O velho na música popular brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hack, Olga
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Vianna, Lucy Gomes, Tavares, Adriano Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: http://twingo.ucb.br:8080/jspui/handle/10869/484
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7703
Resumo: A relação que se faz entre cultura e música popular brasileira promove uma seleção de letras que se abre para um imaginário criativo e constitutivo de suas origens, como nas bases fundantes da história de vida de quem a compôs. Essas músicas em suas representações repercutem os significados deixados como marcas das experiências observadas e vividas sobre o velho, a velhice, a visão do processo de envelhecimento e a criação de lugares a serem ocupados nas formas de inclusão e exclusão social. Foram levantadas para análise músicas em tempos diferenciados, buscando-se um processo comparativo e interativo das visões criadas dos reflexos sociais vivenciados em cada época, procurando-se verificar se houve mudanças nas relações estabelecidas com o ato de se ver velho. Vislumbramos a interação criativa e plástica entre o ato de viver e de morrer, sobre o envelhecimento em sua identidade cultural e a maneira como é observada essa construção partilhada. As músicas em sua sonoridade e letra trazem à tona um construto mítico a mostrar um alguém singularmente transposto para a realidade de mundo criado ao se inserir em um meio cósmico captável por outras pessoas. A melodia apresentada no embalar para com as notas musicais, que surgem como representações dialéticas deixadas pela construção histórica dos personagens, criando espaços para descrever as pessoas em seu convívio, construindo reflexos para com os significados dos termos velho, velhice e envelhecimento, em forma de arte projetada.
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Foram levantadas para análise músicas em tempos diferenciados, buscando-se um processo comparativo e interativo das visões criadas dos reflexos sociais vivenciados em cada época, procurando-se verificar se houve mudanças nas relações estabelecidas com o ato de se ver velho. Vislumbramos a interação criativa e plástica entre o ato de viver e de morrer, sobre o envelhecimento em sua identidade cultural e a maneira como é observada essa construção partilhada. As músicas em sua sonoridade e letra trazem à tona um construto mítico a mostrar um alguém singularmente transposto para a realidade de mundo criado ao se inserir em um meio cósmico captável por outras pessoas. A melodia apresentada no embalar para com as notas musicais, que surgem como representações dialéticas deixadas pela construção histórica dos personagens, criando espaços para descrever as pessoas em seu convívio, construindo reflexos para com os significados dos termos velho, velhice e envelhecimento, em forma de arte projetada.The relationship between culture and Brazilian popular music promotes a selection of lyrics that reveals a creative mental imagery that constitutes their origins, like in the founding bases of the composer’s life history. These songs, in their representations, reverberate meanings left as marks of the observed and lived experiences of old person, old age, the view about the aging process and the creation of places to be occupied in the forms of social inclusion and exclusion. Songs from different periods were selected for analysis, in a comparative and interactive process of the views that were created about the social consequences experienced in each period. The aim was to investigate whether there were changes in the relations established with the act of seeing oneself as old. We noticed the creative and plastic interaction between living and dying, the cultural identity of aging, and the way this shared construction is seen. The songs, in their melody and lyrics, reveal a mythical construct that shows somebody who is singularly transposed to the world reality that is created when this person is inserted in a cosmic environment that can be captured by other people. The melody present in the rocking that musical notes cause emerges as dialectic representations left by the historical construction of the characters, creating spaces to describe people in their daily interactions, building reflections on the meanings of the terms old, old age and aging, in the form of projected art.Made available in DSpace on 2016-10-10T03:52:25Z (GMT). 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The relationship between culture and Brazilian popular music promotes a selection of lyrics that reveals a creative mental imagery that constitutes their origins, like in the founding bases of the composer’s life history. These songs, in their representations, reverberate meanings left as marks of the observed and lived experiences of old person, old age, the view about the aging process and the creation of places to be occupied in the forms of social inclusion and exclusion. Songs from different periods were selected for analysis, in a comparative and interactive process of the views that were created about the social consequences experienced in each period. The aim was to investigate whether there were changes in the relations established with the act of seeing oneself as old. We noticed the creative and plastic interaction between living and dying, the cultural identity of aging, and the way this shared construction is seen. The songs, in their melody and lyrics, reveal a mythical construct that shows somebody who is singularly transposed to the world reality that is created when this person is inserted in a cosmic environment that can be captured by other people. The melody present in the rocking that musical notes cause emerges as dialectic representations left by the historical construction of the characters, creating spaces to describe people in their daily interactions, building reflections on the meanings of the terms old, old age and aging, in the form of projected art.
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