EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, SÂMARA BORGES
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GOSLING, MARLUSA DE SEVILHA, QUEIROZ, DANIELLE CAROLINA DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/703
Resumo: O trabalho objetivou investigar o acesso e a experiência em eventos culturais pago e gratuito sob a ótica dos participantes e compará-los. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com esses dois grupos distintos obtendo-se uma amostra de 20 respondentes de acordo com o critério estabelecido por Minayo (1992), sendo 10 de um evento pago, realizado em Inhotim e 10 de um evento gratuito realizado em comunidades de baixa renda, chamado Descontorno Cultural. A metodologia utilizada é a qualitativa com tipologia descritivo-exploratória. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011), com categorias pré-definidas baseadas nas três vertentes da Teoria da Identidade Social (SIT) defendida por Vinarean (2013): categorização social, identificação social e comparação social. Os resultados indicaram que o acesso a eventos está relacionado ao poder aquisitivo e à consequente possibilidade de pagá-lo. No entanto, sob a ótica da SIT, há similaridade entre as razões sociais para participação, independentemente da gratuidade ou não do evento.
id UAM-1_ffc73f672bf7700fe59f2dc526503430
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/703
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT)eventos culturaisanálise de conteúdoteoria da identidade social (SIT).O trabalho objetivou investigar o acesso e a experiência em eventos culturais pago e gratuito sob a ótica dos participantes e compará-los. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com esses dois grupos distintos obtendo-se uma amostra de 20 respondentes de acordo com o critério estabelecido por Minayo (1992), sendo 10 de um evento pago, realizado em Inhotim e 10 de um evento gratuito realizado em comunidades de baixa renda, chamado Descontorno Cultural. A metodologia utilizada é a qualitativa com tipologia descritivo-exploratória. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011), com categorias pré-definidas baseadas nas três vertentes da Teoria da Identidade Social (SIT) defendida por Vinarean (2013): categorização social, identificação social e comparação social. Os resultados indicaram que o acesso a eventos está relacionado ao poder aquisitivo e à consequente possibilidade de pagá-lo. No entanto, sob a ótica da SIT, há similaridade entre as razões sociais para participação, independentemente da gratuidade ou não do evento.Universidade Anhembi Morumbi2017-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewentrevista semi-estruturada- análise de conteúdoapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/70310.21714/2179-9164.2017v14n1.755Revista Hospitalidade; v. 14 n. 1 (2017): Revista Hospitalidade; 01-232179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/703/755Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMACEDO, SÂMARA BORGESGOSLING, MARLUSA DE SEVILHAQUEIROZ, DANIELLE CAROLINA DE2018-08-24T14:16:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/703Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2018-08-24T14:16:16Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT)
title EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT)
spellingShingle EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT)
MACEDO, SÂMARA BORGES
eventos culturais
análise de conteúdo
teoria da identidade social (SIT).
title_short EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT)
title_full EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT)
title_fullStr EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT)
title_full_unstemmed EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT)
title_sort EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT)
author MACEDO, SÂMARA BORGES
author_facet MACEDO, SÂMARA BORGES
GOSLING, MARLUSA DE SEVILHA
QUEIROZ, DANIELLE CAROLINA DE
author_role author
author2 GOSLING, MARLUSA DE SEVILHA
QUEIROZ, DANIELLE CAROLINA DE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, SÂMARA BORGES
GOSLING, MARLUSA DE SEVILHA
QUEIROZ, DANIELLE CAROLINA DE
dc.subject.por.fl_str_mv eventos culturais
análise de conteúdo
teoria da identidade social (SIT).
topic eventos culturais
análise de conteúdo
teoria da identidade social (SIT).
description O trabalho objetivou investigar o acesso e a experiência em eventos culturais pago e gratuito sob a ótica dos participantes e compará-los. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com esses dois grupos distintos obtendo-se uma amostra de 20 respondentes de acordo com o critério estabelecido por Minayo (1992), sendo 10 de um evento pago, realizado em Inhotim e 10 de um evento gratuito realizado em comunidades de baixa renda, chamado Descontorno Cultural. A metodologia utilizada é a qualitativa com tipologia descritivo-exploratória. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011), com categorias pré-definidas baseadas nas três vertentes da Teoria da Identidade Social (SIT) defendida por Vinarean (2013): categorização social, identificação social e comparação social. Os resultados indicaram que o acesso a eventos está relacionado ao poder aquisitivo e à consequente possibilidade de pagá-lo. No entanto, sob a ótica da SIT, há similaridade entre as razões sociais para participação, independentemente da gratuidade ou não do evento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
entrevista semi-estruturada- análise de conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/703
10.21714/2179-9164.2017v14n1.755
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/703
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2017v14n1.755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/703/755
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; v. 14 n. 1 (2017): Revista Hospitalidade; 01-23
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276405260288