As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amador, Gabriele Elizabete de Souza
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8626
Resumo: Este trabalho visa investigar a desconstrução do papel secundário feminino na obra As Brumas de Avalon, da escritora Marion Zimmer Bradley. Para tal, analisou-se a Idade Média, período de intensa misoginia, onde supostamente ocorreu o enredo da obra. É nesta época que a Igreja Católica dissemina as concepções que contribuíram com o apagamento feminino no percurso histórico. A Igreja, seu clero, seus estudiosos e escritores disseminaram tais concepções por meio de documentos, que se fundamentavam tanto no mito da criação, quanto em conceitos biológicos. Refletiremos também a participação feminina nos movimentos intitulados feministas, que podem ser identificados no mundo ocidental desde o século XVIII. Tais movimentos tiveram como objetivo lutar contra todo o pensamento patriarcal implícito nas bases de nossa sociedade e que se reflete por meio da opressão sexista, bem como pelos direitos essenciais negados à mulher. Este trabalho por fim apresenta uma análise de como as mulheres da obra “As Brumas de Avalon” assumiram papéis de protagonistas no enredo do romance.
id UCB-2_11967b3d0f898b8d399e169cc714f4c3
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8626
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Souza, Michelle Andressa Alvarenga deAmador, Gabriele Elizabete de Souza2017-07-05T12:45:19Z2017-07-042017-07-05T12:45:19Z2015-06-01AMADOR, Gabriele Elizabete de Souza. As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”. 2015. 55 f. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8626Este trabalho visa investigar a desconstrução do papel secundário feminino na obra As Brumas de Avalon, da escritora Marion Zimmer Bradley. Para tal, analisou-se a Idade Média, período de intensa misoginia, onde supostamente ocorreu o enredo da obra. É nesta época que a Igreja Católica dissemina as concepções que contribuíram com o apagamento feminino no percurso histórico. A Igreja, seu clero, seus estudiosos e escritores disseminaram tais concepções por meio de documentos, que se fundamentavam tanto no mito da criação, quanto em conceitos biológicos. Refletiremos também a participação feminina nos movimentos intitulados feministas, que podem ser identificados no mundo ocidental desde o século XVIII. Tais movimentos tiveram como objetivo lutar contra todo o pensamento patriarcal implícito nas bases de nossa sociedade e que se reflete por meio da opressão sexista, bem como pelos direitos essenciais negados à mulher. Este trabalho por fim apresenta uma análise de como as mulheres da obra “As Brumas de Avalon” assumiram papéis de protagonistas no enredo do romance.This work aims to investigate how happened the deconstruction of the female secondary role in the work The Mists of Avalon, of the writer Marion Zimmer Bradley. To do this, we analyzed the middle Ages, intense misogyny period where allegedly occurred the plot of the work. It is at this time that the Catholic Church disseminates the ideas which contributed to the feminine erase in the historic route. The Church, its clergy, its scholars and writers such ideas spread through documents, which were based both on the creation myth, as in biological concepts. Also we will reflect women's participation in feminist entitled movements that have emerged since the 18th century. Such moves were intended to fight against all patriarchal thought implicit in the foundations of our society and that is reflected by sexist oppression, as well as the basic rights denied to women. This work finally presents an analysis of how women in the work "The Mists of Avalon" took protagonists roles in the plot of the novel.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-07-04T20:17:59Z No. of bitstreams: 1 GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf: 1017829 bytes, checksum: ec1bc2bf7a90497787cebe78eb597779 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-05T12:45:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf: 1017829 bytes, checksum: ec1bc2bf7a90497787cebe78eb597779 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-05T12:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf: 1017829 bytes, checksum: ec1bc2bf7a90497787cebe78eb597779 (MD5) Previous issue date: 2015-06-01porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMisoginia medievalFeminismoLiteratura anglo-normandaMulheresAs mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALGabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdfGabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdfMonografiaapplication/pdf1017829https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/1/GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdfec1bc2bf7a90497787cebe78eb597779MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf.txtGabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf.txtExtracted texttext/plain126384https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/3/GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf.txtdc35fde4d4478745e0d54c44ba769bb1MD53123456789/86262017-07-06 01:04:35.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”
