A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rodrigo Fernando
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11135
Resumo: A busca pela atenção às expectativas das partes interessadas, aliadas às reais necessidades dos projetos de identidade visual, foram a motivação desta pesquisa empírica aplicada com fim descritivo. No intuito de identificar os principais problemas de comunicação nos projetos de identidade visual, as práticas já existentes no mercado para diminuir esses problemas, os métodos existentes no campo de design praticados na atualidade, e também para poder apontar possíveis soluções dentro das práticas e métodos existentes no gerenciamento de projetos de acordo com o PMI, foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Com abordagens tanto quantitativa quanto qualitativa, foi enviado um questionário para designers, gestores de marca, e outros stakeholders diretamente envolvidos com projetos de identidade visual. Dos 50 questionários enviados, retornaram 32 respondidos, e como resultado este artigo apresenta muitas orientações úteis para que designers/gerentes de projetos possam otimizar seus métodos de gerenciamento das comunicações, aplicando a metodologia do PMI para gerenciar as expectativas e assegurar o entendimento entre as partes interessadas sobre as reais necessidades dos projetos de identidade visual.
id UCB-2_2d2ad08083ce34ed8d86461809d7f678
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11135
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Leão, Paulo Roberto CorrêaLopes, Rodrigo Fernando2018-07-20T16:07:55Z2018-07-102018-07-20T16:07:55Z2016LOPES, Rodrigo Fernando. A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual. 2016. 28 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em MBA Gerenciamento de Projetos) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11135Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2018-07-10T20:24:18Z No. of bitstreams: 1 RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf: 2354030 bytes, checksum: 159de8d223756794906dea8658fe2299 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-07-20T16:07:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf: 2354030 bytes, checksum: 159de8d223756794906dea8658fe2299 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-20T16:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf: 2354030 bytes, checksum: 159de8d223756794906dea8658fe2299 (MD5) Previous issue date: 2016A busca pela atenção às expectativas das partes interessadas, aliadas às reais necessidades dos projetos de identidade visual, foram a motivação desta pesquisa empírica aplicada com fim descritivo. No intuito de identificar os principais problemas de comunicação nos projetos de identidade visual, as práticas já existentes no mercado para diminuir esses problemas, os métodos existentes no campo de design praticados na atualidade, e também para poder apontar possíveis soluções dentro das práticas e métodos existentes no gerenciamento de projetos de acordo com o PMI, foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Com abordagens tanto quantitativa quanto qualitativa, foi enviado um questionário para designers, gestores de marca, e outros stakeholders diretamente envolvidos com projetos de identidade visual. Dos 50 questionários enviados, retornaram 32 respondidos, e como resultado este artigo apresenta muitas orientações úteis para que designers/gerentes de projetos possam otimizar seus métodos de gerenciamento das comunicações, aplicando a metodologia do PMI para gerenciar as expectativas e assegurar o entendimento entre as partes interessadas sobre as reais necessidades dos projetos de identidade visual.porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Revistas e Artigos CientíficosUCBEspecialização em Gestão de ProjetosBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAGestão de projetosGerenciamento das comunicaçõesPMBOKA metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTRodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf.txtRodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf.txtExtracted texttext/plain66725https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/3/RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf.txtbf034be7032cf20b4911c846fd87a474MD53ORIGINALRodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdfRodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdfArtigoapplication/pdf2354030https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/1/RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf159de8d223756794906dea8658fe2299MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/111352020-06-09 03:29:39.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual
title A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual
spellingShingle A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual
Lopes, Rodrigo Fernando
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Gestão de projetos
Gerenciamento das comunicações
PMBOK
title_short A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual
title_full A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual
title_fullStr A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual
title_full_unstemmed A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual
title_sort A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual
author Lopes, Rodrigo Fernando
author_facet Lopes, Rodrigo Fernando
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leão, Paulo Roberto Corrêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rodrigo Fernando
contributor_str_mv Leão, Paulo Roberto Corrêa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Gestão de projetos
Gerenciamento das comunicações
PMBOK
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de projetos
Gerenciamento das comunicações
PMBOK
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A busca pela atenção às expectativas das partes interessadas, aliadas às reais necessidades dos projetos de identidade visual, foram a motivação desta pesquisa empírica aplicada com fim descritivo. No intuito de identificar os principais problemas de comunicação nos projetos de identidade visual, as práticas já existentes no mercado para diminuir esses problemas, os métodos existentes no campo de design praticados na atualidade, e também para poder apontar possíveis soluções dentro das práticas e métodos existentes no gerenciamento de projetos de acordo com o PMI, foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Com abordagens tanto quantitativa quanto qualitativa, foi enviado um questionário para designers, gestores de marca, e outros stakeholders diretamente envolvidos com projetos de identidade visual. Dos 50 questionários enviados, retornaram 32 respondidos, e como resultado este artigo apresenta muitas orientações úteis para que designers/gerentes de projetos possam otimizar seus métodos de gerenciamento das comunicações, aplicando a metodologia do PMI para gerenciar as expectativas e assegurar o entendimento entre as partes interessadas sobre as reais necessidades dos projetos de identidade visual.
description A busca pela atenção às expectativas das partes interessadas, aliadas às reais necessidades dos projetos de identidade visual, foram a motivação desta pesquisa empírica aplicada com fim descritivo. No intuito de identificar os principais problemas de comunicação nos projetos de identidade visual, as práticas já existentes no mercado para diminuir esses problemas, os métodos existentes no campo de design praticados na atualidade, e também para poder apontar possíveis soluções dentro das práticas e métodos existentes no gerenciamento de projetos de acordo com o PMI, foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Com abordagens tanto quantitativa quanto qualitativa, foi enviado um questionário para designers, gestores de marca, e outros stakeholders diretamente envolvidos com projetos de identidade visual. Dos 50 questionários enviados, retornaram 32 respondidos, e como resultado este artigo apresenta muitas orientações úteis para que designers/gerentes de projetos possam otimizar seus métodos de gerenciamento das comunicações, aplicando a metodologia do PMI para gerenciar as expectativas e assegurar o entendimento entre as partes interessadas sobre as reais necessidades dos projetos de identidade visual.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-20T16:07:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-10
2018-07-20T16:07:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Rodrigo Fernando. A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual. 2016. 28 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em MBA Gerenciamento de Projetos) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11135
identifier_str_mv LOPES, Rodrigo Fernando. A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual. 2016. 28 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em MBA Gerenciamento de Projetos) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG - Revistas e Artigos Científicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
Especialização em Gestão de Projetos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/3/RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/1/RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bf034be7032cf20b4911c846fd87a474
159de8d223756794906dea8658fe2299
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829900938936320