Utilização de escória de aciaria como material alternativo em estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11880 |
Resumo: | A busca por soluções sustentáveis tornou-se uma ação necessária em um mundo que defronta situações como a escassez de recursos da natureza, mudanças climáticas e desastres naturais. A Lei brasileira nº 12.305 (2010), que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contribuiu nesse aspecto, incentivando reduzir na geração de resíduos, reciclagem, reutilização e destinação final adequada de rejeitos. Sob outra perspectiva, observa-se que a ausência de manutenção, principalmente a preventiva, em infraestruturas e do emprego correto dos materiais, acabam por gerar manifestações patológicas e, consequentemente, reduzir a vida útil de obras civis. Nota-se que as estradas brasileiras estão condicionadas a essas ocorrências, especialmente as não pavimentadas, que, embora constituam a maior parte das vias do país, não recebem a adequada cautela. Considerando tais demandas, o presente estudo analisou a viabilidade do uso de um dos subprodutos da fabricação do aço, a Escória de Aciaria (EA), em estradas não pavimentadas reforçadas com geogrelha. Para tal finalidade foram simulados diferentes tipos de estradas em um equipamento de grande porte desenvolvido para a pesquisa de Góngora (2015), cujo sistema baseia-se na aplicação de carregamentos cíclicos, em analogia a uma estrada real com passagem de veículos. Através dos ensaios foi possível identificar que as estradas que continham o aterro composto por EA, com e sem reforço, apresentaram um maior número de ciclos quando da aplicação do carregamento, o que representa o aumento da vida útil da estrada em comparação à via composta por aterro convencional, com brita. |
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Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11880Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-02-20T18:22:05Z No. of bitstreams: 1 EdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf: 2486522 bytes, checksum: 0996d33b297d6f8da5abb06590b86781 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-02-27T19:29:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf: 2486522 bytes, checksum: 0996d33b297d6f8da5abb06590b86781 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-27T19:29:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdrizaDaSilvaFerreiraTCCGraduacao2018.pdf: 2486522 bytes, checksum: 0996d33b297d6f8da5abb06590b86781 (MD5) Previous issue date: 2018A busca por soluções sustentáveis tornou-se uma ação necessária em um mundo que defronta situações como a escassez de recursos da natureza, mudanças climáticas e desastres naturais. A Lei brasileira nº 12.305 (2010), que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contribuiu nesse aspecto, incentivando reduzir na geração de resíduos, reciclagem, reutilização e destinação final adequada de rejeitos. Sob outra perspectiva, observa-se que a ausência de manutenção, principalmente a preventiva, em infraestruturas e do emprego correto dos materiais, acabam por gerar manifestações patológicas e, consequentemente, reduzir a vida útil de obras civis. Nota-se que as estradas brasileiras estão condicionadas a essas ocorrências, especialmente as não pavimentadas, que, embora constituam a maior parte das vias do país, não recebem a adequada cautela. Considerando tais demandas, o presente estudo analisou a viabilidade do uso de um dos subprodutos da fabricação do aço, a Escória de Aciaria (EA), em estradas não pavimentadas reforçadas com geogrelha. Para tal finalidade foram simulados diferentes tipos de estradas em um equipamento de grande porte desenvolvido para a pesquisa de Góngora (2015), cujo sistema baseia-se na aplicação de carregamentos cíclicos, em analogia a uma estrada real com passagem de veículos. 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