Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Edriza da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vieira, Gabriella Melo de Deus, Souza, Matheus Viana de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11880
Resumo: A busca por soluções sustentáveis tornou-se uma ação necessária em um mundo que defronta situações como a escassez de recursos da natureza, mudanças climáticas e desastres naturais. A Lei brasileira nº 12.305 (2010), que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contribuiu nesse aspecto, incentivando reduzir na geração de resíduos, reciclagem, reutilização e destinação final adequada de rejeitos. Sob outra perspectiva, observa-se que a ausência de manutenção, principalmente a preventiva, em infraestruturas e do emprego correto dos materiais, acabam por gerar manifestações patológicas e, consequentemente, reduzir a vida útil de obras civis. Nota-se que as estradas brasileiras estão condicionadas a essas ocorrências, especialmente as não pavimentadas, que, embora constituam a maior parte das vias do país, não recebem a adequada cautela. Considerando tais demandas, o presente estudo analisou a viabilidade do uso de um dos subprodutos da fabricação do aço, a Escória de Aciaria (EA), em estradas não pavimentadas reforçadas com geogrelha. Para tal finalidade foram simulados diferentes tipos de estradas em um equipamento de grande porte desenvolvido para a pesquisa de Góngora (2015), cujo sistema baseia-se na aplicação de carregamentos cíclicos, em analogia a uma estrada real com passagem de veículos. Através dos ensaios foi possível identificar que as estradas que continham o aterro composto por EA, com e sem reforço, apresentaram um maior número de ciclos quando da aplicação do carregamento, o que representa o aumento da vida útil da estrada em comparação à via composta por aterro convencional, com brita.
id UCB-2_09ed34cc356b81e239854f0495858b96
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11880
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Góngora, Ivonne A. M. G.Ferreira, Edriza da SilvaVieira, Gabriella Melo de DeusSouza, Matheus Viana de2019-02-27T19:29:12Z2019-02-202019-02-27T19:29:12Z2018FERREIRA, Edriza da Silva; VIEIRA, Gabriella Melo de Deus; SOUZA, Matheus Viana de. Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos. 2018. 33 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11880Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-02-20T18:22:05Z No. of bitstreams: 1 EdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf: 2486522 bytes, checksum: 0996d33b297d6f8da5abb06590b86781 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-02-27T19:29:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf: 2486522 bytes, checksum: 0996d33b297d6f8da5abb06590b86781 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-27T19:29:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf: 2486522 bytes, checksum: 0996d33b297d6f8da5abb06590b86781 (MD5) Previous issue date: 2018A busca por soluções sustentáveis tornou-se uma ação necessária em um mundo que defronta situações como a escassez de recursos da natureza, mudanças climáticas e desastres naturais. A Lei brasileira nº 12.305 (2010), que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contribuiu nesse aspecto, incentivando reduzir na geração de resíduos, reciclagem, reutilização e destinação final adequada de rejeitos. Sob outra perspectiva, observa-se que a ausência de manutenção, principalmente a preventiva, em infraestruturas e do emprego correto dos materiais, acabam por gerar manifestações patológicas e, consequentemente, reduzir a vida útil de obras civis. Nota-se que as estradas brasileiras estão condicionadas a essas ocorrências, especialmente as não pavimentadas, que, embora constituam a maior parte das vias do país, não recebem a adequada cautela. Considerando tais demandas, o presente estudo analisou a viabilidade do uso de um dos subprodutos da fabricação do aço, a Escória de Aciaria (EA), em estradas não pavimentadas reforçadas com geogrelha. Para tal finalidade foram simulados diferentes tipos de estradas em um equipamento de grande porte desenvolvido para a pesquisa de Góngora (2015), cujo sistema baseia-se na aplicação de carregamentos cíclicos, em analogia a uma estrada real com passagem de veículos. Através dos ensaios foi possível identificar que as estradas que continham o aterro composto por EA, com e sem reforço, apresentaram um maior número de ciclos quando da aplicação do carregamento, o que representa o aumento da vida útil da estrada em comparação à via composta por aterro convencional, com brita.porUniversidade Católica de BrasíliaEngenharia Civil (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILEngenharia civilEscória de AciariaGeossintéticosPavimentaçãoUtilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTEdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf.txtEdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf.txtExtracted texttext/plain49645https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11880/3/EdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf.txt16d80b4678c786568bc61c480abc3fa3MD53ORIGINALEdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdfEdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdfArtigoapplication/pdf2486522https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11880/1/EdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf0996d33b297d6f8da5abb06590b86781MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11880/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/118802020-06-09 03:37:55.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos
title Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos
spellingShingle Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos
Ferreira, Edriza da Silva
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Engenharia civil
Escória de Aciaria
Geossintéticos
Pavimentação
title_short Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos
title_full Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos
title_fullStr Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos
title_full_unstemmed Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos
title_sort Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos
author Ferreira, Edriza da Silva
author_facet Ferreira, Edriza da Silva
Vieira, Gabriella Melo de Deus
Souza, Matheus Viana de
author_role author
author2 Vieira, Gabriella Melo de Deus
Souza, Matheus Viana de
author2_role author
author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Góngora, Ivonne A. M. G.
