A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Joelma Abrantes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: de Menezes, Paula Dutra Leão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/388
Resumo: A sociedade atual caracteriza-se pelo consumo excessivo que absorve produtos, serviços e mensagens numa velocidade alucinante através da mídia. A ideologia, reflexo das relações sociais existentes, é determinada pela classe dominante. A mídia das empresas de turismo e governamental, que representam a classe dominante, reproduz os discursos desses atores, persuadindo pessoas ou grupos de pessoas a viajar em busca da satisfação de necessidades criadas nesses discursos midiáticos. Este ensaio busca discutir de que maneira o discurso midiático contribui para a construção da imagem da atividade turística por meio da formação e divulgação de ideologias. Ao final, conclui-se que a ideologia do turismo se organiza por meio da mídia que é o instrumento que permite da melhor forma possível que imagens e discursos sejam construídos e disseminados persuadindo pessoas ou grupos de pessoas e, nesse sentido, o discurso ideológico do turismo na mídia ganha cada dia mais espaço, especialmente no setor governamental, lançando novos destinos e reproduzindo a ideologia das classes dominantes, manipulando os fetiches e imaginários das classes dominadas e influenciando em suas escolhas relativas ao que consumirão em seu tempo livre, seus desejos e necessidades.
id UAM-1_dacf0decaeeaa3432bb143d69627df2d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/388
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICOIdeologiaMídiaTurismo A sociedade atual caracteriza-se pelo consumo excessivo que absorve produtos, serviços e mensagens numa velocidade alucinante através da mídia. A ideologia, reflexo das relações sociais existentes, é determinada pela classe dominante. A mídia das empresas de turismo e governamental, que representam a classe dominante, reproduz os discursos desses atores, persuadindo pessoas ou grupos de pessoas a viajar em busca da satisfação de necessidades criadas nesses discursos midiáticos. Este ensaio busca discutir de que maneira o discurso midiático contribui para a construção da imagem da atividade turística por meio da formação e divulgação de ideologias. Ao final, conclui-se que a ideologia do turismo se organiza por meio da mídia que é o instrumento que permite da melhor forma possível que imagens e discursos sejam construídos e disseminados persuadindo pessoas ou grupos de pessoas e, nesse sentido, o discurso ideológico do turismo na mídia ganha cada dia mais espaço, especialmente no setor governamental, lançando novos destinos e reproduzindo a ideologia das classes dominantes, manipulando os fetiches e imaginários das classes dominadas e influenciando em suas escolhas relativas ao que consumirão em seu tempo livre, seus desejos e necessidades. Universidade Anhembi Morumbi2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/388Revista Hospitalidade; Volume VIII, Número 1 - Junho 2011; 95-1082179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/388/441Guedes, Joelma Abrantesde Menezes, Paula Dutra Leãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T02:22:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/388Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-01T02:22:07Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICO
title A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICO
spellingShingle A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICO
Guedes, Joelma Abrantes
Ideologia
Mídia
Turismo
title_short A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICO
title_full A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICO
title_fullStr A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICO
title_full_unstemmed A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICO
title_sort A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICO
author Guedes, Joelma Abrantes
author_facet Guedes, Joelma Abrantes
de Menezes, Paula Dutra Leão
author_role author
author2 de Menezes, Paula Dutra Leão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Joelma Abrantes
de Menezes, Paula Dutra Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologia
Mídia
Turismo
topic Ideologia
Mídia
Turismo
description A sociedade atual caracteriza-se pelo consumo excessivo que absorve produtos, serviços e mensagens numa velocidade alucinante através da mídia. A ideologia, reflexo das relações sociais existentes, é determinada pela classe dominante. A mídia das empresas de turismo e governamental, que representam a classe dominante, reproduz os discursos desses atores, persuadindo pessoas ou grupos de pessoas a viajar em busca da satisfação de necessidades criadas nesses discursos midiáticos. Este ensaio busca discutir de que maneira o discurso midiático contribui para a construção da imagem da atividade turística por meio da formação e divulgação de ideologias. Ao final, conclui-se que a ideologia do turismo se organiza por meio da mídia que é o instrumento que permite da melhor forma possível que imagens e discursos sejam construídos e disseminados persuadindo pessoas ou grupos de pessoas e, nesse sentido, o discurso ideológico do turismo na mídia ganha cada dia mais espaço, especialmente no setor governamental, lançando novos destinos e reproduzindo a ideologia das classes dominantes, manipulando os fetiches e imaginários das classes dominadas e influenciando em suas escolhas relativas ao que consumirão em seu tempo livre, seus desejos e necessidades.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/388
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/388/441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Volume VIII, Número 1 - Junho 2011; 95-108
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463275645042688