A HOSPITALIDADE E A REVELAÇÃO DA HUMANIDADE. NOTAS EM MARGEM A UM PEQUENO CLÁSSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Josemar de Campos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/831
Resumo: O texto que segue é um ensaio que parte de um livro póstumo de Felix Tomillo Noguero, intitulado “A Hospitalidade na Bíblia e nas grandes religiões”. Ele seguirá de perto o desdobramento das ideias do texto, destacando fontes e enunciando como hipótese o título deste trabalho. O principal resultado deste esforço é uma sistematização de aspectos em que o livro contribui para renovar perspectivas, avançando na configuração de um campo de estudos atravessado pelo imperativo da hospitalidade. Tal campo possui em Noguero um de seus líderes mais destacados, por ser ele um pioneiro dos estudos do turismo. Mas a sua pesquisa aprofunda as discussões para os campos da teologia e da filosofia, entendidas à maneira clássica, e pode contribuir com insights para abrir espaço para um diálogo com as humanidades. O que acena para uma visão compreensiva e atravessada pela interpelação ética e política. A partir da exposição do movimento do texto propõe-se uma hipótese interpretativa, a saber, que Noguero vê a hospitalidade como lugar de encontro do ser humano com Deus (teofania) e consigo mesmo, como espécie perfectível (antropofania). Noutros termos, a experiência da hospitalidade revela a humanidade aos seres humanos, como desafio e como tarefa.
id UAM-1_3c10a0362de1dc76fe7f1663ded23397
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/831
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling A HOSPITALIDADE E A REVELAÇÃO DA HUMANIDADE. NOTAS EM MARGEM A UM PEQUENO CLÁSSICOHospitalidade"Nouvelle Théologie"FilosofiaAntropologia.O texto que segue é um ensaio que parte de um livro póstumo de Felix Tomillo Noguero, intitulado “A Hospitalidade na Bíblia e nas grandes religiões”. Ele seguirá de perto o desdobramento das ideias do texto, destacando fontes e enunciando como hipótese o título deste trabalho. O principal resultado deste esforço é uma sistematização de aspectos em que o livro contribui para renovar perspectivas, avançando na configuração de um campo de estudos atravessado pelo imperativo da hospitalidade. Tal campo possui em Noguero um de seus líderes mais destacados, por ser ele um pioneiro dos estudos do turismo. Mas a sua pesquisa aprofunda as discussões para os campos da teologia e da filosofia, entendidas à maneira clássica, e pode contribuir com insights para abrir espaço para um diálogo com as humanidades. O que acena para uma visão compreensiva e atravessada pela interpelação ética e política. A partir da exposição do movimento do texto propõe-se uma hipótese interpretativa, a saber, que Noguero vê a hospitalidade como lugar de encontro do ser humano com Deus (teofania) e consigo mesmo, como espécie perfectível (antropofania). Noutros termos, a experiência da hospitalidade revela a humanidade aos seres humanos, como desafio e como tarefa.Universidade Anhembi Morumbi2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/83110.21714/2179-9164.2019.v16n2.006Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.16 n.02 - 2019; 114-1372179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/831/pdfCopyright (c) 2019 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Josemar de Campos2019-08-29T20:55:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/831Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2019-08-29T20:55:05Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv A HOSPITALIDADE E A REVELAÇÃO DA HUMANIDADE. NOTAS EM MARGEM A UM PEQUENO CLÁSSICO
title A HOSPITALIDADE E A REVELAÇÃO DA HUMANIDADE. NOTAS EM MARGEM A UM PEQUENO CLÁSSICO
spellingShingle A HOSPITALIDADE E A REVELAÇÃO DA HUMANIDADE. NOTAS EM MARGEM A UM PEQUENO CLÁSSICO
Maciel, Josemar de Campos
Hospitalidade
"Nouvelle Théologie"
Filosofia
Antropologia.
title_short A HOSPITALIDADE E A REVELAÇÃO DA HUMANIDADE. NOTAS EM MARGEM A UM PEQUENO CLÁSSICO
title_full A HOSPITALIDADE E A REVELAÇÃO DA HUMANIDADE. NOTAS EM MARGEM A UM PEQUENO CLÁSSICO
title_fullStr A HOSPITALIDADE E A REVELAÇÃO DA HUMANIDADE. NOTAS EM MARGEM A UM PEQUENO CLÁSSICO
title_full_unstemmed A HOSPITALIDADE E A REVELAÇÃO DA HUMANIDADE. NOTAS EM MARGEM A UM PEQUENO CLÁSSICO
title_sort A HOSPITALIDADE E A REVELAÇÃO DA HUMANIDADE. NOTAS EM MARGEM A UM PEQUENO CLÁSSICO
author Maciel, Josemar de Campos
author_facet Maciel, Josemar de Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Josemar de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitalidade
"Nouvelle Théologie"
Filosofia
Antropologia.
topic Hospitalidade
"Nouvelle Théologie"
Filosofia
Antropologia.
description O texto que segue é um ensaio que parte de um livro póstumo de Felix Tomillo Noguero, intitulado “A Hospitalidade na Bíblia e nas grandes religiões”. Ele seguirá de perto o desdobramento das ideias do texto, destacando fontes e enunciando como hipótese o título deste trabalho. O principal resultado deste esforço é uma sistematização de aspectos em que o livro contribui para renovar perspectivas, avançando na configuração de um campo de estudos atravessado pelo imperativo da hospitalidade. Tal campo possui em Noguero um de seus líderes mais destacados, por ser ele um pioneiro dos estudos do turismo. Mas a sua pesquisa aprofunda as discussões para os campos da teologia e da filosofia, entendidas à maneira clássica, e pode contribuir com insights para abrir espaço para um diálogo com as humanidades. O que acena para uma visão compreensiva e atravessada pela interpelação ética e política. A partir da exposição do movimento do texto propõe-se uma hipótese interpretativa, a saber, que Noguero vê a hospitalidade como lugar de encontro do ser humano com Deus (teofania) e consigo mesmo, como espécie perfectível (antropofania). Noutros termos, a experiência da hospitalidade revela a humanidade aos seres humanos, como desafio e como tarefa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/831
10.21714/2179-9164.2019.v16n2.006
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/831
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2019.v16n2.006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/831/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.16 n.02 - 2019; 114-137
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276497534976