As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bianca Cabral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://200.214.135.189:9443/jspui/jspui/handle/123456789/13759
Resumo: O presente artigo busca compreender a imagem e o perfil de mulheres empreendedoras no Instagram. Teve como objeto de estudo os perfis de Adriana Ribeiro e Camila Farani, duas mulheres empreendedoras. O método utilizado foi o da semiótica das imagens de Peirce. Por meio da análise, concluiu-se que os perfis estudados apresentam transgressões em relação a representações estereotipadas, reforçando o empoderamento e a força feminina. Por outro lado, observou-se também nas imagens estudadas a manutenção de certos padrões de beleza e a invisibilização das dificuldades e obstáculos relacionados ao empreendedorismo feminino.
id UCB-2_0a184257deea87b298bda07c958b08f4
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/13759
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Senta, Clarissa Raquel Motter DalaRodrigues, Bianca Cabral2021-09-21T20:39:07Z2021-09-212021-09-21T20:39:07Z2021-06-16RODRIGUES, Bianca Cabral. As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani. 2021. 21 f. Artigo (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.https://200.214.135.189:9443/jspui/jspui/handle/123456789/13759Submitted by Lucivânia Carmo (lucivania.carmo@ucb.br) on 2021-09-21T16:39:48Z No. of bitstreams: 1 Bianca CabralTCC2021.pdf: 726789 bytes, checksum: 3e086fc159ef031721195b8f83aef40a (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-09-21T20:39:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Bianca CabralTCC2021.pdf: 726789 bytes, checksum: 3e086fc159ef031721195b8f83aef40a (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-21T20:39:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bianca CabralTCC2021.pdf: 726789 bytes, checksum: 3e086fc159ef031721195b8f83aef40a (MD5) Previous issue date: 2021-06-16O presente artigo busca compreender a imagem e o perfil de mulheres empreendedoras no Instagram. Teve como objeto de estudo os perfis de Adriana Ribeiro e Camila Farani, duas mulheres empreendedoras. O método utilizado foi o da semiótica das imagens de Peirce. Por meio da análise, concluiu-se que os perfis estudados apresentam transgressões em relação a representações estereotipadas, reforçando o empoderamento e a força feminina. Por outro lado, observou-se também nas imagens estudadas a manutenção de certos padrões de beleza e a invisibilização das dificuldades e obstáculos relacionados ao empreendedorismo feminino.porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOImagemEmpreendedorismo femininoAs imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Faraniinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTBianca CabralTCC2021.pdf.txtBianca CabralTCC2021.pdf.txtExtracted texttext/plain37739https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13759/3/Bianca%20CabralTCC2021.pdf.txtf9aece5183a9d8ed93f863ab6c203940MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13759/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52ORIGINALBianca CabralTCC2021.pdfBianca CabralTCC2021.pdfArtigoapplication/pdf726789https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13759/1/Bianca%20CabralTCC2021.pdf3e086fc159ef031721195b8f83aef40aMD51123456789/137592021-09-22 01:11:09.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani
title As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani
spellingShingle As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani
Rodrigues, Bianca Cabral
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Imagem
Empreendedorismo feminino
title_short As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani
title_full As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani
title_fullStr As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani
title_full_unstemmed As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani
title_sort As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani
author Rodrigues, Bianca Cabral
author_facet Rodrigues, Bianca Cabral
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Senta, Clarissa Raquel Motter Dala
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bianca Cabral
contributor_str_mv Senta, Clarissa Raquel Motter Dala
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Imagem
Empreendedorismo feminino
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Empreendedorismo feminino
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente artigo busca compreender a imagem e o perfil de mulheres empreendedoras no Instagram. Teve como objeto de estudo os perfis de Adriana Ribeiro e Camila Farani, duas mulheres empreendedoras. O método utilizado foi o da semiótica das imagens de Peirce. Por meio da análise, concluiu-se que os perfis estudados apresentam transgressões em relação a representações estereotipadas, reforçando o empoderamento e a força feminina. Por outro lado, observou-se também nas imagens estudadas a manutenção de certos padrões de beleza e a invisibilização das dificuldades e obstáculos relacionados ao empreendedorismo feminino.
description O presente artigo busca compreender a imagem e o perfil de mulheres empreendedoras no Instagram. Teve como objeto de estudo os perfis de Adriana Ribeiro e Camila Farani, duas mulheres empreendedoras. O método utilizado foi o da semiótica das imagens de Peirce. Por meio da análise, concluiu-se que os perfis estudados apresentam transgressões em relação a representações estereotipadas, reforçando o empoderamento e a força feminina. Por outro lado, observou-se também nas imagens estudadas a manutenção de certos padrões de beleza e a invisibilização das dificuldades e obstáculos relacionados ao empreendedorismo feminino.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-21T20:39:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-21
2021-09-21T20:39:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Bianca Cabral. As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani. 2021. 21 f. Artigo (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://200.214.135.189:9443/jspui/jspui/handle/123456789/13759
identifier_str_mv RODRIGUES, Bianca Cabral. As imagens de mulheres empreendedoras no Instagram: os casos Adriana Ribeiro e Camila Farani. 2021. 21 f. Artigo (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
url https://200.214.135.189:9443/jspui/jspui/handle/123456789/13759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13759/3/Bianca%20CabralTCC2021.pdf.txt
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13759/2/license.txt
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13759/1/Bianca%20CabralTCC2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f9aece5183a9d8ed93f863ab6c203940
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
3e086fc159ef031721195b8f83aef40a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829927537115136