As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Allisson Mateus Marques Cavalcanti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Luís Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/988
Resumo: A ‘cultura pop’ é um fenômeno que teve seu início na Ásia e ganhou expressiva popularidade no mundo ocidental. Um turismo de ‘cultura pop’ já pode ser observado à medida que os fãs deste fenômeno costumam viajar para os destinos com imagem ligada à essa cultura e participar de eventos com esta temática. Dentre estes eventos, destaca-se a Comic Com Experience (CCXP) que se realiza na cidade de São Paulo, em edições anuais. Este estudo analisa a experiência do turista na CCXP, a partir do modelo teórico da economia da experiência e suas respectivas dimensões. Tem como finalidade identificar a importância relativa destas dimensões para a experiência do turista na CCXP e os reflexos desta experiência em suas emoções. A metodologia usada aqui empregou a abordagem quantitativa e a técnica de coleta de dados baseada num survey online, distribuído entre turistas que participaram da CCXP. Como resultado, sugere-se que duas dimensões da experiência -a ‘estética’ e o‘entretenimento’ - apresentam as maiores importâncias relativas entre as dimensões analisadas e a experiência, em si, no evento, possui um positivo e significativo reflexo nas emoções dos participantes, sendo que essas emoções são influenciadas, principalmente, pelas dimensões ‘educativa’ e ‘escape’.
id UAM-1_4733d1a9974c015e8ec43e5a45bb22fb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/988
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).Economia da experiênciadimensões da experiênciaemoçõeseventosComic Con experience - CCXP.A ‘cultura pop’ é um fenômeno que teve seu início na Ásia e ganhou expressiva popularidade no mundo ocidental. Um turismo de ‘cultura pop’ já pode ser observado à medida que os fãs deste fenômeno costumam viajar para os destinos com imagem ligada à essa cultura e participar de eventos com esta temática. Dentre estes eventos, destaca-se a Comic Com Experience (CCXP) que se realiza na cidade de São Paulo, em edições anuais. Este estudo analisa a experiência do turista na CCXP, a partir do modelo teórico da economia da experiência e suas respectivas dimensões. Tem como finalidade identificar a importância relativa destas dimensões para a experiência do turista na CCXP e os reflexos desta experiência em suas emoções. A metodologia usada aqui empregou a abordagem quantitativa e a técnica de coleta de dados baseada num survey online, distribuído entre turistas que participaram da CCXP. Como resultado, sugere-se que duas dimensões da experiência -a ‘estética’ e o‘entretenimento’ - apresentam as maiores importâncias relativas entre as dimensões analisadas e a experiência, em si, no evento, possui um positivo e significativo reflexo nas emoções dos participantes, sendo que essas emoções são influenciadas, principalmente, pelas dimensões ‘educativa’ e ‘escape’.Universidade Anhembi Morumbi2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/98810.29147/revhosp.v18i03.988Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.03 - 2021; 146-1782179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/988/pdfCopyright (c) 2021 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Allisson Mateus Marques CavalcantiSouza, Luís Henrique2024-06-21T13:49:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/988Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2024-06-21T13:49:14Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).
title As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).
spellingShingle As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).
Silva, Allisson Mateus Marques Cavalcanti
Economia da experiência
dimensões da experiência
emoções
eventos
Comic Con experience - CCXP.
title_short As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).
title_full As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).
title_fullStr As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).
title_full_unstemmed As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).
title_sort As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).
author Silva, Allisson Mateus Marques Cavalcanti
author_facet Silva, Allisson Mateus Marques Cavalcanti
Souza, Luís Henrique
author_role author
author2 Souza, Luís Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Allisson Mateus Marques Cavalcanti
Souza, Luís Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Economia da experiência
dimensões da experiência
emoções
eventos
Comic Con experience - CCXP.
topic Economia da experiência
dimensões da experiência
emoções
eventos
Comic Con experience - CCXP.
description A ‘cultura pop’ é um fenômeno que teve seu início na Ásia e ganhou expressiva popularidade no mundo ocidental. Um turismo de ‘cultura pop’ já pode ser observado à medida que os fãs deste fenômeno costumam viajar para os destinos com imagem ligada à essa cultura e participar de eventos com esta temática. Dentre estes eventos, destaca-se a Comic Com Experience (CCXP) que se realiza na cidade de São Paulo, em edições anuais. Este estudo analisa a experiência do turista na CCXP, a partir do modelo teórico da economia da experiência e suas respectivas dimensões. Tem como finalidade identificar a importância relativa destas dimensões para a experiência do turista na CCXP e os reflexos desta experiência em suas emoções. A metodologia usada aqui empregou a abordagem quantitativa e a técnica de coleta de dados baseada num survey online, distribuído entre turistas que participaram da CCXP. Como resultado, sugere-se que duas dimensões da experiência -a ‘estética’ e o‘entretenimento’ - apresentam as maiores importâncias relativas entre as dimensões analisadas e a experiência, em si, no evento, possui um positivo e significativo reflexo nas emoções dos participantes, sendo que essas emoções são influenciadas, principalmente, pelas dimensões ‘educativa’ e ‘escape’.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/988
10.29147/revhosp.v18i03.988
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/988
identifier_str_mv 10.29147/revhosp.v18i03.988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/988/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.03 - 2021; 146-178
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276906479616