Vivências de assédio moral em estudantes trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Rosania Nepomuceno
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8920
Resumo: Com a globalização o mercado de trabalho passa por processos de mudanças tanto no que refere à organização como aos trabalhadores. E nesse contexto, muitas vezes ocorre à prática do assédio moral, como um fenômeno complexo influenciado por múltiplos fatores e com comportamentos agressivos que objetivam a humilhação e a desestabilização emocional, o que torna o ambiente de trabalho desagradável e hostil. As terminologias relacionadas ao as-sédio moral como o mobbing entre outras, são variadas e reconhecidas no contexto brasileiro, refletindo diferenças culturais, conceituais, históricas e comportamentais que são essenciais para a compreensão do estudo. O assédio moral pode ser classificado como horizontal e verti-cal. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo verificar as vivências de assédio moral e o seu impacto em estudantes inseridos no mercado de trabalho, através da aplicação de dois instrumentos de medidas: a EP-AMT (Escala de percepção de assédio moral no trabalho) e a EIA-AMT (Escala de impacto afetivo do assédio moral no trabalho).
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As terminologias relacionadas ao as-sédio moral como o mobbing entre outras, são variadas e reconhecidas no contexto brasileiro, refletindo diferenças culturais, conceituais, históricas e comportamentais que são essenciais para a compreensão do estudo. O assédio moral pode ser classificado como horizontal e verti-cal. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo verificar as vivências de assédio moral e o seu impacto em estudantes inseridos no mercado de trabalho, através da aplicação de dois instrumentos de medidas: a EP-AMT (Escala de percepção de assédio moral no trabalho) e a EIA-AMT (Escala de impacto afetivo do assédio moral no trabalho).With globalization the labor market undergoes change processes both in terms of organization and workers. And in this context, often occurs to the practice of bullying as a complex phe-nomenon influenced by multiple factors and aggressive behavior aimed at humiliation and emotional desestabilition, which makes it unpleasant and hostile work environment. The end-nologies related to bullying and mobbing among others, are varied and reconised in the Bra-zilian context, reflecting cultural, conceptual, historical and behavioral differences that are essential for understanding the study. Bullying can be classified as horizontal and vertical. Thus, this study aims to determine the experiences of bullying and its impact on students in the job market by applying two measurement instruments: EP-AMT (of bullying perception of scale at work) and EIA-AMT (affective impact Scale of bullying at work).Submitted by cristiano cardoso sales (cristiano.sales@ucb.br) on 2017-07-07T17:22:23Z No. of bitstreams: 1 RosaniaNepomucenoPeixotoTCCGraduacao2015.pdf: 693931 bytes, checksum: caabbe9c7eb6fb48db913d22bf592675 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-10T11:57:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RosaniaNepomucenoPeixotoTCCGraduacao2015.pdf: 693931 bytes, checksum: caabbe9c7eb6fb48db913d22bf592675 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-10T11:57:22Z (GMT). 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With globalization the labor market undergoes change processes both in terms of organization and workers. And in this context, often occurs to the practice of bullying as a complex phe-nomenon influenced by multiple factors and aggressive behavior aimed at humiliation and emotional desestabilition, which makes it unpleasant and hostile work environment. The end-nologies related to bullying and mobbing among others, are varied and reconised in the Bra-zilian context, reflecting cultural, conceptual, historical and behavioral differences that are essential for understanding the study. Bullying can be classified as horizontal and vertical. Thus, this study aims to determine the experiences of bullying and its impact on students in the job market by applying two measurement instruments: EP-AMT (of bullying perception of scale at work) and EIA-AMT (affective impact Scale of bullying at work).
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