Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/991 |
Resumo: | Este trabalho busca identificar o grau de motivação dos servidores de uma Administração Regional, através de pesquisa realizada por meio de questionário estruturado. Inicialmente foi apresentado um levantamento literário acerca de conceitos e teorias relacionadas à motivação. Em outro momento, foram apresentados os dados na pesquisa, onde se procurou analisar os aspectos que influenciam positiva ou negativamente a motivação dos servidores. O resultado da pesquisa demonstra que os servidores apresentam bons índices de satisfação com relação à postura e o relacionamento com os chefes e demais colegas de trabalho, com ambiente que oferece tranquilidade para a realização das atividades, além da cooperação entre todos. O ambiente é favorável à apresentação de diferentes ideias e opiniões, inclusive com a busca de novos meios para a realização dos trabalhos, de maneira que possam refletir em satisfação dos servidores e qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, os servidores demonstram insatisfação quanto à falta de reconhecimento por seu desempenho, bem como em relação às estruturas físicas e a qualidade dos móveis e equipamentos disponibilizados pelo órgão, que não lhes oferecem o conforto e segurança necessários. |
id |
UCB-2_3607959b7aa7235fc90d07d690c73e30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:10869/991 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cardoso, Jenei AlvesAlmeida Neto, Walter Mourão deAlmeida Neto, Walter Mourão de2012-10-24T18:07:04Z2016-10-10T03:53:47Z2012-10-24T18:07:04Z2016-10-10T03:53:47Z2012-10-242012-07-11https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/991Este trabalho busca identificar o grau de motivação dos servidores de uma Administração Regional, através de pesquisa realizada por meio de questionário estruturado. Inicialmente foi apresentado um levantamento literário acerca de conceitos e teorias relacionadas à motivação. Em outro momento, foram apresentados os dados na pesquisa, onde se procurou analisar os aspectos que influenciam positiva ou negativamente a motivação dos servidores. O resultado da pesquisa demonstra que os servidores apresentam bons índices de satisfação com relação à postura e o relacionamento com os chefes e demais colegas de trabalho, com ambiente que oferece tranquilidade para a realização das atividades, além da cooperação entre todos. O ambiente é favorável à apresentação de diferentes ideias e opiniões, inclusive com a busca de novos meios para a realização dos trabalhos, de maneira que possam refletir em satisfação dos servidores e qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, os servidores demonstram insatisfação quanto à falta de reconhecimento por seu desempenho, bem como em relação às estruturas físicas e a qualidade dos móveis e equipamentos disponibilizados pelo órgão, que não lhes oferecem o conforto e segurança necessários.This paper seeks to identify the degree of motivation of the government employees of a regional authority, through research carried out by means of a structured questionnaire. Initially a survey was made about literary concepts and theories related to motivation. In a second step, the data presented were obtained with the research, and an analysis of the factors that influence positively or negatively the motivation of the government employees. The research result shows that the servers have good levels of satisfaction with the attitude and relationship with bosses and other colleagues with the environment that provides tranquility to carry out activities, and cooperation among all. The environment is favorable to the presentation of different ideas and opinions, including the search for new ways to carry out the work, so they can reflect on government employees satisfaction and quality of services provided. Moreover, the servers show dissatisfaction with the lack of recognition for his performance as well as in relation to physical infrastructure and quality of furniture and equipment provided by the agency, which do not provide the comfort and security requirements.Submitted by Eduardo Pires Ribeiro (eduardop@ucb.br) on 2012-08-15T17:27:57Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf: 526462 bytes, checksum: 94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35a (MD5) Jenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf: 302492 bytes, checksum: 0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773e (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2012-10-24T18:07:04Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf: 526462 bytes, checksum: 94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35a (MD5) Jenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf: 302492 bytes, checksum: 0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773e (MD5)Made available in DSpace on 2012-10-24T18:07:04Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf: 526462 bytes, checksum: 94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35a (MD5) Jenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf: 302492 bytes, checksum: 0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773e (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:53:47Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Jenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf: 302492 bytes, checksum: 0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773e (MD5) Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf: 526462 bytes, checksum: 94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35a (MD5) license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) license.txt: 1870 bytes, checksum: 9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8 (MD5) Previous issue date: 2012-10-24TextoRestrito UCBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArea Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoMotivaçãoServidoresSatisfaçãoMotivationGovernment EmployeesSatisfactionMotivação dos servidores: um desafio para o gestor públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecializaçãoUniversidade Católica de Brasília, BrasilEspecialização em Gestão PúblicaEspecialistaEspecialização em Gestão Públicaporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALJenei Alves Cardoso 15-08-12.pdfapplication/pdf302492https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/1/Jenei%20Alves%20Cardoso%2015-08-12.pdf0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773eMD51Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdfapplication/pdf526462https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/2/Motiva%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Servidores%20-%20Um%20Desafio%20para%20o%20Gestor%20P%c3%bablico.pdf94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35aMD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream52https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/3/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream23898https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/5/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD55LICENSElicense.txttext/plain1870https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/6/license.txt9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8MD56TEXTJenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf.txtJenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/7/Jenei%20Alves%20Cardoso%2015-08-12.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD57Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf.txtMotivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf.txtExtracted texttext/plain42812https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/8/Motiva%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Servidores%20-%20Um%20Desafio%20para%20o%20Gestor%20P%c3%bablico.pdf.txt37ba6263ff888efd0d76ddba8567faffMD5810869/9912017-01-17 15:13:44.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público |
