Estudo comparativo de coeficiente de inteligência (Q.I.) entre alunas que praticam ou não ballet clássico em idade escolar
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1185 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é verificar as alterações no desempenho cognitivo das estudantes relacionando-os a pratica da atividade motora proposta, o ballet clássico, e aos fatores que ela agrega na rotina da criança como a disciplina e a organização com os estudos e com a sua rotina em geral, a auto estima relacionada ao bem estar que a atividade proporciona e a satisfação da aluna em relação a sua auto-imagem. Participaram desta pesquisa dois grupos de 15 meninas cada, com idades entre 06 e 10 anos, praticantes e não praticantes de ballet clássico, regularmente matriculadas em Instituições de Ensino respectivas a sua idade no DF. A coleta dos dados foi realizada através de questionário com perguntas do tipo fechado, aplicação de teste de Raven (específico para a idade da participante) por um profissional habilitado (Psicólogo). Conclui-se que, não há diferença significativa entre os índices do Coeficiente de Inteligência (Q.I.) entre o grupo das meninas que praticam Ballet Clássico, e que não praticam Ballet Clássico, não identificando assim correlação ente os índices de inteligência e a atividade proposta. Porem deve-se ressaltar que, com a exclusão de alguns testes devido à discrepância maior que o permitido a pesquisa teve seu numero de testes consideravelmente diminuídos o que sugere ampliar a pesquisa com um numero maior de participantes para que se possa obter um resultado mais fidedigno na pesquisa. |
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A coleta dos dados foi realizada através de questionário com perguntas do tipo fechado, aplicação de teste de Raven (específico para a idade da participante) por um profissional habilitado (Psicólogo). Conclui-se que, não há diferença significativa entre os índices do Coeficiente de Inteligência (Q.I.) entre o grupo das meninas que praticam Ballet Clássico, e que não praticam Ballet Clássico, não identificando assim correlação ente os índices de inteligência e a atividade proposta. Porem deve-se ressaltar que, com a exclusão de alguns testes devido à discrepância maior que o permitido a pesquisa teve seu numero de testes consideravelmente diminuídos o que sugere ampliar a pesquisa com um numero maior de participantes para que se possa obter um resultado mais fidedigno na pesquisa.Submitted by Claudia de Fatima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2012-12-05T20:09:33Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC 29,11,2011.pdf: 725423 bytes, checksum: d1f2d831a537e3f14ec459d745e207b4 (MD5) TCC 29,11,2011.pdf: 725423 bytes, checksum: d1f2d831a537e3f14ec459d745e207b4 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-01-22T04:15:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC 29,11,2011.pdf: 725423 bytes, checksum: d1f2d831a537e3f14ec459d745e207b4 (MD5) TCC 29,11,2011.pdf: 725423 bytes, checksum: d1f2d831a537e3f14ec459d745e207b4 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-22T04:15:24Z (GMT). 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O objetivo deste estudo é verificar as alterações no desempenho cognitivo das estudantes relacionando-os a pratica da atividade motora proposta, o ballet clássico, e aos fatores que ela agrega na rotina da criança como a disciplina e a organização com os estudos e com a sua rotina em geral, a auto estima relacionada ao bem estar que a atividade proporciona e a satisfação da aluna em relação a sua auto-imagem. Participaram desta pesquisa dois grupos de 15 meninas cada, com idades entre 06 e 10 anos, praticantes e não praticantes de ballet clássico, regularmente matriculadas em Instituições de Ensino respectivas a sua idade no DF. A coleta dos dados foi realizada através de questionário com perguntas do tipo fechado, aplicação de teste de Raven (específico para a idade da participante) por um profissional habilitado (Psicólogo). Conclui-se que, não há diferença significativa entre os índices do Coeficiente de Inteligência (Q.I.) entre o grupo das meninas que praticam Ballet Clássico, e que não praticam Ballet Clássico, não identificando assim correlação ente os índices de inteligência e a atividade proposta. Porem deve-se ressaltar que, com a exclusão de alguns testes devido à discrepância maior que o permitido a pesquisa teve seu numero de testes consideravelmente diminuídos o que sugere ampliar a pesquisa com um numero maior de participantes para que se possa obter um resultado mais fidedigno na pesquisa. |
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