Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9056 |
Resumo: | O objetivo deste artigo científico é a identificação e análise entre as relações das obras “The Call of Cthulhu”, “The Shadow Over Innsmouth”, ''Nyarlathotep'' e “The Dunwich Building”, do escritor estadunidense H. P. Lovecraft, com as mecânicas de jogabilidade e a narrativa presente no jogo eletrônico Bloodborne. Para tal fim, serão definidos os conceitos do gótico, terror e horror, terror cósmico, a mitologia criada a partir dos contos de H.P. Lovecraft, The Cthulhu Mythos e narrativa de jogos, utilizando teorias de Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) e os conceitos constantes de Narrativa em jogos eletrônicos (SALEN, ZIMMERMAN, 2003). |
id |
UCB-2_0ed7c612acff2bde13e5fdecd3af764c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/9056 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Querido, Alessandra MatiasLeite, Gabriel Ribeiro2017-07-11T13:40:31Z2017-07-102017-07-11T13:40:31Z2017LEITE, Gabriel Ribeiro. Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft. 2017. 20 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9056O objetivo deste artigo científico é a identificação e análise entre as relações das obras “The Call of Cthulhu”, “The Shadow Over Innsmouth”, ''Nyarlathotep'' e “The Dunwich Building”, do escritor estadunidense H. P. Lovecraft, com as mecânicas de jogabilidade e a narrativa presente no jogo eletrônico Bloodborne. Para tal fim, serão definidos os conceitos do gótico, terror e horror, terror cósmico, a mitologia criada a partir dos contos de H.P. Lovecraft, The Cthulhu Mythos e narrativa de jogos, utilizando teorias de Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) e os conceitos constantes de Narrativa em jogos eletrônicos (SALEN, ZIMMERMAN, 2003).The goal of this article is to identify and analyze the connections between the tales The Call of Cthulhu, The Shadow Over Innsmouth, Nyarlathotep and The Dunwich Building, from the American writer H.P. Lovecraft, with the in-game mechanics and the narrative present in the electronic game Bloodborne. To meet such end, a few concepts of gothic, horror, cosmic horror, the mythology created by Lovecraft’s tales, ''The Cthulhu Mythos'' and game narrative shall be set, making use of theories from Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) and the static concepts of Narrativa em jogos eletrônicos (Salen Zimmerman, 2003).Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-07-10T19:35:40Z No. of bitstreams: 1 GabrielRibeiroLeite.pdf: 631684 bytes, checksum: af996e00e788a7829511f03a50cbbc1c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-11T13:40:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GabrielRibeiroLeite.pdf: 631684 bytes, checksum: af996e00e788a7829511f03a50cbbc1c (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-11T13:40:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrielRibeiroLeite.pdf: 631684 bytes, checksum: af996e00e788a7829511f03a50cbbc1c (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASBloodborneTerror e horrorThe call of CthulhuTerror CósmicoH.P LovecraftKos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALGabrielRibeiroLeite.pdfGabrielRibeiroLeite.pdfArtigoapplication/pdf631684https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/1/GabrielRibeiroLeite.pdfaf996e00e788a7829511f03a50cbbc1cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGabrielRibeiroLeite.pdf.txtGabrielRibeiroLeite.pdf.txtExtracted texttext/plain48423https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/3/GabrielRibeiroLeite.pdf.txtf17b6bb4deb4c6d722f781463c4f3327MD53123456789/90562017-07-12 01:04:16.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft |
title |
Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft |
spellingShingle |
Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft Leite, Gabriel Ribeiro CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Bloodborne Terror e horror The call of Cthulhu Terror Cósmico H.P Lovecraft |
title_short |
Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft |
title_full |
Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft |
title_fullStr |
Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft |
title_full_unstemmed |
Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft |
title_sort |
Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft |
author |
Leite, Gabriel Ribeiro |
author_facet |
Leite, Gabriel Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Querido, Alessandra Matias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Gabriel Ribeiro |
contributor_str_mv |
Querido, Alessandra Matias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Bloodborne Terror e horror The call of Cthulhu Terror Cósmico H.P Lovecraft |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bloodborne Terror e horror The call of Cthulhu Terror Cósmico H.P Lovecraft |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo deste artigo científico é a identificação e análise entre as relações das obras “The Call of Cthulhu”, “The Shadow Over Innsmouth”, ''Nyarlathotep'' e “The Dunwich Building”, do escritor estadunidense H. P. Lovecraft, com as mecânicas de jogabilidade e a narrativa presente no jogo eletrônico Bloodborne. Para tal fim, serão definidos os conceitos do gótico, terror e horror, terror cósmico, a mitologia criada a partir dos contos de H.P. Lovecraft, The Cthulhu Mythos e narrativa de jogos, utilizando teorias de Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) e os conceitos constantes de Narrativa em jogos eletrônicos (SALEN, ZIMMERMAN, 2003). The goal of this article is to identify and analyze the connections between the tales The Call of Cthulhu, The Shadow Over Innsmouth, Nyarlathotep and The Dunwich Building, from the American writer H.P. Lovecraft, with the in-game mechanics and the narrative present in the electronic game Bloodborne. To meet such end, a few concepts of gothic, horror, cosmic horror, the mythology created by Lovecraft’s tales, ''The Cthulhu Mythos'' and game narrative shall be set, making use of theories from Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) and the static concepts of Narrativa em jogos eletrônicos (Salen Zimmerman, 2003). |
description |
O objetivo deste artigo científico é a identificação e análise entre as relações das obras “The Call of Cthulhu”, “The Shadow Over Innsmouth”, ''Nyarlathotep'' e “The Dunwich Building”, do escritor estadunidense H. P. Lovecraft, com as mecânicas de jogabilidade e a narrativa presente no jogo eletrônico Bloodborne. Para tal fim, serão definidos os conceitos do gótico, terror e horror, terror cósmico, a mitologia criada a partir dos contos de H.P. Lovecraft, The Cthulhu Mythos e narrativa de jogos, utilizando teorias de Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) e os conceitos constantes de Narrativa em jogos eletrônicos (SALEN, ZIMMERMAN, 2003). |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-11T13:40:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-10 2017-07-11T13:40:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITE, Gabriel Ribeiro. Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft. 2017. 20 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9056 |
identifier_str_mv |
LEITE, Gabriel Ribeiro. Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft. 2017. 20 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/1/GabrielRibeiroLeite.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/3/GabrielRibeiroLeite.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af996e00e788a7829511f03a50cbbc1c 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b f17b6bb4deb4c6d722f781463c4f3327 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829873466245120 |