A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/511 |
Resumo: | A paisagem é o primeiro contato que o turista assimila ao estar em um novo ambiente, esta por sua vez é reflexo das interações das ações antrópicas no espaço. A paisagem de uma localidade é o testemunho do passado, reflete ao visitante as realidades da cidade, seu modo de vida, suas tradições, enfim sua cultura. Portanto, por meio das imagens formadas pelas paisagens urbanas o turista conhece, admira ou repudia o centro urbano visitado. Assim este artigo tem por objetivo analisar como as paisagens percorridas, vivenciadas e observadas pelos turistas podem influenciar na formação da imagem da cidade que os mesmos tiveram ao visitar Curitiba. Buscou-se contrastar a percepção de visitantes e visitados. Para tanto se utilizou de uma pesquisa qualitativa baseada em investigação documental e bibliográfica, sendo possível verificar a importância da paisagem curitibana na formação da imagem de qualidade de vida e de cidade ecológica, tanto para os visitantes quanto para os moradores de Curitiba. |
id |
UAM-1_6cb412b03d018c4eb3c647834b8bfbb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/511 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitadosTurismo. Paisagem. Imagem. Percepção. Curitiba/PR.A paisagem é o primeiro contato que o turista assimila ao estar em um novo ambiente, esta por sua vez é reflexo das interações das ações antrópicas no espaço. A paisagem de uma localidade é o testemunho do passado, reflete ao visitante as realidades da cidade, seu modo de vida, suas tradições, enfim sua cultura. Portanto, por meio das imagens formadas pelas paisagens urbanas o turista conhece, admira ou repudia o centro urbano visitado. Assim este artigo tem por objetivo analisar como as paisagens percorridas, vivenciadas e observadas pelos turistas podem influenciar na formação da imagem da cidade que os mesmos tiveram ao visitar Curitiba. Buscou-se contrastar a percepção de visitantes e visitados. Para tanto se utilizou de uma pesquisa qualitativa baseada em investigação documental e bibliográfica, sendo possível verificar a importância da paisagem curitibana na formação da imagem de qualidade de vida e de cidade ecológica, tanto para os visitantes quanto para os moradores de Curitiba.Universidade Anhembi Morumbi2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/511Revista Hospitalidade; Volume XI, número 1 - Junho 2014; 45-632179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/511/559Fernandes, Diogo LudersSouza, Thiago Alves deTonon, Luciana Maria PinheiroGândara, José Manoel Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T02:12:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/511Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-01T02:12:39Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitados |
title |
A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitados |
spellingShingle |
A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitados Fernandes, Diogo Luders Turismo. Paisagem. Imagem. Percepção. Curitiba/PR. |
title_short |
A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitados |
title_full |
A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitados |
title_fullStr |
A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitados |
title_full_unstemmed |
A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitados |
title_sort |
A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitados |
author |
Fernandes, Diogo Luders |
author_facet |
Fernandes, Diogo Luders Souza, Thiago Alves de Tonon, Luciana Maria Pinheiro Gândara, José Manoel Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Thiago Alves de Tonon, Luciana Maria Pinheiro Gândara, José Manoel Gonçalves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Diogo Luders Souza, Thiago Alves de Tonon, Luciana Maria Pinheiro Gândara, José Manoel Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo. Paisagem. Imagem. Percepção. Curitiba/PR. |
topic |
Turismo. Paisagem. Imagem. Percepção. Curitiba/PR. |
description |
A paisagem é o primeiro contato que o turista assimila ao estar em um novo ambiente, esta por sua vez é reflexo das interações das ações antrópicas no espaço. A paisagem de uma localidade é o testemunho do passado, reflete ao visitante as realidades da cidade, seu modo de vida, suas tradições, enfim sua cultura. Portanto, por meio das imagens formadas pelas paisagens urbanas o turista conhece, admira ou repudia o centro urbano visitado. Assim este artigo tem por objetivo analisar como as paisagens percorridas, vivenciadas e observadas pelos turistas podem influenciar na formação da imagem da cidade que os mesmos tiveram ao visitar Curitiba. Buscou-se contrastar a percepção de visitantes e visitados. Para tanto se utilizou de uma pesquisa qualitativa baseada em investigação documental e bibliográfica, sendo possível verificar a importância da paisagem curitibana na formação da imagem de qualidade de vida e de cidade ecológica, tanto para os visitantes quanto para os moradores de Curitiba. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/511 |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/511/559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; Volume XI, número 1 - Junho 2014; 45-63 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1809463275973246976 |