As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/988 |
Resumo: | A ‘cultura pop’ é um fenômeno que teve seu início na Ásia e ganhou expressiva popularidade no mundo ocidental. Um turismo de ‘cultura pop’ já pode ser observado à medida que os fãs deste fenômeno costumam viajar para os destinos com imagem ligada à essa cultura e participar de eventos com esta temática. Dentre estes eventos, destaca-se a Comic Com Experience (CCXP) que se realiza na cidade de São Paulo, em edições anuais. Este estudo analisa a experiência do turista na CCXP, a partir do modelo teórico da economia da experiência e suas respectivas dimensões. Tem como finalidade identificar a importância relativa destas dimensões para a experiência do turista na CCXP e os reflexos desta experiência em suas emoções. A metodologia usada aqui empregou a abordagem quantitativa e a técnica de coleta de dados baseada num survey online, distribuído entre turistas que participaram da CCXP. Como resultado, sugere-se que duas dimensões da experiência -a ‘estética’ e o‘entretenimento’ - apresentam as maiores importâncias relativas entre as dimensões analisadas e a experiência, em si, no evento, possui um positivo e significativo reflexo nas emoções dos participantes, sendo que essas emoções são influenciadas, principalmente, pelas dimensões ‘educativa’ e ‘escape’. |
id |
UAM-1_4733d1a9974c015e8ec43e5a45bb22fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/988 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).Economia da experiênciadimensões da experiênciaemoçõeseventosComic Con experience - CCXP.A ‘cultura pop’ é um fenômeno que teve seu início na Ásia e ganhou expressiva popularidade no mundo ocidental. Um turismo de ‘cultura pop’ já pode ser observado à medida que os fãs deste fenômeno costumam viajar para os destinos com imagem ligada à essa cultura e participar de eventos com esta temática. Dentre estes eventos, destaca-se a Comic Com Experience (CCXP) que se realiza na cidade de São Paulo, em edições anuais. Este estudo analisa a experiência do turista na CCXP, a partir do modelo teórico da economia da experiência e suas respectivas dimensões. Tem como finalidade identificar a importância relativa destas dimensões para a experiência do turista na CCXP e os reflexos desta experiência em suas emoções. A metodologia usada aqui empregou a abordagem quantitativa e a técnica de coleta de dados baseada num survey online, distribuído entre turistas que participaram da CCXP. Como resultado, sugere-se que duas dimensões da experiência -a ‘estética’ e o‘entretenimento’ - apresentam as maiores importâncias relativas entre as dimensões analisadas e a experiência, em si, no evento, possui um positivo e significativo reflexo nas emoções dos participantes, sendo que essas emoções são influenciadas, principalmente, pelas dimensões ‘educativa’ e ‘escape’.Universidade Anhembi Morumbi2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/98810.29147/revhosp.v18i03.988Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.03 - 2021; 146-1782179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/988/pdfCopyright (c) 2021 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Allisson Mateus Marques CavalcantiSouza, Luís Henrique2024-06-21T13:49:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/988Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2024-06-21T13:49:14Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP). |
title |
As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP). |
spellingShingle |
As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP). Silva, Allisson Mateus Marques Cavalcanti Economia da experiência dimensões da experiência emoções eventos Comic Con experience - CCXP. |
title_short |
As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP). |
title_full |
As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP). |
title_fullStr |
As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP). |
title_full_unstemmed |
As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP). |
title_sort |
As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP). |
author |
Silva, Allisson Mateus Marques Cavalcanti |
author_facet |
Silva, Allisson Mateus Marques Cavalcanti Souza, Luís Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Luís Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Allisson Mateus Marques Cavalcanti Souza, Luís Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia da experiência dimensões da experiência emoções eventos Comic Con experience - CCXP. |
topic |
Economia da experiência dimensões da experiência emoções eventos Comic Con experience - CCXP. |
description |
A ‘cultura pop’ é um fenômeno que teve seu início na Ásia e ganhou expressiva popularidade no mundo ocidental. Um turismo de ‘cultura pop’ já pode ser observado à medida que os fãs deste fenômeno costumam viajar para os destinos com imagem ligada à essa cultura e participar de eventos com esta temática. Dentre estes eventos, destaca-se a Comic Com Experience (CCXP) que se realiza na cidade de São Paulo, em edições anuais. Este estudo analisa a experiência do turista na CCXP, a partir do modelo teórico da economia da experiência e suas respectivas dimensões. Tem como finalidade identificar a importância relativa destas dimensões para a experiência do turista na CCXP e os reflexos desta experiência em suas emoções. A metodologia usada aqui empregou a abordagem quantitativa e a técnica de coleta de dados baseada num survey online, distribuído entre turistas que participaram da CCXP. Como resultado, sugere-se que duas dimensões da experiência -a ‘estética’ e o‘entretenimento’ - apresentam as maiores importâncias relativas entre as dimensões analisadas e a experiência, em si, no evento, possui um positivo e significativo reflexo nas emoções dos participantes, sendo que essas emoções são influenciadas, principalmente, pelas dimensões ‘educativa’ e ‘escape’. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/988 10.29147/revhosp.v18i03.988 |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/988 |
identifier_str_mv |
10.29147/revhosp.v18i03.988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/988/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.03 - 2021; 146-178 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1809463276906479616 |