title |
Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público |
spellingShingle |
Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público Cardoso, Jenei Alves Motivação Servidores Satisfação Motivation Government Employees Satisfaction Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
title_short |
Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público |
title_full |
Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público |
title_fullStr |
Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público |
title_full_unstemmed |
Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público |
title_sort |
Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público |
author |
Cardoso, Jenei Alves |
author_facet |
Cardoso, Jenei Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.committeemember.none.fl_str_mv |
Almeida Neto, Walter Mourão de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Jenei Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida Neto, Walter Mourão de |
contributor_str_mv |
Almeida Neto, Walter Mourão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Servidores Satisfação Motivation Government Employees Satisfaction |
topic |
Motivação Servidores Satisfação Motivation Government Employees Satisfaction Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho busca identificar o grau de motivação dos servidores de uma Administração Regional, através de pesquisa realizada por meio de questionário estruturado. Inicialmente foi apresentado um levantamento literário acerca de conceitos e teorias relacionadas à motivação. Em outro momento, foram apresentados os dados na pesquisa, onde se procurou analisar os aspectos que influenciam positiva ou negativamente a motivação dos servidores. O resultado da pesquisa demonstra que os servidores apresentam bons índices de satisfação com relação à postura e o relacionamento com os chefes e demais colegas de trabalho, com ambiente que oferece tranquilidade para a realização das atividades, além da cooperação entre todos. O ambiente é favorável à apresentação de diferentes ideias e opiniões, inclusive com a busca de novos meios para a realização dos trabalhos, de maneira que possam refletir em satisfação dos servidores e qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, os servidores demonstram insatisfação quanto à falta de reconhecimento por seu desempenho, bem como em relação às estruturas físicas e a qualidade dos móveis e equipamentos disponibilizados pelo órgão, que não lhes oferecem o conforto e segurança necessários. This paper seeks to identify the degree of motivation of the government employees of a regional authority, through research carried out by means of a structured questionnaire. Initially a survey was made about literary concepts and theories related to motivation. In a second step, the data presented were obtained with the research, and an analysis of the factors that influence positively or negatively the motivation of the government employees. The research result shows that the servers have good levels of satisfaction with the attitude and relationship with bosses and other colleagues with the environment that provides tranquility to carry out activities, and cooperation among all. The environment is favorable to the presentation of different ideas and opinions, including the search for new ways to carry out the work, so they can reflect on government employees satisfaction and quality of services provided. Moreover, the servers show dissatisfaction with the lack of recognition for his performance as well as in relation to physical infrastructure and quality of furniture and equipment provided by the agency, which do not provide the comfort and security requirements. |
description |
Este trabalho busca identificar o grau de motivação dos servidores de uma Administração Regional, através de pesquisa realizada por meio de questionário estruturado. Inicialmente foi apresentado um levantamento literário acerca de conceitos e teorias relacionadas à motivação. Em outro momento, foram apresentados os dados na pesquisa, onde se procurou analisar os aspectos que influenciam positiva ou negativamente a motivação dos servidores. O resultado da pesquisa demonstra que os servidores apresentam bons índices de satisfação com relação à postura e o relacionamento com os chefes e demais colegas de trabalho, com ambiente que oferece tranquilidade para a realização das atividades, além da cooperação entre todos. O ambiente é favorável à apresentação de diferentes ideias e opiniões, inclusive com a busca de novos meios para a realização dos trabalhos, de maneira que possam refletir em satisfação dos servidores e qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, os servidores demonstram insatisfação quanto à falta de reconhecimento por seu desempenho, bem como em relação às estruturas físicas e a qualidade dos móveis e equipamentos disponibilizados pelo órgão, que não lhes oferecem o conforto e segurança necessários. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-07-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T18:07:04Z 2016-10-10T03:53:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-24T18:07:04Z 2016-10-10T03:53:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/991 |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Restrito UCB info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Restrito UCB |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/1/Jenei%20Alves%20Cardoso%2015-08-12.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/2/Motiva%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Servidores%20-%20Um%20Desafio%20para%20o%20Gestor%20P%c3%bablico.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/3/license_url https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/4/license_text https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/5/license_rdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/6/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/7/Jenei%20Alves%20Cardoso%2015-08-12.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/8/Motiva%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Servidores%20-%20Um%20Desafio%20para%20o%20Gestor%20P%c3%bablico.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773e 94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35a 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8 68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940 37ba6263ff888efd0d76ddba8567faff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829833501868032 |