Vivências de prazer e de sofrimento em consultores de vendas em uma empresa de telefonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Marina Silva
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9568
Resumo: Este trabalho tem por objeto investigar as estratégias defensivas sobre o adoecimento de consultores de vendas em uma empresa de telefonia. Para alcançar tal finalidade será realizado um levantamento dos últimos dados relacionados ao tema. Além disso, buscará caracterizar a organização do trabalho, descrever as vivências de prazer e de sofrimento no trabalho e apresentar os mecanismos de defesa dos consultores de vendas de uma empresa de telefonia. O estudo tem como referencial teórico a abordagem da psicodinâmica do trabalho, que analisa as organizações de trabalho e estuda o processo de prazer e de sofrimento dos trabalhadores, visto que é elemento fundamental da teoria compreender todas as experiências vivenciadas e as tarefas exercidas pelos trabalhadores durante a jornada de trabalho. Dejours (2007) compreende a organização do trabalho como sendo a definição, a divisão e a distribuição das tarefas entre os trabalhadores, bem como os modos de conceber e prescrever o trabalho e, ainda, a forma como se opera a fiscalização, o controle, a ordem, a direção e a hierarquia. O estudo foi realizado com apenas com uma consultora de vendas, pois durante o desenvolvimento do projeto houve desistência de 4 consultores de vendas. Devido às desistências, outros dados relacionados ao tema foram buscados, porém não houve êxito, uma vez que não existe nenhum projeto sobre este tema e nem a ele relacionado. Então, prosseguiu com somente uma voluntaria, com a qual foi realizada uma entrevista semiestruturada em seu ambiente de trabalho. Os resultados foram organizados em três categorias, as quais foram sistematizadas com base na interpretação de conteúdos proposta por Bardin (2004). A primeira categoria, a da organização do trabalho, revela que os trabalhadores cumprem uma jornada de oito horas e recebem benefícios oferecidos pela empresa, no entanto sofrem pressão diariamente pelo cumprimento de metas e, ainda, enfrentam dificuldades com o atendimento ao público. A segunda categoria, a de sentimentos relacionados ao trabalho, revela sobre um contexto que envolve prazer e sofrimento atrelados às rotinas do trabalho. O prazer surge quando há reconhecimento pelos pares e metas são alcançadas, bem como benefícios como ganho de prêmios, viagens, entre outros. A terceira categoria, a de estratégias de medição do sofrimento, demonstra que as principais estratégias usadas nessa classe de trabalhadores são negação e adaptação, pois são utilizadas como forma de mediar seus sofrimentos. Importante ressaltar que as estratégias aqui expostas são analisadas e são comuns nas teorias da psicodinâmica do trabalho, tendo em vista que uma organização do trabalho lida cotidianamente com essas mediações.
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spelling Freitas, Lêda Gonçalves deArantes, Marina Silva2017-07-28T13:13:16Z2017-07-192017-07-28T13:13:16Z2016-06-13ARANTES, Marina Silva. Vivências de prazer e de sofrimento em consultores de vendas em uma empresa de telefonia. 2016. 32 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9568Este trabalho tem por objeto investigar as estratégias defensivas sobre o adoecimento de consultores de vendas em uma empresa de telefonia. Para alcançar tal finalidade será realizado um levantamento dos últimos dados relacionados ao tema. Além disso, buscará caracterizar a organização do trabalho, descrever as vivências de prazer e de sofrimento no trabalho e apresentar os mecanismos de defesa dos consultores de vendas de uma empresa de telefonia. O estudo tem como referencial teórico a abordagem da psicodinâmica do trabalho, que analisa as organizações de trabalho e estuda o processo de prazer e de sofrimento dos trabalhadores, visto que é elemento fundamental da teoria compreender todas as experiências vivenciadas e as tarefas exercidas pelos trabalhadores durante a jornada de trabalho. Dejours (2007) compreende a organização do trabalho como sendo a definição, a divisão e a distribuição das tarefas entre os trabalhadores, bem como os modos de conceber e prescrever o trabalho e, ainda, a forma como se opera a fiscalização, o controle, a ordem, a direção e a hierarquia. O estudo foi realizado com apenas com uma consultora de vendas, pois durante o desenvolvimento do projeto houve desistência de 4 consultores de vendas. Devido às desistências, outros dados relacionados ao tema foram buscados, porém não houve êxito, uma vez que não existe nenhum projeto sobre este tema e nem a ele relacionado. Então, prosseguiu com somente uma voluntaria, com a qual foi realizada uma entrevista semiestruturada em seu ambiente de trabalho. Os resultados foram organizados em três categorias, as quais foram sistematizadas com base na interpretação de conteúdos proposta por Bardin (2004). A primeira categoria, a da organização do trabalho, revela que os trabalhadores cumprem uma jornada de oito horas e recebem benefícios oferecidos pela empresa, no entanto sofrem pressão diariamente pelo cumprimento de metas e, ainda, enfrentam dificuldades com o atendimento ao público. A segunda categoria, a de sentimentos relacionados ao trabalho, revela sobre um contexto que envolve prazer e sofrimento atrelados às rotinas do trabalho. O prazer surge quando há reconhecimento pelos pares e metas são alcançadas, bem como benefícios como ganho de prêmios, viagens, entre outros. A terceira categoria, a de estratégias de medição do sofrimento, demonstra que as principais estratégias usadas nessa classe de trabalhadores são negação