POKEMON-GO: a Ludicidade Humana em Mudança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/690 |
Resumo: | Neste artigo, busca-se refletir sobre o jogo do Pokémon-GO, a partir de duas questões: No domínio do lúdico, como entender essa crescente dependência da técnica? Do ponto de vista civilizatório, o que significa essa dependência da técnica em todos os campos do cotidiano? As hipóteses aqui desenvolvidas são as seguintes: a primeira aponta para uma ludicidade humana em crise, que rejeita seus fundamentos psicomotores, substituindo-os por tecnologias. Fala de uma ludicidade perdida dos seus fundamentos psicomotores e cada vez mais domesticada pela técnica. A segunda fala da dificuldade em lidar com a comunicação virtual em geral, de pessoas apanhadas no redemoinho que acompanha as grandes mudanças civilizacionais, em particular, do abandono da comunicação linear, artificial, da escrita, em favor de um retorno à linguagem audiovisual, global, instantânea. |
id |
UAM-1_5c714f8981fc54840ebd678303f4b50b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revhosp.emnuvens.com.br:article/690 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
POKEMON-GO: a Ludicidade Humana em MudançaCiências Aplicadas; Administração; TurismoLazer. Ludicidade. Técnica. Pokémon-GoNeste artigo, busca-se refletir sobre o jogo do Pokémon-GO, a partir de duas questões: No domínio do lúdico, como entender essa crescente dependência da técnica? Do ponto de vista civilizatório, o que significa essa dependência da técnica em todos os campos do cotidiano? As hipóteses aqui desenvolvidas são as seguintes: a primeira aponta para uma ludicidade humana em crise, que rejeita seus fundamentos psicomotores, substituindo-os por tecnologias. Fala de uma ludicidade perdida dos seus fundamentos psicomotores e cada vez mais domesticada pela técnica. A segunda fala da dificuldade em lidar com a comunicação virtual em geral, de pessoas apanhadas no redemoinho que acompanha as grandes mudanças civilizacionais, em particular, do abandono da comunicação linear, artificial, da escrita, em favor de um retorno à linguagem audiovisual, global, instantânea.Universidade Anhembi MorumbiCamargo, Luiz Octávio de Lima2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/69010.21714/1807-975X.2016v13nEp0111bRevista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-112179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/690/733São Paulo-BrasilDireitos autorais 2016 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-04T19:41:37Zoai:revhosp.emnuvens.com.br:article/690Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-04T19:41:37Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POKEMON-GO: a Ludicidade Humana em Mudança |
title |
POKEMON-GO: a Ludicidade Humana em Mudança |
spellingShingle |
POKEMON-GO: a Ludicidade Humana em Mudança Camargo, Luiz Octávio de Lima Ciências Aplicadas; Administração; Turismo Lazer. Ludicidade. Técnica. Pokémon-Go |
title_short |
POKEMON-GO: a Ludicidade Humana em Mudança |
title_full |
POKEMON-GO: a Ludicidade Humana em Mudança |
title_fullStr |
POKEMON-GO: a Ludicidade Humana em Mudança |
title_full_unstemmed |
POKEMON-GO: a Ludicidade Humana em Mudança |
title_sort |
POKEMON-GO: a Ludicidade Humana em Mudança |
author |
Camargo, Luiz Octávio de Lima |
author_facet |
Camargo, Luiz Octávio de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Luiz Octávio de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Aplicadas; Administração; Turismo Lazer. Ludicidade. Técnica. Pokémon-Go |
topic |
Ciências Aplicadas; Administração; Turismo Lazer. Ludicidade. Técnica. Pokémon-Go |
description |
Neste artigo, busca-se refletir sobre o jogo do Pokémon-GO, a partir de duas questões: No domínio do lúdico, como entender essa crescente dependência da técnica? Do ponto de vista civilizatório, o que significa essa dependência da técnica em todos os campos do cotidiano? As hipóteses aqui desenvolvidas são as seguintes: a primeira aponta para uma ludicidade humana em crise, que rejeita seus fundamentos psicomotores, substituindo-os por tecnologias. Fala de uma ludicidade perdida dos seus fundamentos psicomotores e cada vez mais domesticada pela técnica. A segunda fala da dificuldade em lidar com a comunicação virtual em geral, de pessoas apanhadas no redemoinho que acompanha as grandes mudanças civilizacionais, em particular, do abandono da comunicação linear, artificial, da escrita, em favor de um retorno à linguagem audiovisual, global, instantânea. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/690 10.21714/1807-975X.2016v13nEp0111b |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/690 |
identifier_str_mv |
10.21714/1807-975X.2016v13nEp0111b |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/690/733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo-Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-11 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (UAM) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1750318299887960064 |