As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8626 |
Resumo: | Este trabalho visa investigar a desconstrução do papel secundário feminino na obra As Brumas de Avalon, da escritora Marion Zimmer Bradley. Para tal, analisou-se a Idade Média, período de intensa misoginia, onde supostamente ocorreu o enredo da obra. É nesta época que a Igreja Católica dissemina as concepções que contribuíram com o apagamento feminino no percurso histórico. A Igreja, seu clero, seus estudiosos e escritores disseminaram tais concepções por meio de documentos, que se fundamentavam tanto no mito da criação, quanto em conceitos biológicos. Refletiremos também a participação feminina nos movimentos intitulados feministas, que podem ser identificados no mundo ocidental desde o século XVIII. Tais movimentos tiveram como objetivo lutar contra todo o pensamento patriarcal implícito nas bases de nossa sociedade e que se reflete por meio da opressão sexista, bem como pelos direitos essenciais negados à mulher. Este trabalho por fim apresenta uma análise de como as mulheres da obra “As Brumas de Avalon” assumiram papéis de protagonistas no enredo do romance. |
id |
UCB-2_11967b3d0f898b8d399e169cc714f4c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8626 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Souza, Michelle Andressa Alvarenga deAmador, Gabriele Elizabete de Souza2017-07-05T12:45:19Z2017-07-042017-07-05T12:45:19Z2015-06-01AMADOR, Gabriele Elizabete de Souza. As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”. 2015. 55 f. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8626Este trabalho visa investigar a desconstrução do papel secundário feminino na obra As Brumas de Avalon, da escritora Marion Zimmer Bradley. Para tal, analisou-se a Idade Média, período de intensa misoginia, onde supostamente ocorreu o enredo da obra. É nesta época que a Igreja Católica dissemina as concepções que contribuíram com o apagamento feminino no percurso histórico. A Igreja, seu clero, seus estudiosos e escritores disseminaram tais concepções por meio de documentos, que se fundamentavam tanto no mito da criação, quanto em conceitos biológicos. Refletiremos também a participação feminina nos movimentos intitulados feministas, que podem ser identificados no mundo ocidental desde o século XVIII. Tais movimentos tiveram como objetivo lutar contra todo o pensamento patriarcal implícito nas bases de nossa sociedade e que se reflete por meio da opressão sexista, bem como pelos direitos essenciais negados à mulher. Este trabalho por fim apresenta uma análise de como as mulheres da obra “As Brumas de Avalon” assumiram papéis de protagonistas no enredo do romance.This work aims to investigate how happened the deconstruction of the female secondary role in the work The Mists of Avalon, of the writer Marion Zimmer Bradley. To do this, we analyzed the middle Ages, intense misogyny period where allegedly occurred the plot of the work. It is at this time that the Catholic Church disseminates the ideas which contributed to the feminine erase in the historic route. The Church, its clergy, its scholars and writers such ideas spread through documents, which were based both on the creation myth, as in biological concepts. Also we will reflect women's participation in feminist entitled movements that have emerged since the 18th century. Such moves were intended to fight against all patriarchal thought implicit in the foundations of our society and that is reflected by sexist oppression, as well as the basic rights denied to women. This work finally presents an analysis of how women in the work "The Mists of Avalon" took protagonists roles in the plot of the novel.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-07-04T20:17:59Z No. of bitstreams: 1 GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf: 1017829 bytes, checksum: ec1bc2bf7a90497787cebe78eb597779 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-05T12:45:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf: 1017829 bytes, checksum: ec1bc2bf7a90497787cebe78eb597779 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-05T12:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf: 1017829 bytes, checksum: ec1bc2bf7a90497787cebe78eb597779 (MD5) Previous issue date: 2015-06-01porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMisoginia medievalFeminismoLiteratura anglo-normandaMulheresAs mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALGabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdfGabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdfMonografiaapplication/pdf1017829https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/1/GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdfec1bc2bf7a90497787cebe78eb597779MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf.txtGabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf.txtExtracted texttext/plain126384https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/3/GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf.txtdc35fde4d4478745e0d54c44ba769bb1MD53123456789/86262017-07-06 01:04:35.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon” |
title |
As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon” |
spellingShingle |
