Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em hotéis de Santa Maria/RS, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzen, Letícia Indart
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Reis, Tatiane Brum de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/525
Resumo: O presente artigo tem  por objetivo analisar a adequação de empreendimentos hoteleiros de Santa Maria/RS, aos procedimentos e normas de acessibilidade ,estabelecidos por lei, para o atendimento de turistas deficiente e com mobilidade reduzida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, onde foram identificados os procedimentos e os equipamentos infraestruturais obrigatórios ou mais indicados por leis para bem atender este público em estabelecimentos hoteleiros. Tais informações subsidiaram a formatação de um roteiro de entrevista e um roteiro de análise utilizados na entrevista com os gestores e análise da infraestrutura dos hotéis, respectivamente. A partir das informações levantadas, identificam-se algumas inadequações ao atendimento deste público-alvo, destacam-se: a inexistência de pisos táteis direcionais, de profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de telefones adaptados para deficientes auditivos e de cardápios em braile, inexistindo inclusive nas Unidades Habitacionais adaptadas. Observou-se que os hotéis têm a intenção de moldar-se para atender às necessidades destes clientes. Dessa forma, a partir de uma reflexão acerca dos temas turismo, hospitalidade, acessibilidade, e frente aos resultados obtidos na pesquisa, apresenta-se neste estudo algumas sugestões de intervenção a fim de qualificar os serviços prestados a esse público, contribuindo assim para prática de uma hospitalidade comercial humanizada.
id UAM-1_96e6c65c79ef0aab221de15c0e9d8d68
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/525
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em hotéis de Santa Maria/RS, BrasilTurismoHospitalidadeAcessibilidadeSanta Maria/RS.O presente artigo tem  por objetivo analisar a adequação de empreendimentos hoteleiros de Santa Maria/RS, aos procedimentos e normas de acessibilidade ,estabelecidos por lei, para o atendimento de turistas deficiente e com mobilidade reduzida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, onde foram identificados os procedimentos e os equipamentos infraestruturais obrigatórios ou mais indicados por leis para bem atender este público em estabelecimentos hoteleiros. Tais informações subsidiaram a formatação de um roteiro de entrevista e um roteiro de análise utilizados na entrevista com os gestores e análise da infraestrutura dos hotéis, respectivamente. A partir das informações levantadas, identificam-se algumas inadequações ao atendimento deste público-alvo, destacam-se: a inexistência de pisos táteis direcionais, de profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de telefones adaptados para deficientes auditivos e de cardápios em braile, inexistindo inclusive nas Unidades Habitacionais adaptadas. Observou-se que os hotéis têm a intenção de moldar-se para atender às necessidades destes clientes. Dessa forma, a partir de uma reflexão acerca dos temas turismo, hospitalidade, acessibilidade, e frente aos resultados obtidos na pesquisa, apresenta-se neste estudo algumas sugestões de intervenção a fim de qualificar os serviços prestados a esse público, contribuindo assim para prática de uma hospitalidade comercial humanizada.Universidade Anhembi Morumbi2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/525Revista Hospitalidade; Volume X, Número 2, Dezembro 20132179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/525/543Franzen, Letícia IndartReis, Tatiane Brum de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T02:13:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/525Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-01T02:13:54Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em hotéis de Santa Maria/RS, Brasil
title Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em hotéis de Santa Maria/RS, Brasil
spellingShingle Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em hotéis de Santa Maria/RS, Brasil
Franzen, Letícia Indart
Turismo
Hospitalidade
Acessibilidade
Santa Maria/RS.
title_short Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em hotéis de Santa Maria/RS, Brasil
title_full Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em hotéis de Santa Maria/RS, Brasil
title_fullStr Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em hotéis de Santa Maria/RS, Brasil
title_full_unstemmed Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em hotéis de Santa Maria/RS, Brasil
title_sort Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em hotéis de Santa Maria/RS, Brasil
author Franzen, Letícia Indart
author_facet Franzen, Letícia Indart
Reis, Tatiane Brum de Oliveira
author_role author
author2 Reis, Tatiane Brum de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzen, Letícia Indart
Reis, Tatiane Brum de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Hospitalidade
Acessibilidade
Santa Maria/RS.
topic Turismo
Hospitalidade
Acessibilidade
Santa Maria/RS.
description O presente artigo tem  por objetivo analisar a adequação de empreendimentos hoteleiros de Santa Maria/RS, aos procedimentos e normas de acessibilidade ,estabelecidos por lei, para o atendimento de turistas deficiente e com mobilidade reduzida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, onde foram identificados os procedimentos e os equipamentos infraestruturais obrigatórios ou mais indicados por leis para bem atender este público em estabelecimentos hoteleiros. Tais informações subsidiaram a formatação de um roteiro de entrevista e um roteiro de análise utilizados na entrevista com os gestores e análise da infraestrutura dos hotéis, respectivamente. A partir das informações levantadas, identificam-se algumas inadequações ao atendimento deste público-alvo, destacam-se: a inexistência de pisos táteis direcionais, de profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de telefones adaptados para deficientes auditivos e de cardápios em braile, inexistindo inclusive nas Unidades Habitacionais adaptadas. Observou-se que os hotéis têm a intenção de moldar-se para atender às necessidades destes clientes. Dessa forma, a partir de uma reflexão acerca dos temas turismo, hospitalidade, acessibilidade, e frente aos resultados obtidos na pesquisa, apresenta-se neste estudo algumas sugestões de intervenção a fim de qualificar os serviços prestados a esse público, contribuindo assim para prática de uma hospitalidade comercial humanizada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/525
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/525/543
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Volume X, Número 2, Dezembro 2013
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463275985829888