-24 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1809463276838322176 |