Qualidade dos Serviços Turísticos no Setor de Restaurantes: Uma Aplicação do Modelo SERVPERF
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/306 |
Resumo: | No turismo, por sua própria natureza diferenciada, a qualidade é primordial para a sobrevivência no mercado. Os clientes mudam suas exigências e expectativas de forma cada vez mais veloz. Assim, as empresas turísticas deverão manter e melhorar continuamente a qualidade, o que é um grande e permanente desafio. O presente trabalho se propõe a avaliar o nível de qualidade dos serviços dos restaurantes turísticos de Natal/RN, investigando as diversas dimensões da qualidade. Realizou-se um estudo descritivo, com aplicação de questionários aos clientes dos restaurantes localizados no corredor turístico de Natal/RN. Para coletar os dados, utilizou-se a escala SERVPERF, de Cronin e Taylor (1992). As análises foram feitas de forma quantitativa. Diante dos resultados, pôde-se averiguar que os restaurantes apresentaram um bom nível de qualidade dos serviços, alcançando melhores índices nas dimensões Segurança, Restaurantes, Confiabilidade e Empatia, nessa ordem. Índices um pouco menores foram obtidos nas dimensões Sensibilidade e Aspectos Tangíveis. Entretanto, ainda existe a possibilidade de maximizar a avaliação positiva por parte dos clientes, o que deve ser uma busca contínua para o alcance da excelência na prestação de serviços de qualidade e para a conseqüente satisfação dos clientes externos. |
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Qualidade dos Serviços Turísticos no Setor de Restaurantes: Uma Aplicação do Modelo SERVPERFQualidade dos Serviços Turísticos. SERVPERF. Setor de Restaurantes.No turismo, por sua própria natureza diferenciada, a qualidade é primordial para a sobrevivência no mercado. Os clientes mudam suas exigências e expectativas de forma cada vez mais veloz. Assim, as empresas turísticas deverão manter e melhorar continuamente a qualidade, o que é um grande e permanente desafio. O presente trabalho se propõe a avaliar o nível de qualidade dos serviços dos restaurantes turísticos de Natal/RN, investigando as diversas dimensões da qualidade. Realizou-se um estudo descritivo, com aplicação de questionários aos clientes dos restaurantes localizados no corredor turístico de Natal/RN. Para coletar os dados, utilizou-se a escala SERVPERF, de Cronin e Taylor (1992). As análises foram feitas de forma quantitativa. Diante dos resultados, pôde-se averiguar que os restaurantes apresentaram um bom nível de qualidade dos serviços, alcançando melhores índices nas dimensões Segurança, Restaurantes, Confiabilidade e Empatia, nessa ordem. Índices um pouco menores foram obtidos nas dimensões Sensibilidade e Aspectos Tangíveis. Entretanto, ainda existe a possibilidade de maximizar a avaliação positiva por parte dos clientes, o que deve ser uma busca contínua para o alcance da excelência na prestação de serviços de qualidade e para a conseqüente satisfação dos clientes externos.Universidade Anhembi Morumbi2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/306Revista Hospitalidade; Volume VI, número 2 - Dezembro 2009; 115-1392179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/306/297Silva, Leilianne Michelle Trindade daMedeiros, Carlos Alberto FreireCosta, Benny Kramerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-04T02:56:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/306Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2010-08-04T02:56:35Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
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