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Edriza da Silva
Vieira, Gabriella Melo de Deus
Souza, Matheus Viana de
contributor_str_mv Góngora, Ivonne A. M. G.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Engenharia civil
Escória de Aciaria
Geossintéticos
Pavimentação
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Escória de Aciaria
Geossintéticos
Pavimentação
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A busca por soluções sustentáveis tornou-se uma ação necessária em um mundo que defronta situações como a escassez de recursos da natureza, mudanças climáticas e desastres naturais. A Lei brasileira nº 12.305 (2010), que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contribuiu nesse aspecto, incentivando reduzir na geração de resíduos, reciclagem, reutilização e destinação final adequada de rejeitos. Sob outra perspectiva, observa-se que a ausência de manutenção, principalmente a preventiva, em infraestruturas e do emprego correto dos materiais, acabam por gerar manifestações patológicas e, consequentemente, reduzir a vida útil de obras civis. Nota-se que as estradas brasileiras estão condicionadas a essas ocorrências, especialmente as não pavimentadas, que, embora constituam a maior parte das vias do país, não recebem a adequada cautela. Considerando tais demandas, o presente estudo analisou a viabilidade do uso de um dos subprodutos da fabricação do aço, a Escória de Aciaria (EA), em estradas não pavimentadas reforçadas com geogrelha. Para tal finalidade foram simulados diferentes tipos de estradas em um equipamento de grande porte desenvolvido para a pesquisa de Góngora (2015), cujo sistema baseia-se na aplicação de carregamentos cíclicos, em analogia a uma estrada real com passagem de veículos. Através dos ensaios foi possível identificar que as estradas que continham o aterro composto por EA, com e sem reforço, apresentaram um maior número de ciclos quando da aplicação do carregamento, o que representa o aumento da vida útil da estrada em comparação à via composta por aterro convencional, com brita.
description A busca por soluções sustentáveis tornou-se uma ação necessária em um mundo que defronta situações como a escassez de recursos da natureza, mudanças climáticas e desastres naturais. A Lei brasileira nº 12.305 (2010), que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contribuiu nesse aspecto, incentivando reduzir na geração de resíduos, reciclagem, reutilização e destinação final adequada de rejeitos. Sob outra perspectiva, observa-se que a ausência de manutenção, principalmente a preventiva, em infraestruturas e do emprego correto dos materiais, acabam por gerar manifestações patológicas e, consequentemente, reduzir a vida útil de obras civis. Nota-se que as estradas brasileiras estão condicionadas a essas ocorrências, especialmente as não pavimentadas, que, embora constituam a maior parte das vias do país, não recebem a adequada cautela. Considerando tais demandas, o presente estudo analisou a viabilidade do uso de um dos subprodutos da fabricação do aço, a Escória de Aciaria (EA), em estradas não pavimentadas reforçadas com geogrelha. Para tal finalidade foram simulados diferentes tipos de estradas em um equipamento de grande porte desenvolvido para a pesquisa de Góngora (2015), cujo sistema baseia-se na aplicação de carregamentos cíclicos, em analogia a uma estrada real com passagem de veículos. Através dos ensaios foi possível identificar que as estradas que continham o aterro composto por EA, com e sem reforço, apresentaram um maior número de ciclos quando da aplicação do carregamento, o que representa o aumento da vida útil da estrada em comparação à via composta por aterro convencional, com brita.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-27T19:29:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-20
2019-02-27T19:29:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Edriza da Silva; VIEIRA, Gabriella Melo de Deus; SOUZA, Matheus Viana de. Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos. 2018. 33 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11880
identifier_str_mv FERREIRA, Edriza da Silva; VIEIRA, Gabriella Melo de Deus; SOUZA, Matheus Viana de. Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos. 2018. 33 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11880/3/EdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11880/1/EdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11880/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 16d80b4678c786568bc61c480abc3fa3
0996d33b297d6f8da5abb06590b86781
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829909448130560