Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8481 |
Resumo: | Em A céu aberto, adentramos a vida de um personagem fragmentário que perambula pelos caminhos da vida sem ter destino. Fica-nos a dúvida se seria isso uma referência à contemporaneidade, e mais especificamente ao fenômeno da pós-modernidade. Para que cheguemos à resposta é necessário entender o que é de fato esse fenômeno histórico, o que o precede, tudo que lhe deu originou e que é por ele reinventado. A partir do momento em que sabemos o que está realmente sendo rompido, podemos compreender a essência da pósmodernidade e consequentemente ir ao cerne da obra. São, posteriormente, sobressaltadas rupturas e tortuosidades da própria narrativa em sua escrita e estrutura, que mostram seu diferencial em relação a toda tradição clássica e seu abrigo sob a denominação de pósmoderna. A relação entre a obra e a realidade não-ficcional é investigada até que cheguemos à definição que a mostra como repetição desta, mas não simples cópia. A obra de João Gilberto Noll nos aparece como uma forma exagerada de exibição da realidade, que conserva determinadas características e as infla, e permeando-as com sua poeticidade peculiar. |
id |
UCB-2_25be178f3781c4b173176750bdc9afe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8481 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Izolan, Maurício LemosPereira, Glauanne Crystina Andrade2017-06-22T20:49:16Z2017-06-222017-06-22T20:49:16Z2011-11-17PEREIRA, Glauanne Crystina Andrade. Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade. 2011. 54 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8481Em A céu aberto, adentramos a vida de um personagem fragmentário que perambula pelos caminhos da vida sem ter destino. Fica-nos a dúvida se seria isso uma referência à contemporaneidade, e mais especificamente ao fenômeno da pós-modernidade. Para que cheguemos à resposta é necessário entender o que é de fato esse fenômeno histórico, o que o precede, tudo que lhe deu originou e que é por ele reinventado. A partir do momento em que sabemos o que está realmente sendo rompido, podemos compreender a essência da pósmodernidade e consequentemente ir ao cerne da obra. São, posteriormente, sobressaltadas rupturas e tortuosidades da própria narrativa em sua escrita e estrutura, que mostram seu diferencial em relação a toda tradição clássica e seu abrigo sob a denominação de pósmoderna. A relação entre a obra e a realidade não-ficcional é investigada até que cheguemos à definição que a mostra como repetição desta, mas não simples cópia. A obra de João Gilberto Noll nos aparece como uma forma exagerada de exibição da realidade, que conserva determinadas características e as infla, e permeando-as com sua poeticidade peculiar.In “A céu aberto”, we enter in the life of a fragmentary character that wanders in the ways of life without having destination. It remains to us the doubt if that would be a reference to the contemporaneity, and more specifically to the phenomenon of post-modernity. To reach the answer, it is necessary to understand what is in fact this historical phenomenon, what precedes it, all that it gave origin and what is reinvented by it. From the moment that we know what is really being broken, we can understand the essence of post-modernity and therefore, go to the work’s core. Ruptures and tortuosities are, posteriorly, highlighted from the narrative itself in its writing and structure, that shows its differential in relation to all the classic tradition and its shelter under the denomination of post-modern. The relation between the work and the nonfictional reality is investigated until we settle on a definition that shows it as the repetition of the last, but not a simple copy. The work of João Gilberto Noll appears to us as an exaggerated form of exhibition of reality that conserves determined characteristics and inflates them, permeating them with his peculiar poeticity.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-06-22T20:48:12Z No. of bitstreams: 1 GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf: 515092 bytes, checksum: 88d3801a235bc55be08243564a0d60c7 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-22T20:49:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf: 515092 bytes, checksum: 88d3801a235bc55be08243564a0d60c7 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-22T20:49:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf: 515092 bytes, checksum: 88d3801a235bc55be08243564a0d60c7 (MD5) Previous issue date: 2011-11-17porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPós-modernidadeJoão Gilberto NollLiteratura brasileira contemporâneaFicção e realidadeCaminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALGlauanneCrystinaAndradePereira.pdfGlauanneCrystinaAndradePereira.pdfMonografiaapplication/pdf515092https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/1/GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf88d3801a235bc55be08243564a0d60c7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGlauanneCrystinaAndradePereira.pdf.txtGlauanneCrystinaAndradePereira.pdf.txtExtracted texttext/plain128237https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/3/GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf.txtab34430ed36c341f096316a37406aa89MD53123456789/84812017-06-23 01:02:46.707TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade |
title |
Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade |
spellingShingle |
Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade Pereira, Glauanne Crystina Andrade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Pós-modernidade João Gilberto Noll Literatura brasileira contemporânea Ficção e realidade |
title_short |
Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade |
title_full |
Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade |
title_fullStr |
Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade |
title_full_unstemmed |
Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade |
title_sort |
Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade |
author |
Pereira, Glauanne Crystina Andrade |
author_facet |
Pereira, Glauanne Crystina Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Izolan, Maurício Lemos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Glauanne Crystina Andrade |
contributor_str_mv |
Izolan, Maurício Lemos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Pós-modernidade João Gilberto Noll Literatura brasileira contemporânea Ficção e realidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-modernidade João Gilberto Noll Literatura brasileira contemporânea Ficção e realidade |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Em A céu aberto, adentramos a vida de um personagem fragmentário que perambula pelos caminhos da vida sem ter destino. Fica-nos a dúvida se seria isso uma referência à contemporaneidade, e mais especificamente ao fenômeno da pós-modernidade. Para que cheguemos à resposta é necessário entender o que é de fato esse fenômeno histórico, o que o precede, tudo que lhe deu originou e que é por ele reinventado. A partir do momento em que sabemos o que está realmente sendo rompido, podemos compreender a essência da pósmodernidade e consequentemente ir ao cerne da obra. São, posteriormente, sobressaltadas rupturas e tortuosidades da própria narrativa em sua escrita e estrutura, que mostram seu diferencial em relação a toda tradição clássica e seu abrigo sob a denominação de pósmoderna. A relação entre a obra e a realidade não-ficcional é investigada até que cheguemos à definição que a mostra como repetição desta, mas não simples cópia. A obra de João Gilberto Noll nos aparece como uma forma exagerada de exibição da realidade, que conserva determinadas características e as infla, e permeando-as com sua poeticidade peculiar. In “A céu aberto”, we enter in the life of a fragmentary character that wanders in the ways of life without having destination. It remains to us the doubt if that would be a reference to the contemporaneity, and more specifically to the phenomenon of post-modernity. To reach the answer, it is necessary to understand what is in fact this historical phenomenon, what precedes it, all that it gave origin and what is reinvented by it. From the moment that we know what is really being broken, we can understand the essence of post-modernity and therefore, go to the work’s core. Ruptures and tortuosities are, posteriorly, highlighted from the narrative itself in its writing and structure, that shows its differential in relation to all the classic tradition and its shelter under the denomination of post-modern. The relation between the work and the nonfictional reality is investigated until we settle on a definition that shows it as the repetition of the last, but not a simple copy. The work of João Gilberto Noll appears to us as an exaggerated form of exhibition of reality that conserves determined characteristics and inflates them, permeating them with his peculiar poeticity. |
description |
Em A céu aberto, adentramos a vida de um personagem fragmentário que perambula pelos caminhos da vida sem ter destino. Fica-nos a dúvida se seria isso uma referência à contemporaneidade, e mais especificamente ao fenômeno da pós-modernidade. Para que cheguemos à resposta é necessário entender o que é de fato esse fenômeno histórico, o que o precede, tudo que lhe deu originou e que é por ele reinventado. A partir do momento em que sabemos o que está realmente sendo rompido, podemos compreender a essência da pósmodernidade e consequentemente ir ao cerne da obra. São, posteriormente, sobressaltadas rupturas e tortuosidades da própria narrativa em sua escrita e estrutura, que mostram seu diferencial em relação a toda tradição clássica e seu abrigo sob a denominação de pósmoderna. A relação entre a obra e a realidade não-ficcional é investigada até que cheguemos à definição que a mostra como repetição desta, mas não simples cópia. A obra de João Gilberto Noll nos aparece como uma forma exagerada de exibição da realidade, que conserva determinadas características e as infla, e permeando-as com sua poeticidade peculiar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-22T20:49:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-22 2017-06-22T20:49:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Glauanne Crystina Andrade. Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade. 2011. 54 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8481 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Glauanne Crystina Andrade. Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade. 2011. 54 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/1/GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/3/GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88d3801a235bc55be08243564a0d60c7 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b ab34430ed36c341f096316a37406aa89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829868006309888 |