Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Nayara Sodré
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10094
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido como Monografia, tem por objetivo observar e analisar os questionamentos a respeito do vazio existencial no campo da publicidade, tomando por base o poema Eu Etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade, e imagens de campanhas, peças e páginas publicitárias, analisando a relação desse vazio com o consumidor contemporâneo. A metodologia utilizada envolve a pesquisa bibliográfica, exploratória, a observação e a análise de conteúdo e discurso. O referencial teórico empregado se fundamentou em estudos da comunicação, como na Linguagem Publicitária e no Comportamento do Consumidor, e entre outras áreas, como a Filosofia e Psicologia. Portanto, percebe-se a importância de um estudo mais aprofundado sobre o tema, assim, visando os questionamentos sobre a existência humana e a atuação da publicidade em tempos de hiperconsumo.
id UCB-2_2cf092c7c57105a0e0ce413e2e4843a5
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10094
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Oliveira, Sheila da CostaAlves, Nayara Sodré2017-10-17T17:11:23Z2017-10-052017-10-17T17:11:23Z2014ALVES, Nayara Sodré. Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta. 2014. 46 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10094O presente trabalho, desenvolvido como Monografia, tem por objetivo observar e analisar os questionamentos a respeito do vazio existencial no campo da publicidade, tomando por base o poema Eu Etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade, e imagens de campanhas, peças e páginas publicitárias, analisando a relação desse vazio com o consumidor contemporâneo. A metodologia utilizada envolve a pesquisa bibliográfica, exploratória, a observação e a análise de conteúdo e discurso. O referencial teórico empregado se fundamentou em estudos da comunicação, como na Linguagem Publicitária e no Comportamento do Consumidor, e entre outras áreas, como a Filosofia e Psicologia. Portanto, percebe-se a importância de um estudo mais aprofundado sobre o tema, assim, visando os questionamentos sobre a existência humana e a atuação da publicidade em tempos de hiperconsumo.The work to be developed as monograph aims to observe and analyze the questions about the existential void in the advertising field, in written messages and images from advertising campaigns, analyzing the relationship that emptiness with the contemporary consumer. The methodology involves literature, exploratory, observation and content analysis and discourse. The theoretical employee will build in communication studies, as in Advertising Language and Consumer Behavior, and among other areas, such as Philosophy and Psychology. So we see the importance of further study on the subject, thus targeting the questions about human existence and the advertising activity in hyper times.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-05T20:03:35Z No. of bitstreams: 1 NayaraSodreAlvesTCCGRADUACAO2014.pdf: 1848071 bytes, checksum: d5cb9b709d0105180f46c7e11071922c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-17T17:11:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NayaraSodreAlvesTCCGRADUACAO2014.pdf: 1848071 bytes, checksum: d5cb9b709d0105180f46c7e11071922c (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T17:11:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NayaraSodreAlvesTCCGRADUACAO2014.pdf: 1848071 bytes, checksum: d5cb9b709d0105180f46c7e11071922c (MD5) Previous issue date: 2014porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaExistencialismoVazio existencialContemporâneoVazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiquetainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALNayaraSodreAlvesTCCGRADUACAO2014.pdfNayaraSodreAlvesTCCGRADUACAO2014.pdfMonografiaapplication/pdf1848071https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10094/1/NayaraSodreAlvesTCCGRADUACAO2014.pdfd5cb9b709d0105180f46c7e11071922cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10094/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTNayaraSodreAlvesTCCGRADUACAO2014.pdf.txtNayaraSodreAlvesTCCGRADUACAO2014.pdf.txtExtracted texttext/plain79669https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10094/3/NayaraSodreAlvesTCCGRADUACAO2014.pdf.txt0e73433344e57abf82ca3c7f53f09c74MD53123456789/100942017-10-18 01:03:48.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta
title Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta
spellingShingle Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta
Alves, Nayara Sodré
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Existencialismo
Vazio existencial
Contemporâneo
title_short Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta
title_full Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta
title_fullStr Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta
title_full_unstemmed Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta
title_sort Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta
author Alves, Nayara Sodré
author_facet Alves, Nayara Sodré
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Sheila da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Nayara Sodré
contributor_str_mv Oliveira, Sheila da Costa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Existencialismo
Vazio existencial
Contemporâneo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Existencialismo
Vazio existencial
Contemporâneo
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho, desenvolvido como Monografia, tem por objetivo observar e analisar os questionamentos a respeito do vazio existencial no campo da publicidade, tomando por base o poema Eu Etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade, e imagens de campanhas, peças e páginas publicitárias, analisando a relação desse vazio com o consumidor contemporâneo. A metodologia utilizada envolve a pesquisa bibliográfica, exploratória, a observação e a análise de conteúdo e discurso. O referencial teórico empregado se fundamentou em estudos da comunicação, como na Linguagem Publicitária e no Comportamento do Consumidor, e entre outras áreas, como a Filosofia e Psicologia. Portanto, percebe-se a importância de um estudo mais aprofundado sobre o tema, assim, visando os questionamentos sobre a existência humana e a atuação da publicidade em tempos de hiperconsumo.
The work to be developed as monograph aims to observe and analyze the questions about the existential void in the advertising field, in written messages and images from advertising campaigns, analyzing the relationship that emptiness with the contemporary consumer. The methodology involves literature, exploratory, observation and content analysis and discourse. The theoretical employee will build in communication studies, as in Advertising Language and Consumer Behavior, and among other areas, such as Philosophy and Psychology. So we see the importance of further study on the subject, thus targeting the questions about human existence and the advertising activity in hyper times.
description O presente trabalho, desenvolvido como Monografia, tem por objetivo observar e analisar os questionamentos a respeito do vazio existencial no campo da publicidade, tomando por base o poema Eu Etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade, e imagens de campanhas, peças e páginas publicitárias, analisando a relação desse vazio com o consumidor contemporâneo. A metodologia utilizada envolve a pesquisa bibliográfica, exploratória, a observação e a análise de conteúdo e discurso. O referencial teórico empregado se fundamentou em estudos da comunicação, como na Linguagem Publicitária e no Comportamento do Consumidor, e entre outras áreas, como a Filosofia e Psicologia. Portanto, percebe-se a importância de um estudo mais aprofundado sobre o tema, assim, visando os questionamentos sobre a existência humana e a atuação da publicidade em tempos de hiperconsumo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-17T17:11:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-05
2017-10-17T17:11:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Nayara Sodré. Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta. 2014. 46 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10094
identifier_str_mv ALVES, Nayara Sodré. Vazio existencial na publicidade: uma interpretação do poema Eu Etiqueta. 2014. 46 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10094/1/NayaraSodreAlvesTCCGRADUACAO2014.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10094/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10094/3/NayaraSodreAlvesTCCGRADUACAO2014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d5cb9b709d0105180f46c7e11071922c
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
0e73433344e57abf82ca3c7f53f09c74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829885770235904