As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon” Amador, Gabriele Elizabete de Souza CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Misoginia medieval Feminismo Literatura anglo-normanda Mulheres |
title_short |
As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon” |
title_full |
As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon” |
title_fullStr |
As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon” |
title_full_unstemmed |
As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon” |
title_sort |
As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon” |
author |
Amador, Gabriele Elizabete de Souza |
author_facet |
Amador, Gabriele Elizabete de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Michelle Andressa Alvarenga de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amador, Gabriele Elizabete de Souza |
contributor_str_mv |
Souza, Michelle Andressa Alvarenga de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Misoginia medieval Feminismo Literatura anglo-normanda Mulheres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Misoginia medieval Feminismo Literatura anglo-normanda Mulheres |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho visa investigar a desconstrução do papel secundário feminino na obra As Brumas de Avalon, da escritora Marion Zimmer Bradley. Para tal, analisou-se a Idade Média, período de intensa misoginia, onde supostamente ocorreu o enredo da obra. É nesta época que a Igreja Católica dissemina as concepções que contribuíram com o apagamento feminino no percurso histórico. A Igreja, seu clero, seus estudiosos e escritores disseminaram tais concepções por meio de documentos, que se fundamentavam tanto no mito da criação, quanto em conceitos biológicos. Refletiremos também a participação feminina nos movimentos intitulados feministas, que podem ser identificados no mundo ocidental desde o século XVIII. Tais movimentos tiveram como objetivo lutar contra todo o pensamento patriarcal implícito nas bases de nossa sociedade e que se reflete por meio da opressão sexista, bem como pelos direitos essenciais negados à mulher. Este trabalho por fim apresenta uma análise de como as mulheres da obra “As Brumas de Avalon” assumiram papéis de protagonistas no enredo do romance. This work aims to investigate how happened the deconstruction of the female secondary role in the work The Mists of Avalon, of the writer Marion Zimmer Bradley. To do this, we analyzed the middle Ages, intense misogyny period where allegedly occurred the plot of the work. It is at this time that the Catholic Church disseminates the ideas which contributed to the feminine erase in the historic route. The Church, its clergy, its scholars and writers such ideas spread through documents, which were based both on the creation myth, as in biological concepts. Also we will reflect women's participation in feminist entitled movements that have emerged since the 18th century. Such moves were intended to fight against all patriarchal thought implicit in the foundations of our society and that is reflected by sexist oppression, as well as the basic rights denied to women. This work finally presents an analysis of how women in the work "The Mists of Avalon" took protagonists roles in the plot of the novel. |
description |
Este trabalho visa investigar a desconstrução do papel secundário feminino na obra As Brumas de Avalon, da escritora Marion Zimmer Bradley. Para tal, analisou-se a Idade Média, período de intensa misoginia, onde supostamente ocorreu o enredo da obra. É nesta época que a Igreja Católica dissemina as concepções que contribuíram com o apagamento feminino no percurso histórico. A Igreja, seu clero, seus estudiosos e escritores disseminaram tais concepções por meio de documentos, que se fundamentavam tanto no mito da criação, quanto em conceitos biológicos. Refletiremos também a participação feminina nos movimentos intitulados feministas, que podem ser identificados no mundo ocidental desde o século XVIII. Tais movimentos tiveram como objetivo lutar contra todo o pensamento patriarcal implícito nas bases de nossa sociedade e que se reflete por meio da opressão sexista, bem como pelos direitos essenciais negados à mulher. Este trabalho por fim apresenta uma análise de como as mulheres da obra “As Brumas de Avalon” assumiram papéis de protagonistas no enredo do romance. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-05T12:45:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-04 2017-07-05T12:45:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AMADOR, Gabriele Elizabete de Souza. As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”. 2015. 55 f. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8626 |
identifier_str_mv |
AMADOR, Gabriele Elizabete de Souza. As mulheres da távola redonda: a desconstrução do papel secundário feminino em “As Brumas de Avalon”. 2015. 55 f. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/1/GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8626/3/GabrieleElizabeteDeSouzaAmador.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec1bc2bf7a90497787cebe78eb597779 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b dc35fde4d4478745e0d54c44ba769bb1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829869163937792 |