Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Gabriel Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9056
Resumo: O objetivo deste artigo científico é a identificação e análise entre as relações das obras “The Call of Cthulhu”, “The Shadow Over Innsmouth”, ''Nyarlathotep'' e “The Dunwich Building”, do escritor estadunidense H. P. Lovecraft, com as mecânicas de jogabilidade e a narrativa presente no jogo eletrônico Bloodborne. Para tal fim, serão definidos os conceitos do gótico, terror e horror, terror cósmico, a mitologia criada a partir dos contos de H.P. Lovecraft, The Cthulhu Mythos e narrativa de jogos, utilizando teorias de Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) e os conceitos constantes de Narrativa em jogos eletrônicos (SALEN, ZIMMERMAN, 2003).
id UCB-2_0ed7c612acff2bde13e5fdecd3af764c
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/9056
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Querido, Alessandra MatiasLeite, Gabriel Ribeiro2017-07-11T13:40:31Z2017-07-102017-07-11T13:40:31Z2017LEITE, Gabriel Ribeiro. Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft. 2017. 20 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9056O objetivo deste artigo científico é a identificação e análise entre as relações das obras “The Call of Cthulhu”, “The Shadow Over Innsmouth”, ''Nyarlathotep'' e “The Dunwich Building”, do escritor estadunidense H. P. Lovecraft, com as mecânicas de jogabilidade e a narrativa presente no jogo eletrônico Bloodborne. Para tal fim, serão definidos os conceitos do gótico, terror e horror, terror cósmico, a mitologia criada a partir dos contos de H.P. Lovecraft, The Cthulhu Mythos e narrativa de jogos, utilizando teorias de Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) e os conceitos constantes de Narrativa em jogos eletrônicos (SALEN, ZIMMERMAN, 2003).The goal of this article is to identify and analyze the connections between the tales The Call of Cthulhu, The Shadow Over Innsmouth, Nyarlathotep and The Dunwich Building, from the American writer H.P. Lovecraft, with the in-game mechanics and the narrative present in the electronic game Bloodborne. To meet such end, a few concepts of gothic, horror, cosmic horror, the mythology created by Lovecraft’s tales, ''The Cthulhu Mythos'' and game narrative shall be set, making use of theories from Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) and the static concepts of Narrativa em jogos eletrônicos (Salen Zimmerman, 2003).Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-07-10T19:35:40Z No. of bitstreams: 1 GabrielRibeiroLeite.pdf: 631684 bytes, checksum: af996e00e788a7829511f03a50cbbc1c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-11T13:40:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GabrielRibeiroLeite.pdf: 631684 bytes, checksum: af996e00e788a7829511f03a50cbbc1c (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-11T13:40:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrielRibeiroLeite.pdf: 631684 bytes, checksum: af996e00e788a7829511f03a50cbbc1c (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASBloodborneTerror e horrorThe call of CthulhuTerror CósmicoH.P LovecraftKos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALGabrielRibeiroLeite.pdfGabrielRibeiroLeite.pdfArtigoapplication/pdf631684https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/1/GabrielRibeiroLeite.pdfaf996e00e788a7829511f03a50cbbc1cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGabrielRibeiroLeite.pdf.txtGabrielRibeiroLeite.pdf.txtExtracted texttext/plain48423https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/3/GabrielRibeiroLeite.pdf.txtf17b6bb4deb4c6d722f781463c4f3327MD53123456789/90562017-07-12 01:04:16.09TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft
title Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft
spellingShingle Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft
Leite, Gabriel Ribeiro
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Bloodborne
Terror e horror
The call of Cthulhu
Terror Cósmico
H.P Lovecraft
title_short Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft
title_full Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft
title_fullStr Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft
title_full_unstemmed Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft
title_sort Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft
author Leite, Gabriel Ribeiro
author_facet Leite, Gabriel Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Querido, Alessandra Matias
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Gabriel Ribeiro
contributor_str_mv Querido, Alessandra Matias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Bloodborne
Terror e horror
The call of Cthulhu
Terror Cósmico
H.P Lovecraft
dc.subject.por.fl_str_mv Bloodborne
Terror e horror
The call of Cthulhu
Terror Cósmico
H.P Lovecraft
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo deste artigo científico é a identificação e análise entre as relações das obras “The Call of Cthulhu”, “The Shadow Over Innsmouth”, ''Nyarlathotep'' e “The Dunwich Building”, do escritor estadunidense H. P. Lovecraft, com as mecânicas de jogabilidade e a narrativa presente no jogo eletrônico Bloodborne. Para tal fim, serão definidos os conceitos do gótico, terror e horror, terror cósmico, a mitologia criada a partir dos contos de H.P. Lovecraft, The Cthulhu Mythos e narrativa de jogos, utilizando teorias de Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) e os conceitos constantes de Narrativa em jogos eletrônicos (SALEN, ZIMMERMAN, 2003).
The goal of this article is to identify and analyze the connections between the tales The Call of Cthulhu, The Shadow Over Innsmouth, Nyarlathotep and The Dunwich Building, from the American writer H.P. Lovecraft, with the in-game mechanics and the narrative present in the electronic game Bloodborne. To meet such end, a few concepts of gothic, horror, cosmic horror, the mythology created by Lovecraft’s tales, ''The Cthulhu Mythos'' and game narrative shall be set, making use of theories from Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) and the static concepts of Narrativa em jogos eletrônicos (Salen Zimmerman, 2003).
description O objetivo deste artigo científico é a identificação e análise entre as relações das obras “The Call of Cthulhu”, “The Shadow Over Innsmouth”, ''Nyarlathotep'' e “The Dunwich Building”, do escritor estadunidense H. P. Lovecraft, com as mecânicas de jogabilidade e a narrativa presente no jogo eletrônico Bloodborne. Para tal fim, serão definidos os conceitos do gótico, terror e horror, terror cósmico, a mitologia criada a partir dos contos de H.P. Lovecraft, The Cthulhu Mythos e narrativa de jogos, utilizando teorias de Birkhead (1921), Hogle (2002), Savoy (2002), Ralickas (2009), Steins (2016) e os conceitos constantes de Narrativa em jogos eletrônicos (SALEN, ZIMMERMAN, 2003).
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-11T13:40:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-10
2017-07-11T13:40:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, Gabriel Ribeiro. Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft. 2017. 20 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9056
identifier_str_mv LEITE, Gabriel Ribeiro. Kos ou Kosm?: uma análise comparativa entre Bloodborne e H.P. Lovecraft. 2017. 20 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/1/GabrielRibeiroLeite.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9056/3/GabrielRibeiroLeite.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af996e00e788a7829511f03a50cbbc1c
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
f17b6bb4deb4c6d722f781463c4f3327
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829873466245120