Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Glauanne Crystina Andrade
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8481
Resumo: Em A céu aberto, adentramos a vida de um personagem fragmentário que perambula pelos caminhos da vida sem ter destino. Fica-nos a dúvida se seria isso uma referência à contemporaneidade, e mais especificamente ao fenômeno da pós-modernidade. Para que cheguemos à resposta é necessário entender o que é de fato esse fenômeno histórico, o que o precede, tudo que lhe deu originou e que é por ele reinventado. A partir do momento em que sabemos o que está realmente sendo rompido, podemos compreender a essência da pósmodernidade e consequentemente ir ao cerne da obra. São, posteriormente, sobressaltadas rupturas e tortuosidades da própria narrativa em sua escrita e estrutura, que mostram seu diferencial em relação a toda tradição clássica e seu abrigo sob a denominação de pósmoderna. A relação entre a obra e a realidade não-ficcional é investigada até que cheguemos à definição que a mostra como repetição desta, mas não simples cópia. A obra de João Gilberto Noll nos aparece como uma forma exagerada de exibição da realidade, que conserva determinadas características e as infla, e permeando-as com sua poeticidade peculiar.
id UCB-2_25be178f3781c4b173176750bdc9afe5
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8481
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Izolan, Maurício LemosPereira, Glauanne Crystina Andrade2017-06-22T20:49:16Z2017-06-222017-06-22T20:49:16Z2011-11-17PEREIRA, Glauanne Crystina Andrade. Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade. 2011. 54 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8481Em A céu aberto, adentramos a vida de um personagem fragmentário que perambula pelos caminhos da vida sem ter destino. Fica-nos a dúvida se seria isso uma referência à contemporaneidade, e mais especificamente ao fenômeno da pós-modernidade. Para que cheguemos à resposta é necessário entender o que é de fato esse fenômeno histórico, o que o precede, tudo que lhe deu originou e que é por ele reinventado. A partir do momento em que sabemos o que está realmente sendo rompido, podemos compreender a essência da pósmodernidade e consequentemente ir ao cerne da obra. São, posteriormente, sobressaltadas rupturas e tortuosidades da própria narrativa em sua escrita e estrutura, que mostram seu diferencial em relação a toda tradição clássica e seu abrigo sob a denominação de pósmoderna. A relação entre a obra e a realidade não-ficcional é investigada até que cheguemos à definição que a mostra como repetição desta, mas não simples cópia. A obra de João Gilberto Noll nos aparece como uma forma exagerada de exibição da realidade, que conserva determinadas características e as infla, e permeando-as com sua poeticidade peculiar.In “A céu aberto”, we enter in the life of a fragmentary character that wanders in the ways of life without having destination. It remains to us the doubt if that would be a reference to the contemporaneity, and more specifically to the phenomenon of post-modernity. To reach the answer, it is necessary to understand what is in fact this historical phenomenon, what precedes it, all that it gave origin and what is reinvented by it. From the moment that we know what is really being broken, we can understand the essence of post-modernity and therefore, go to the work’s core. Ruptures and tortuosities are, posteriorly, highlighted from the narrative itself in its writing and structure, that shows its differential in relation to all the classic tradition and its shelter under the denomination of post-modern. The relation between the work and the nonfictional reality is investigated until we settle on a definition that shows it as the repetition of the last, but not a simple copy. The work of João Gilberto Noll appears to us as an exaggerated form of exhibition of reality that conserves determined characteristics and inflates them, permeating them with his peculiar poeticity.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-06-22T20:48:12Z No. of bitstreams: 1 GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf: 515092 bytes, checksum: 88d3801a235bc55be08243564a0d60c7 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-22T20:49:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf: 515092 bytes, checksum: 88d3801a235bc55be08243564a0d60c7 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-22T20:49:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf: 515092 bytes, checksum: 88d3801a235bc55be08243564a0d60c7 (MD5) Previous issue date: 2011-11-17porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPós-modernidadeJoão Gilberto NollLiteratura brasileira contemporâneaFicção e realidadeCaminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALGlauanneCrystinaAndradePereira.pdfGlauanneCrystinaAndradePereira.pdfMonografiaapplication/pdf515092https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/1/GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf88d3801a235bc55be08243564a0d60c7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGlauanneCrystinaAndradePereira.pdf.txtGlauanneCrystinaAndradePereira.pdf.txtExtracted texttext/plain128237https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/3/GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf.txtab34430ed36c341f096316a37406aa89MD53123456789/84812017-06-23 01:02:46.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade
title Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade
spellingShingle Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade
Pereira, Glauanne Crystina Andrade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Pós-modernidade
João Gilberto Noll
Literatura brasileira contemporânea
Ficção e realidade
title_short Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade
title_full Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade
title_fullStr Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade
title_full_unstemmed Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade
title_sort Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade
author Pereira, Glauanne Crystina Andrade
author_facet Pereira, Glauanne Crystina Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Izolan, Maurício Lemos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Glauanne Crystina Andrade
contributor_str_mv Izolan, Maurício Lemos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Pós-modernidade
João Gilberto Noll
Literatura brasileira contemporânea
Ficção e realidade
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-modernidade
João Gilberto Noll
Literatura brasileira contemporânea
Ficção e realidade
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Em A céu aberto, adentramos a vida de um personagem fragmentário que perambula pelos caminhos da vida sem ter destino. Fica-nos a dúvida se seria isso uma referência à contemporaneidade, e mais especificamente ao fenômeno da pós-modernidade. Para que cheguemos à resposta é necessário entender o que é de fato esse fenômeno histórico, o que o precede, tudo que lhe deu originou e que é por ele reinventado. A partir do momento em que sabemos o que está realmente sendo rompido, podemos compreender a essência da pósmodernidade e consequentemente ir ao cerne da obra. São, posteriormente, sobressaltadas rupturas e tortuosidades da própria narrativa em sua escrita e estrutura, que mostram seu diferencial em relação a toda tradição clássica e seu abrigo sob a denominação de pósmoderna. A relação entre a obra e a realidade não-ficcional é investigada até que cheguemos à definição que a mostra como repetição desta, mas não simples cópia. A obra de João Gilberto Noll nos aparece como uma forma exagerada de exibição da realidade, que conserva determinadas características e as infla, e permeando-as com sua poeticidade peculiar.
In “A céu aberto”, we enter in the life of a fragmentary character that wanders in the ways of life without having destination. It remains to us the doubt if that would be a reference to the contemporaneity, and more specifically to the phenomenon of post-modernity. To reach the answer, it is necessary to understand what is in fact this historical phenomenon, what precedes it, all that it gave origin and what is reinvented by it. From the moment that we know what is really being broken, we can understand the essence of post-modernity and therefore, go to the work’s core. Ruptures and tortuosities are, posteriorly, highlighted from the narrative itself in its writing and structure, that shows its differential in relation to all the classic tradition and its shelter under the denomination of post-modern. The relation between the work and the nonfictional reality is investigated until we settle on a definition that shows it as the repetition of the last, but not a simple copy. The work of João Gilberto Noll appears to us as an exaggerated form of exhibition of reality that conserves determined characteristics and inflates them, permeating them with his peculiar poeticity.
description Em A céu aberto, adentramos a vida de um personagem fragmentário que perambula pelos caminhos da vida sem ter destino. Fica-nos a dúvida se seria isso uma referência à contemporaneidade, e mais especificamente ao fenômeno da pós-modernidade. Para que cheguemos à resposta é necessário entender o que é de fato esse fenômeno histórico, o que o precede, tudo que lhe deu originou e que é por ele reinventado. A partir do momento em que sabemos o que está realmente sendo rompido, podemos compreender a essência da pósmodernidade e consequentemente ir ao cerne da obra. São, posteriormente, sobressaltadas rupturas e tortuosidades da própria narrativa em sua escrita e estrutura, que mostram seu diferencial em relação a toda tradição clássica e seu abrigo sob a denominação de pósmoderna. A relação entre a obra e a realidade não-ficcional é investigada até que cheguemos à definição que a mostra como repetição desta, mas não simples cópia. A obra de João Gilberto Noll nos aparece como uma forma exagerada de exibição da realidade, que conserva determinadas características e as infla, e permeando-as com sua poeticidade peculiar.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-22T20:49:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-22
2017-06-22T20:49:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Glauanne Crystina Andrade. Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade. 2011. 54 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8481
identifier_str_mv PEREIRA, Glauanne Crystina Andrade. Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade. 2011. 54 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/1/GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8481/3/GlauanneCrystinaAndradePereira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 88d3801a235bc55be08243564a0d60c7
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
ab34430ed36c341f096316a37406aa89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829868006309888