Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feder Mayer, Verônica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: WERMELINGER HAIKAL, FERNANDA, Lenziardi, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/888
Resumo: A utilização de animais para o entretenimento humano é uma prática antiga, que faz parte da cultura de diversas sociedades do mundo. Mesmo nos dias de hoje, o trabalho animal ainda é usado como atrativo em destinos turísticos, resultando em milhares de animais mantidos em cativeiro, nem sempre em boas condições de saúde e bem-estar. Mas será que turistas se importam? Tendo essa questão como guia, o presente trabalho analisou as percepções de turistas e visitantes a respeito da exploração de animais, comparando quatro atrativos renomados, sendo dois reconhecidos por adotarem atividades danosas para as espécies envolvidas e dois que adotam práticas de proteção das espécies e bem-estar dos animais. Para isso, foi coletada uma amostra aleatória de 208 comentários no site TripAdvisor, a maior rede social dedicada ao turismo no mundo. Os dados foram interpretados segundo o método da análise de conteúdo, com apoio do software NVivo, permitindo identificação sistemática de elementos semelhantes presentes nos comentários. Os resultados indicam que o bem-estar percebido dos animais exerce grande impacto na opinião dos indivíduos, influenciando não só a sua satisfação como também sua predisposição para se manifestarem na rede social, afetando a imagem projetada do atrativo e a sua reputação pública.
id UAM-1_3b871d6e8aa201a38ba3e77b7ad3fe4e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/888
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.exploração animalbem-estar no turismomídias sociaisconteúdo gerado pelo usuárioimagem projetadaA utilização de animais para o entretenimento humano é uma prática antiga, que faz parte da cultura de diversas sociedades do mundo. Mesmo nos dias de hoje, o trabalho animal ainda é usado como atrativo em destinos turísticos, resultando em milhares de animais mantidos em cativeiro, nem sempre em boas condições de saúde e bem-estar. Mas será que turistas se importam? Tendo essa questão como guia, o presente trabalho analisou as percepções de turistas e visitantes a respeito da exploração de animais, comparando quatro atrativos renomados, sendo dois reconhecidos por adotarem atividades danosas para as espécies envolvidas e dois que adotam práticas de proteção das espécies e bem-estar dos animais. Para isso, foi coletada uma amostra aleatória de 208 comentários no site TripAdvisor, a maior rede social dedicada ao turismo no mundo. Os dados foram interpretados segundo o método da análise de conteúdo, com apoio do software NVivo, permitindo identificação sistemática de elementos semelhantes presentes nos comentários. Os resultados indicam que o bem-estar percebido dos animais exerce grande impacto na opinião dos indivíduos, influenciando não só a sua satisfação como também sua predisposição para se manifestarem na rede social, afetando a imagem projetada do atrativo e a sua reputação pública.Universidade Anhembi Morumbi2020-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewAnálise de Conteúdoapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/88810.21714/2179-9164.2020.v17n3.001Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.03 - 2020; 1-242179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/888/pdfCopyright (c) 2020 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeder Mayer, VerônicaWERMELINGER HAIKAL, FERNANDALenziardi, Raquel2020-12-23T21:54:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/888Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2020-12-23T21:54:06Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.
title Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.
spellingShingle Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.
Feder Mayer, Verônica
exploração animal
bem-estar no turismo
mídias sociais
conteúdo gerado pelo usuário
imagem projetada
title_short Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.
title_full Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.
title_fullStr Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.
title_full_unstemmed Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.
title_sort Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.
author Feder Mayer, Verônica
author_facet Feder Mayer, Verônica
WERMELINGER HAIKAL, FERNANDA
Lenziardi, Raquel
author_role author
author2 WERMELINGER HAIKAL, FERNANDA
Lenziardi, Raquel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feder Mayer, Verônica
WERMELINGER HAIKAL, FERNANDA
Lenziardi, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv exploração animal
bem-estar no turismo
mídias sociais
conteúdo gerado pelo usuário
imagem projetada
topic exploração animal
bem-estar no turismo
mídias sociais
conteúdo gerado pelo usuário
imagem projetada
description A utilização de animais para o entretenimento humano é uma prática antiga, que faz parte da cultura de diversas sociedades do mundo. Mesmo nos dias de hoje, o trabalho animal ainda é usado como atrativo em destinos turísticos, resultando em milhares de animais mantidos em cativeiro, nem sempre em boas condições de saúde e bem-estar. Mas será que turistas se importam? Tendo essa questão como guia, o presente trabalho analisou as percepções de turistas e visitantes a respeito da exploração de animais, comparando quatro atrativos renomados, sendo dois reconhecidos por adotarem atividades danosas para as espécies envolvidas e dois que adotam práticas de proteção das espécies e bem-estar dos animais. Para isso, foi coletada uma amostra aleatória de 208 comentários no site TripAdvisor, a maior rede social dedicada ao turismo no mundo. Os dados foram interpretados segundo o método da análise de conteúdo, com apoio do software NVivo, permitindo identificação sistemática de elementos semelhantes presentes nos comentários. Os resultados indicam que o bem-estar percebido dos animais exerce grande impacto na opinião dos indivíduos, influenciando não só a sua satisfação como também sua predisposição para se manifestarem na rede social, afetando a imagem projetada do atrativo e a sua reputação pública.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Análise de Conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/888
10.21714/2179-9164.2020.v17n3.001
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/888
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2020.v17n3.001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/888/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.03 - 2020; 1-24
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276838322176