Psicologia e realidade virtual: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Carolina Clemente
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10337
Resumo: Este trabalho tem como objetivo dar visibilidade aos recursos virtuais para a prática, e a pesquisa no campo da psicologia. Faz-se algumas considerações críticas acerca do virtual como ilusório e falso, bem como sobre a dicotomia real x virtual. Como metodologia, procedeu-se uma revisão sistemática de literatura na Base PubMed, de trabalhos empíricos, com seres humanos, com palavras cognition, virtual reality, psychology. Os trabalhos foram organizados, categorizados e discutidos, a partir dos parâmetros: como a realidade virtual foi usada (recurso metodológico, participantes de pesquisa, segurança em pesquisas); para que a realidade virtual foi usada (transtornos específicos, estudos sociais, neurociência básica e aplicada, atenção à pessoa idosa, saúde e bem-estar geral, pesquisas humanas e animais, ensino-aprendizagem, e realidade virtual em si); e usos profissionais e de pesquisas da realidade virtual (treino de habilidades, reabilitação, instrumento e ferramenta diagnóstica, realidade segura). Convida-se a comunidade acadêmica da área da Psicologia a refletir sobre a dicotomia limitadora real x virtual.
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Os trabalhos foram organizados, categorizados e discutidos, a partir dos parâmetros: como a realidade virtual foi usada (recurso metodológico, participantes de pesquisa, segurança em pesquisas); para que a realidade virtual foi usada (transtornos específicos, estudos sociais, neurociência básica e aplicada, atenção à pessoa idosa, saúde e bem-estar geral, pesquisas humanas e animais, ensino-aprendizagem, e realidade virtual em si); e usos profissionais e de pesquisas da realidade virtual (treino de habilidades, reabilitação, instrumento e ferramenta diagnóstica, realidade segura). Convida-se a comunidade acadêmica da área da Psicologia a refletir sobre a dicotomia limitadora real x virtual.This paper aims to give visibility to virtual resources for practice, and research in the field of psychology. Some critical considerations are made about the virtual as illusory and false, as well as about the real x virtual dichotomy. As a methodology, a systematic literature review was carried out at the PubMed Base, of empirical works, with human beings, with words cognition, virtual reality, psychology. The works were organized, categorized and discussed, based on the parameters: how virtual reality was used (methodological resource, research participants, research safety); For which virtual reality was used (specific disorders, social studies, basic and applied neuroscience, attention to the elderly, general health and well-being, human and animal research, teaching-learning, and virtual reality itself); And professional and research uses of virtual reality (skills training, rehabilitation, instrument and diagnostic tool, safe reality). The academic community in the area of psychology is invited to reflect on the real and virtual limiting dichotomy.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2018-01-26T17:13:15Z No. of bitstreams: 1 CarolinaClementeResendeTCCGRADUACAO2017.pdf: 873046 bytes, checksum: 62284f99600dcb97e4a2242dbac54e91 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-01-30T11:48:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CarolinaClementeResendeTCCGRADUACAO2017.pdf: 873046 bytes, checksum: 62284f99600dcb97e4a2242dbac54e91 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-30T11:48:48Z (GMT). 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This paper aims to give visibility to virtual resources for practice, and research in the field of psychology. Some critical considerations are made about the virtual as illusory and false, as well as about the real x virtual dichotomy. As a methodology, a systematic literature review was carried out at the PubMed Base, of empirical works, with human beings, with words cognition, virtual reality, psychology. The works were organized, categorized and discussed, based on the parameters: how virtual reality was used (methodological resource, research participants, research safety); For which virtual reality was used (specific disorders, social studies, basic and applied neuroscience, attention to the elderly, general health and well-being, human and animal research, teaching-learning, and virtual reality itself); And professional and research uses of virtual reality (skills training, rehabilitation, instrument and diagnostic tool, safe reality). The academic community in the area of psychology is invited to reflect on the real and virtual limiting dichotomy.
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