e adaptação, pois são utilizadas como forma de mediar seus sofrimentos. Importante ressaltar que as estratégias aqui expostas são analisadas e são comuns nas teorias da psicodinâmica do trabalho, tendo em vista que uma organização do trabalho lida cotidianamente com essas mediações.This work has the purpose to investigate the defensive strategies of the illness sales consultants in a telephone company. To achieve this purpose will be a survey of the latest data related to the topic. In addition, it seeks to characterize the organization of work, describe the pleasure and suffering experiences at work and present the defense mechanisms of the sales consultants of a telephone company. The study has the theoretical approach of the psychodynamics of work, which analyzes the work of organizations and studies the process of pleasure and workers from suffering, since it is a fundamental element of the theory to understand all the experiences and tasks performed by workers during the workday. Dejours (2007) comprises the organization of work as the definition, division and distribution of tasks among workers, as well as ways to design and prescribe the work and also the way it operates the inspection, control, order, direction and hierarchy. The study was carried out only with a sales consultant, because during the project development was giving up 4 sales consultants. Because of dropouts, other data related to the topic were searched, but no success, since there is no project on this topic and not related to it. Then he continued with only one volunteer, with which we carried out a semi-structured interview on your desktop. The results were organized into three categories, which were systematized based on the interpretation of proposed content by Bardin (2004). The first category, the work organization, reveals that workers serve an eight-hour day and receive benefits offered by the company, though under pressure daily for compliance with targets and also face difficulties with the customer service. The second category, the feelings related to work, reveal about a context that involves pleasure and suffering linked to the routines of work. The pleasure comes when there is peer recognition and targets are achieved, as well as benefits such as earned premiums, travel, among others. The third category, the suffering of measurement strategies, demonstrates that the strategies used in this class of workers are denial and adaptation, because they are used as a way to mediate their sufferings. Importantly, the strategies exposed here are analyzed and are common in theories of psychodynamics of work, considering that an organization's work deals daily with these mediations.Submitted by maikon ornelas (maikon.ornelas@ucb.br) on 2017-07-19T18:46:17Z No. of bitstreams: 1 MarinaSilvaArantesTCCGraduação2016.pdf: 692547 bytes, checksum: 69120e469369100e2809f478bcd22bb6 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-28T13:13:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MarinaSilvaArantesTCCGraduação2016.pdf: 692547 bytes, checksum: 69120e469369100e2809f478bcd22bb6 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-28T13:13:16Z (GMT). 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This work has the purpose to investigate the defensive strategies of the illness sales consultants in a telephone company. To achieve this purpose will be a survey of the latest data related to the topic. In addition, it seeks to characterize the organization of work, describe the pleasure and suffering experiences at work and present the defense mechanisms of the sales consultants of a telephone company. The study has the theoretical approach of the psychodynamics of work, which analyzes the work of organizations and studies the process of pleasure and workers from suffering, since it is a fundamental element of the theory to understand all the experiences and tasks performed by workers during the workday. Dejours (2007) comprises the organization of work as the definition, division and distribution of tasks among workers, as well as ways to design and prescribe the work and also the way it operates the inspection, control, order, direction and hierarchy. The study was carried out only with a sales consultant, because during the project development was giving up 4 sales consultants. Because of dropouts, other data related to the topic were searched, but no success, since there is no project on this topic and not related to it. Then he continued with only one volunteer, with which we carried out a semi-structured interview on your desktop. The results were organized into three categories, which were systematized based on the interpretation of proposed content by Bardin (2004). The first category, the work organization, reveals that workers serve an eight-hour day and receive benefits offered by the company, though under pressure daily for compliance with targets and also face difficulties with the customer service. The second category, the feelings related to work, reveal about a context that involves pleasure and suffering linked to the routines of work. The pleasure comes when there is peer recognition and targets are achieved, as well as benefits such as earned premiums, travel, among others. The third category, the suffering of measurement strategies, demonstrates that the strategies used in this class of workers are denial and adaptation, because they are used as a way to mediate their sufferings. Importantly, the strategies exposed here are analyzed and are common in theories of psychodynamics of work, considering that an organization's work deals daily with these mediations.
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