Mirei e vi, o claro claramente: uma travessia epifânica pelo olhar, na obra de Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantovani, Juliana Estanislau de Ataide
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8497
Resumo: A recorrência enfática do uso de termos semanticamente relacionados ao olhar, aos olhos ou ao ato de ver apresenta-se de forma bastante significativa na obra de João Guimarães Rosa, o que sugere haver uma significação própria e relevante para o processo produtivo desse autor. Esse trabalho visa analisar a relevância do uso desse signo tanto sob uma perspectiva de seus significados quanto da estruturação de suas obras. A hipótese central aqui defendida baseia-se na acepção de que o ato de ver represente uma forma pela qual os personagens de Rosa descobrem o mundo e a si mesmos, levando-os a uma longa travessia epifânica de encontros e desencontros com o mundo. O sentido da visão é posto em um status de descoberta, revelação, epifania, esclarecimento; a visão será reconhecida como um modo de saber, de encontrar, e, a partir do conhecimento, levar o homem ao estatuto de ―ficar sendo‖. Assim, seus personagens serão guiados a ver de um modo renovado, o que os fará deparar-se com alegrias e angústias, felicidade e tristezas, porque saber é também doloroso. Seguindo uma perspectiva de análise que interpreta o texto como capaz de revelar a consciência artística por meio de uma formatividade literária, tendo em vista que as significações partem do texto e que sua estruturação pode igualmente esclarecer a leitura, visa-se compreender, na interpretação dos contos ―O espelho‖ e ―Substância‖, de Primeiras estórias, ―Campo Geral‖, de Corpo de Baile, e do romance Grande sertão: veredas, uma travessia epifânica constituída a partir do ato de ver, em que a trajetória de aprendizagem de seus personagens é um elemento essencial da assimilação desse novo modo de ver não limitante, compatível com o novo homem forjado por Guimarães Rosa. Essas obras de Rosa são vistas, portanto, como uma forma de ensinamento de uma nova maneira de ver, cujas visões representadas são reveladoras e indispensáveis para a construção do ser tão humano visado pelo autor.
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spelling Izolan, Maurício LemosMantovani, Juliana Estanislau de Ataide2017-06-26T17:32:04Z2017-06-232017-06-26T17:32:04Z2012-03-05MANTOVANI, Juliana Estanislau de Ataide. Mirei e vi, o claro claramente: uma travessia epifânica pelo olhar, na obra de Guimarães Rosa. 2012. 94 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8497A recorrência enfática do uso de termos semanticamente relacionados ao olhar, aos olhos ou ao ato de ver apresenta-se de forma bastante significativa na obra de João Guimarães Rosa, o que sugere haver uma significação própria e relevante para o processo produtivo desse autor. Esse trabalho visa analisar a relevância do uso desse signo tanto sob uma perspectiva de seus significados quanto da estruturação de suas obras. A hipótese central aqui defendida baseia-se na acepção de que o ato de ver represente uma forma pela qual os personagens de Rosa descobrem o mundo e a si mesmos, levando-os a uma longa travessia epifânica de encontros e desencontros com o mundo. O sentido da visão é posto em um status de descoberta, revelação, epifania, esclarecimento; a visão será reconhecida como um modo de saber, de encontrar, e, a partir do conhecimento, levar o homem ao estatuto de ―ficar sendo‖. Assim, seus personagens serão guiados a ver de um modo renovado, o que os fará deparar-se com alegrias e angústias, felicidade e tristezas, porque saber é também doloroso. Seguindo uma perspectiva de análise que interpreta o texto como capaz de revelar a consciência artística por meio de uma formatividade literária, tendo em vista que as significações partem do texto e que sua estruturação pode igualmente esclarecer a leitura, visa-se compreender, na interpretação dos contos ―O espelho‖ e ―Substância‖, de Primeiras estórias, ―Campo Geral‖, de Corpo de Baile, e do romance Grande sertão: veredas, uma travessia epifânica constituída a partir do ato de ver, em que a trajetória de aprendizagem de seus personagens é um elemento essencial da assimilação desse novo modo de ver não limitante, compatível com o novo homem forjado por Guimarães Rosa. Essas obras de Rosa são vistas, portanto, como uma forma de ensinamento de uma nova maneira de ver, cujas visões representadas são reveladoras e indispensáveis para a construção do ser tão humano visado pelo autor.The recurrence of the emphatic use of semantically related terms to look in the eyes or the act of seeing is presented quite significantly in the work of João Guimarães Rosa, which suggests that a proper meaning and relevance of this element in the production process of this author. This work aims to analyze the relevance of this sign from the perspective of both their meanings and the structuring of his works. The central hypothesis proposed here is based on the sense that it represents the act of seeing one way in which the characters of Rosa discover the world and themselves, leading them to a long journey of epiphanic and disagreements with the world. The sense of sight is put in a status of discovery, revelation, epiphany, enlightenment, the vision will be recognized as a way of knowing, to find, and from the knowledge, get the man to the status of "getting to be." So, your characters will be guided to see a renewed way, what will be faced with joys and sorrows, happiness and sadness, because knowledge is also painful. Following an analytical perspective that interprets the text as capable of revealing the artistic consciousness through formative literary, given that the meanings of the text and that its structure can also clarify the reading, the aim is to understand the interpretation of the stories ―O espelho‖ and ―Substância‖, of Primeiras Estórias, ―Campo Geral‖ of Corpo de Baile, and the novel Grande sertão: veredas: a paths, an epiphanic passage formed from the act of seeing, in the course of learning the characters is an essential element the assimilation of this new way of seeing without limitation, compatible with the new man forged by Guimarães Rosa. These works of Rosa are seen therefore as a form of teaching in a new way to see whose views represented are revealing and indispensable for the construction of the human being so certified by the author.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-06-23T21:16:01Z No. of bitstreams: 1 JulianaEstanislauDe AtaídeMantovani.pdf: 1007053 bytes, checksum: a1091c668b9a405ab3d3172818cbe2ec (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-26T17:32:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JulianaEstanislauDe AtaídeMantovani.pdf: 1007053 bytes, checksum: a1091c668b9a405ab3d3172818cbe2ec (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-26T17:32:04Z (GMT). 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The recurrence of the emphatic use of semantically related terms to look in the eyes or the act of seeing is presented quite significantly in the work of João Guimarães Rosa, which suggests that a proper meaning and relevance of this element in the production process of this author. This work aims to analyze the relevance of this sign from the perspective of both their meanings and the structuring of his works. The central hypothesis proposed here is based on the sense that it represents the act of seeing one way in which the characters of Rosa discover the world and themselves, leading them to a long journey of epiphanic and disagreements with the world. The sense of sight is put in a status of discovery, revelation, epiphany, enlightenment, the vision will be recognized as a way of knowing, to find, and from the knowledge, get the man to the status of "getting to be." So, your characters will be guided to see a renewed way, what will be faced with joys and sorrows, happiness and sadness, because knowledge is also painful. Following an analytical perspective that interprets the text as capable of revealing the artistic consciousness through formative literary, given that the meanings of the text and that its structure can also clarify the reading, the aim is to understand the interpretation of the stories ―O espelho‖ and ―Substância‖, of Primeiras Estórias, ―Campo Geral‖ of Corpo de Baile, and the novel Grande sertão: veredas: a paths, an epiphanic passage formed from the act of seeing, in the course of learning the characters is an essential element the assimilation of this new way of seeing without limitation, compatible with the new man forged by Guimarães Rosa. These works of Rosa are seen therefore as a form of teaching in a new way to see whose views represented are revealing and indispensable for the construction of the human being so certified by the author.
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