A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11135 |
Resumo: | A busca pela atenção às expectativas das partes interessadas, aliadas às reais necessidades dos projetos de identidade visual, foram a motivação desta pesquisa empírica aplicada com fim descritivo. No intuito de identificar os principais problemas de comunicação nos projetos de identidade visual, as práticas já existentes no mercado para diminuir esses problemas, os métodos existentes no campo de design praticados na atualidade, e também para poder apontar possíveis soluções dentro das práticas e métodos existentes no gerenciamento de projetos de acordo com o PMI, foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Com abordagens tanto quantitativa quanto qualitativa, foi enviado um questionário para designers, gestores de marca, e outros stakeholders diretamente envolvidos com projetos de identidade visual. Dos 50 questionários enviados, retornaram 32 respondidos, e como resultado este artigo apresenta muitas orientações úteis para que designers/gerentes de projetos possam otimizar seus métodos de gerenciamento das comunicações, aplicando a metodologia do PMI para gerenciar as expectativas e assegurar o entendimento entre as partes interessadas sobre as reais necessidades dos projetos de identidade visual. |
id |
UCB-2_2d2ad08083ce34ed8d86461809d7f678 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/11135 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Leão, Paulo Roberto CorrêaLopes, Rodrigo Fernando2018-07-20T16:07:55Z2018-07-102018-07-20T16:07:55Z2016LOPES, Rodrigo Fernando. A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual. 2016. 28 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em MBA Gerenciamento de Projetos) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11135Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2018-07-10T20:24:18Z No. of bitstreams: 1 RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf: 2354030 bytes, checksum: 159de8d223756794906dea8658fe2299 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-07-20T16:07:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf: 2354030 bytes, checksum: 159de8d223756794906dea8658fe2299 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-20T16:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf: 2354030 bytes, checksum: 159de8d223756794906dea8658fe2299 (MD5) Previous issue date: 2016A busca pela atenção às expectativas das partes interessadas, aliadas às reais necessidades dos projetos de identidade visual, foram a motivação desta pesquisa empírica aplicada com fim descritivo. No intuito de identificar os principais problemas de comunicação nos projetos de identidade visual, as práticas já existentes no mercado para diminuir esses problemas, os métodos existentes no campo de design praticados na atualidade, e também para poder apontar possíveis soluções dentro das práticas e métodos existentes no gerenciamento de projetos de acordo com o PMI, foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Com abordagens tanto quantitativa quanto qualitativa, foi enviado um questionário para designers, gestores de marca, e outros stakeholders diretamente envolvidos com projetos de identidade visual. Dos 50 questionários enviados, retornaram 32 respondidos, e como resultado este artigo apresenta muitas orientações úteis para que designers/gerentes de projetos possam otimizar seus métodos de gerenciamento das comunicações, aplicando a metodologia do PMI para gerenciar as expectativas e assegurar o entendimento entre as partes interessadas sobre as reais necessidades dos projetos de identidade visual.porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Revistas e Artigos CientíficosUCBEspecialização em Gestão de ProjetosBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAGestão de projetosGerenciamento das comunicaçõesPMBOKA metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTRodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf.txtRodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf.txtExtracted texttext/plain66725https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/3/RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf.txtbf034be7032cf20b4911c846fd87a474MD53ORIGINALRodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdfRodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdfArtigoapplication/pdf2354030https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/1/RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf159de8d223756794906dea8658fe2299MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/111352020-06-09 03:29:39.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual |
title |
A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual |
spellingShingle |
A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual Lopes, Rodrigo Fernando CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Gestão de projetos Gerenciamento das comunicações PMBOK |
title_short |
A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual |
title_full |
A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual |
title_fullStr |
A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual |
title_full_unstemmed |
A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual |
title_sort |
A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual |
author |
Lopes, Rodrigo Fernando |
author_facet |
Lopes, Rodrigo Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leão, Paulo Roberto Corrêa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rodrigo Fernando |
contributor_str_mv |
Leão, Paulo Roberto Corrêa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Gestão de projetos Gerenciamento das comunicações PMBOK |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de projetos Gerenciamento das comunicações PMBOK |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A busca pela atenção às expectativas das partes interessadas, aliadas às reais necessidades dos projetos de identidade visual, foram a motivação desta pesquisa empírica aplicada com fim descritivo. No intuito de identificar os principais problemas de comunicação nos projetos de identidade visual, as práticas já existentes no mercado para diminuir esses problemas, os métodos existentes no campo de design praticados na atualidade, e também para poder apontar possíveis soluções dentro das práticas e métodos existentes no gerenciamento de projetos de acordo com o PMI, foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Com abordagens tanto quantitativa quanto qualitativa, foi enviado um questionário para designers, gestores de marca, e outros stakeholders diretamente envolvidos com projetos de identidade visual. Dos 50 questionários enviados, retornaram 32 respondidos, e como resultado este artigo apresenta muitas orientações úteis para que designers/gerentes de projetos possam otimizar seus métodos de gerenciamento das comunicações, aplicando a metodologia do PMI para gerenciar as expectativas e assegurar o entendimento entre as partes interessadas sobre as reais necessidades dos projetos de identidade visual. |
description |
A busca pela atenção às expectativas das partes interessadas, aliadas às reais necessidades dos projetos de identidade visual, foram a motivação desta pesquisa empírica aplicada com fim descritivo. No intuito de identificar os principais problemas de comunicação nos projetos de identidade visual, as práticas já existentes no mercado para diminuir esses problemas, os métodos existentes no campo de design praticados na atualidade, e também para poder apontar possíveis soluções dentro das práticas e métodos existentes no gerenciamento de projetos de acordo com o PMI, foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Com abordagens tanto quantitativa quanto qualitativa, foi enviado um questionário para designers, gestores de marca, e outros stakeholders diretamente envolvidos com projetos de identidade visual. Dos 50 questionários enviados, retornaram 32 respondidos, e como resultado este artigo apresenta muitas orientações úteis para que designers/gerentes de projetos possam otimizar seus métodos de gerenciamento das comunicações, aplicando a metodologia do PMI para gerenciar as expectativas e assegurar o entendimento entre as partes interessadas sobre as reais necessidades dos projetos de identidade visual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-20T16:07:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-10 2018-07-20T16:07:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Rodrigo Fernando. A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual. 2016. 28 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em MBA Gerenciamento de Projetos) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11135 |
identifier_str_mv |
LOPES, Rodrigo Fernando. A metodologia do PMI em gerenciamento das comunicações: expectativas das partes interessadas e as reais necessidades dos projetos de identidade visual. 2016. 28 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em MBA Gerenciamento de Projetos) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG - Revistas e Artigos Científicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB Especialização em Gestão de Projetos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/3/RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/1/RodrigoFernandoLopesTCCLatoSensu2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11135/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf034be7032cf20b4911c846fd87a474 159de8d223756794906dea8658fe2299 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829900938936320 |