title As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”
spellingShingle As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”
Amador, Gabriele Elizabete de Souza
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Misoginia medieval
Feminismo
Literatura anglo-normanda
Mulheres
title_short As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”
title_full As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”
title_fullStr As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”
title_full_unstemmed As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”
title_sort As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”
author Amador, Gabriele Elizabete de Souza
author_facet Amador, Gabriele Elizabete de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Michelle Andressa Alvarenga de
dc.contributor.author.fl_str_mv Amador, Gabriele Elizabete de Souza
contributor_str_mv Souza, Michelle Andressa Alvarenga de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Misoginia medieval
Feminismo
Literatura anglo-normanda
Mulheres
dc.subject.por.fl_str_mv Misoginia medieval
Feminismo
Literatura anglo-normanda
Mulheres
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho visa investigar a desconstrução do papel secundário feminino na obra As Brumas de Avalon, da escritora Marion Zimmer Bradley. Para tal, analisou-se a Idade Média, período de intensa misoginia, onde supostamente ocorreu o enredo da obra. É nesta época que a Igreja Católica dissemina as concepções que contribuíram com o apagamento feminino no percurso histórico. A Igreja, seu clero, seus estudiosos e escritores disseminaram tais concepções por meio de documentos, que se fundamentavam tanto no mito da criação, quanto em conceitos biológicos. Refletiremos também a participação feminina nos movimentos intitulados feministas, que podem ser identificados no mundo ocidental desde o século XVIII. Tais movimentos tiveram como objetivo lutar contra todo o pensamento patriarcal implícito nas bases de nossa sociedade e que se reflete por meio da opressão sexista, bem como pelos direitos essenciais negados à mulher. Este trabalho por fim apresenta uma análise de como as mulheres da obra “As Brumas de Avalon” assumiram papéis de protagonistas no enredo do romance.
This work aims to investigate how happened the deconstruction of the female secondary role in the work The Mists of Avalon, of the writer Marion Zimmer Bradley. To do this, we analyzed the middle Ages, intense misogyny period where allegedly occurred the plot of the work. It is at this time that the Catholic Church disseminates the ideas which contributed to the feminine erase in the historic route. The Church, its clergy, its scholars and writers such ideas spread through documents, which were based both on the creation myth, as in biological concepts. Also we will reflect women's participation in feminist entitled movements that have emerged since the 18th century. Such moves were intended to fight against all patriarchal thought implicit in the foundations of our society and that is reflected by sexist oppression, as well as the basic rights denied to women. This work finally presents an analysis of how women in the work "The Mists of Avalon" took protagonists roles in the plot of the novel.
description Este trabalho visa investigar a desconstrução do papel secundário feminino na obra As Brumas de Avalon, da escritora Marion Zimmer Bradley. Para tal, analisou-se a Idade Média, período de intensa misoginia, onde supostamente ocorreu o enredo da obra. É nesta época que a Igreja Católica dissemina as concepções que contribuíram com o apagamento feminino no percurso histórico. A Igreja, seu clero, seus estudiosos e escritores disseminaram tais concepções por meio de documentos, que se fundamentavam tanto no mito da criação, quanto em conceitos biológicos. Refletiremos também a participação feminina nos movimentos intitulados feministas, que podem ser identificados no mundo ocidental desde o século XVIII. Tais movimentos tiveram como objetivo lutar contra todo o pensamento patriarcal implícito nas bases de nossa sociedade e que se reflete por meio da opressão sexista, bem como pelos direitos essenciais negados à mulher. Este trabalho por fim apresenta uma análise de como as mulheres da obra “As Brumas de Avalon” assumiram papéis de protagonistas no enredo do romance.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-05T12:45:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-04
2017-07-05T12:45:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMADOR, Gabriele Elizabete de Souza. As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”. 2015. 55 f. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8626
identifier_str_mv AMADOR, Gabriele Elizabete de Souza. As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”. 2015. 55 f. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/1/GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/3/GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec1bc2bf7a90497787cebe78eb597779
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
dc35fde4d4478745e0d54c44ba769bb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829869163937792