Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Jenei Alves
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/991
Resumo: Este trabalho busca identificar o grau de motivação dos servidores de uma Administração Regional, através de pesquisa realizada por meio de questionário estruturado. Inicialmente foi apresentado um levantamento literário acerca de conceitos e teorias relacionadas à motivação. Em outro momento, foram apresentados os dados na pesquisa, onde se procurou analisar os aspectos que influenciam positiva ou negativamente a motivação dos servidores. O resultado da pesquisa demonstra que os servidores apresentam bons índices de satisfação com relação à postura e o relacionamento com os chefes e demais colegas de trabalho, com ambiente que oferece tranquilidade para a realização das atividades, além da cooperação entre todos. O ambiente é favorável à apresentação de diferentes ideias e opiniões, inclusive com a busca de novos meios para a realização dos trabalhos, de maneira que possam refletir em satisfação dos servidores e qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, os servidores demonstram insatisfação quanto à falta de reconhecimento por seu desempenho, bem como em relação às estruturas físicas e a qualidade dos móveis e equipamentos disponibilizados pelo órgão, que não lhes oferecem o conforto e segurança necessários.
id UCB-2_3607959b7aa7235fc90d07d690c73e30
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/991
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cardoso, Jenei AlvesAlmeida Neto, Walter Mourão deAlmeida Neto, Walter Mourão de2012-10-24T18:07:04Z2016-10-10T03:53:47Z2012-10-24T18:07:04Z2016-10-10T03:53:47Z2012-10-242012-07-11https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/991Este trabalho busca identificar o grau de motivação dos servidores de uma Administração Regional, através de pesquisa realizada por meio de questionário estruturado. Inicialmente foi apresentado um levantamento literário acerca de conceitos e teorias relacionadas à motivação. Em outro momento, foram apresentados os dados na pesquisa, onde se procurou analisar os aspectos que influenciam positiva ou negativamente a motivação dos servidores. O resultado da pesquisa demonstra que os servidores apresentam bons índices de satisfação com relação à postura e o relacionamento com os chefes e demais colegas de trabalho, com ambiente que oferece tranquilidade para a realização das atividades, além da cooperação entre todos. O ambiente é favorável à apresentação de diferentes ideias e opiniões, inclusive com a busca de novos meios para a realização dos trabalhos, de maneira que possam refletir em satisfação dos servidores e qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, os servidores demonstram insatisfação quanto à falta de reconhecimento por seu desempenho, bem como em relação às estruturas físicas e a qualidade dos móveis e equipamentos disponibilizados pelo órgão, que não lhes oferecem o conforto e segurança necessários.This paper seeks to identify the degree of motivation of the government employees of a regional authority, through research carried out by means of a structured questionnaire. Initially a survey was made about literary concepts and theories related to motivation. In a second step, the data presented were obtained with the research, and an analysis of the factors that influence positively or negatively the motivation of the government employees. The research result shows that the servers have good levels of satisfaction with the attitude and relationship with bosses and other colleagues with the environment that provides tranquility to carry out activities, and cooperation among all. The environment is favorable to the presentation of different ideas and opinions, including the search for new ways to carry out the work, so they can reflect on government employees satisfaction and quality of services provided. Moreover, the servers show dissatisfaction with the lack of recognition for his performance as well as in relation to physical infrastructure and quality of furniture and equipment provided by the agency, which do not provide the comfort and security requirements.Submitted by Eduardo Pires Ribeiro (eduardop@ucb.br) on 2012-08-15T17:27:57Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf: 526462 bytes, checksum: 94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35a (MD5) Jenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf: 302492 bytes, checksum: 0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773e (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2012-10-24T18:07:04Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf: 526462 bytes, checksum: 94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35a (MD5) Jenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf: 302492 bytes, checksum: 0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773e (MD5)Made available in DSpace on 2012-10-24T18:07:04Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf: 526462 bytes, checksum: 94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35a (MD5) Jenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf: 302492 bytes, checksum: 0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773e (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:53:47Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Jenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf: 302492 bytes, checksum: 0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773e (MD5) Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf: 526462 bytes, checksum: 94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35a (MD5) license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) license.txt: 1870 bytes, checksum: 9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8 (MD5) Previous issue date: 2012-10-24TextoRestrito UCBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArea Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoMotivaçãoServidoresSatisfaçãoMotivationGovernment EmployeesSatisfactionMotivação dos servidores: um desafio para o gestor públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecializaçãoUniversidade Católica de Brasília, BrasilEspecialização em Gestão PúblicaEspecialistaEspecialização em Gestão Públicaporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALJenei Alves Cardoso 15-08-12.pdfapplication/pdf302492https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/1/Jenei%20Alves%20Cardoso%2015-08-12.pdf0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773eMD51Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdfapplication/pdf526462https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/2/Motiva%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Servidores%20-%20Um%20Desafio%20para%20o%20Gestor%20P%c3%bablico.pdf94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35aMD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream52https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/3/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream23898https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/5/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD55LICENSElicense.txttext/plain1870https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/6/license.txt9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8MD56TEXTJenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf.txtJenei Alves Cardoso 15-08-12.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/7/Jenei%20Alves%20Cardoso%2015-08-12.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD57Motivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf.txtMotivação dos Servidores - Um Desafio para o Gestor Público.pdf.txtExtracted texttext/plain42812https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/8/Motiva%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Servidores%20-%20Um%20Desafio%20para%20o%20Gestor%20P%c3%bablico.pdf.txt37ba6263ff888efd0d76ddba8567faffMD5810869/9912017-01-17 15:13:44.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público
title Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público
spellingShingle Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público
Cardoso, Jenei Alves
Motivação
Servidores
Satisfação
Motivation
Government Employees
Satisfaction
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
title_short Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público
title_full Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público
title_fullStr Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público
title_full_unstemmed Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público
title_sort Motivação dos servidores: um desafio para o gestor público
author Cardoso, Jenei Alves
author_facet Cardoso, Jenei Alves
author_role author
dc.contributor.committeemember.none.fl_str_mv Almeida Neto, Walter Mourão de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Jenei Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida Neto, Walter Mourão de
contributor_str_mv Almeida Neto, Walter Mourão de
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Servidores
Satisfação
Motivation
Government Employees
Satisfaction
topic Motivação
Servidores
Satisfação
Motivation
Government Employees
Satisfaction
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho busca identificar o grau de motivação dos servidores de uma Administração Regional, através de pesquisa realizada por meio de questionário estruturado. Inicialmente foi apresentado um levantamento literário acerca de conceitos e teorias relacionadas à motivação. Em outro momento, foram apresentados os dados na pesquisa, onde se procurou analisar os aspectos que influenciam positiva ou negativamente a motivação dos servidores. O resultado da pesquisa demonstra que os servidores apresentam bons índices de satisfação com relação à postura e o relacionamento com os chefes e demais colegas de trabalho, com ambiente que oferece tranquilidade para a realização das atividades, além da cooperação entre todos. O ambiente é favorável à apresentação de diferentes ideias e opiniões, inclusive com a busca de novos meios para a realização dos trabalhos, de maneira que possam refletir em satisfação dos servidores e qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, os servidores demonstram insatisfação quanto à falta de reconhecimento por seu desempenho, bem como em relação às estruturas físicas e a qualidade dos móveis e equipamentos disponibilizados pelo órgão, que não lhes oferecem o conforto e segurança necessários.
This paper seeks to identify the degree of motivation of the government employees of a regional authority, through research carried out by means of a structured questionnaire. Initially a survey was made about literary concepts and theories related to motivation. In a second step, the data presented were obtained with the research, and an analysis of the factors that influence positively or negatively the motivation of the government employees. The research result shows that the servers have good levels of satisfaction with the attitude and relationship with bosses and other colleagues with the environment that provides tranquility to carry out activities, and cooperation among all. The environment is favorable to the presentation of different ideas and opinions, including the search for new ways to carry out the work, so they can reflect on government employees satisfaction and quality of services provided. Moreover, the servers show dissatisfaction with the lack of recognition for his performance as well as in relation to physical infrastructure and quality of furniture and equipment provided by the agency, which do not provide the comfort and security requirements.
description Este trabalho busca identificar o grau de motivação dos servidores de uma Administração Regional, através de pesquisa realizada por meio de questionário estruturado. Inicialmente foi apresentado um levantamento literário acerca de conceitos e teorias relacionadas à motivação. Em outro momento, foram apresentados os dados na pesquisa, onde se procurou analisar os aspectos que influenciam positiva ou negativamente a motivação dos servidores. O resultado da pesquisa demonstra que os servidores apresentam bons índices de satisfação com relação à postura e o relacionamento com os chefes e demais colegas de trabalho, com ambiente que oferece tranquilidade para a realização das atividades, além da cooperação entre todos. O ambiente é favorável à apresentação de diferentes ideias e opiniões, inclusive com a busca de novos meios para a realização dos trabalhos, de maneira que possam refletir em satisfação dos servidores e qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, os servidores demonstram insatisfação quanto à falta de reconhecimento por seu desempenho, bem como em relação às estruturas físicas e a qualidade dos móveis e equipamentos disponibilizados pelo órgão, que não lhes oferecem o conforto e segurança necessários.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T18:07:04Z
2016-10-10T03:53:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T18:07:04Z
2016-10-10T03:53:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/991
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Restrito UCB
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Restrito UCB
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/1/Jenei%20Alves%20Cardoso%2015-08-12.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/2/Motiva%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Servidores%20-%20Um%20Desafio%20para%20o%20Gestor%20P%c3%bablico.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/3/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/4/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/5/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/6/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/7/Jenei%20Alves%20Cardoso%2015-08-12.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/991/8/Motiva%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Servidores%20-%20Um%20Desafio%20para%20o%20Gestor%20P%c3%bablico.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0066d0629e36fbf9dede5cc60ef4773e
94ae5d5c30eeca8a16dbe88e43f2d35a
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7
9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8
68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940
37ba6263ff888efd0d76ddba8567faff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829833501868032