A imaginação material e dinâmica na poética de João Cabral de Melo Neto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lorena de Aguiar
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8567
Resumo: Este trabalho consiste em uma aplicação de um ramo da teoria de Gaston Bachelard correspondente à imaginação material e dinâmica nos poemas de João Cabral de Melo Neto, escritor brasileiro. Bachelard repele a imposição de métodos e modelos à literatura, adota a estética concreta em que a imaginação é foco de reflexão que origina o homem e o mundo. Porém, a imaginação material e dinâmica permite que o conceito de imaginação não seja de cópia da realidade e do homem, mas uma imersão até o ser e que a partir disso adquire uma potência e liberdade para originar. Ou seja, desconstrói a realidade e o próprio ser. E o poeta João Cabral, que não se enquadra em nenhum movimento literário, porque escreve seus poemas em uma linguagem singular e os rege e os elabora com racionalidade, sem inserir experiências e emoções subjetivas a eles, inova o homem e o real constantemente, isto é, os cria. Para isso, a imaginação material e dinâmica interfere na criação e origem não só do homem como do real nos poemas de João Cabral.
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E o poeta João Cabral, que não se enquadra em nenhum movimento literário, porque escreve seus poemas em uma linguagem singular e os rege e os elabora com racionalidade, sem inserir experiências e emoções subjetivas a eles, inova o homem e o real constantemente, isto é, os cria. Para isso, a imaginação material e dinâmica interfere na criação e origem não só do homem como do real nos poemas de João Cabral.This research consists in applying a Gaston Bachelard‟s theory line, which corresponds to the material and dynamic imagination to the Brazilian poetry writer, João Cabral de Melo Neto. Bachelard rejects the imposition of literary methods and models, embraces the concrete esthetics where the imagination is focus of reflection about origin of the man and the world. However, the material and dynamic imagination allows that the concept of imagination does not be of reality and man‟s copy, but an immersion to the being, and from that, acquires potency and liberty to originate. That is, it deconstructs the reality and the being themselves. The poet, João Cabral, who does not conform to any literary movement, writes his poems with a unique language. He conducts and elaborates the poems by rationality, without adding subjective experiences and emotions to them. He constantly innovates the man and the real, in other words, he creates them. For this purpose, the material and dynamic imagination interferes in the creation and origin of the man and the real in Cabral‟s poems.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-07-03T15:43:57Z No. of bitstreams: 1 LorenaDeAguiarPereira.pdf: 609350 bytes, checksum: 21892be27eb830fa617239114e023122 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-03T20:45:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LorenaDeAguiarPereira.pdf: 609350 bytes, checksum: 21892be27eb830fa617239114e023122 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-03T20:45:08Z (GMT). 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This research consists in applying a Gaston Bachelard‟s theory line, which corresponds to the material and dynamic imagination to the Brazilian poetry writer, João Cabral de Melo Neto. Bachelard rejects the imposition of literary methods and models, embraces the concrete esthetics where the imagination is focus of reflection about origin of the man and the world. However, the material and dynamic imagination allows that the concept of imagination does not be of reality and man‟s copy, but an immersion to the being, and from that, acquires potency and liberty to originate. That is, it deconstructs the reality and the being themselves. The poet, João Cabral, who does not conform to any literary movement, writes his poems with a unique language. He conducts and elaborates the poems by rationality, without adding subjective experiences and emotions to them. He constantly innovates the man and the real, in other words, he creates them. For this purpose, the material and dynamic imagination interferes in the creation and origin of the man and the real in Cabral‟s poems.
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