As exportações do agronegócio brasileiro e o desafio da infraestrutura (2000 a 2010)
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Data de Publicação: | 2012 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8164 |
Resumo: | Nas últimas décadas, o Brasil vem se posicionado como uma potência do agronegócio, sendo o maior exportador mundial de café, açúcar, carne bovina, carne de frango, suco de laranja, tabaco e álcool. Este destaque no cenário internacional está sendo construído através de diversos diferenciais do país, desde a imensa disponibilidade de terras cultiváveis, clima diversificado, chuvas regulares, luz solar abundante e grande reserva de água doce, até o esforço brasileiro quanto ao desenvolvimento científico-tecnológico e a modernização da atividade rural. Contudo, contar apenas com o potencial para o crescimento do agronegócio não é suficiente para assegurar o abastecimento interno e a produção de excedentes exportáveis de maneira competitiva. Observa-se que uma dos maiores gargalos para a potencialidade do agronegócio brasileiro está na carência de infraestrutura adequada para a movimentação desses produtos do campo aos portos de exportação. O Brasil possui uma matriz de modais inadequada para suas dimensões, em condições precárias de funcionamento. Neste trabalho os esforços serão concentrados na análise da infraestrutura logística e seus impactos para exportação do agronegócio brasileiro, apresentando a qualidade e a oferta de infraestrutura viária, terminais e armazéns no país, analisando também o contexto internacional. |
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2017-05-08T19:13:58Z2012-06-042017-05-08T19:13:58Z2012-06-04BOMFIM, Ana Carolina Souza do. As exportações do agronegócio brasileiro e o desafio da infraestrutura (2000 a 2010). 2012. 72 p. Monografia (Relações Internacionais). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8164Nas últimas décadas, o Brasil vem se posicionado como uma potência do agronegócio, sendo o maior exportador mundial de café, açúcar, carne bovina, carne de frango, suco de laranja, tabaco e álcool. Este destaque no cenário internacional está sendo construído através de diversos diferenciais do país, desde a imensa disponibilidade de terras cultiváveis, clima diversificado, chuvas regulares, luz solar abundante e grande reserva de água doce, até o esforço brasileiro quanto ao desenvolvimento científico-tecnológico e a modernização da atividade rural. Contudo, contar apenas com o potencial para o crescimento do agronegócio não é suficiente para assegurar o abastecimento interno e a produção de excedentes exportáveis de maneira competitiva. Observa-se que uma dos maiores gargalos para a potencialidade do agronegócio brasileiro está na carência de infraestrutura adequada para a movimentação desses produtos do campo aos portos de exportação. O Brasil possui uma matriz de modais inadequada para suas dimensões, em condições precárias de funcionamento. Neste trabalho os esforços serão concentrados na análise da infraestrutura logística e seus impactos para exportação do agronegócio brasileiro, apresentando a qualidade e a oferta de infraestrutura viária, terminais e armazéns no país, analisando também o contexto internacional.In the recent decades, Brazil has put itself as a power of agribusiness, and has become the largest exporter of coffee, sugar, beef, chicken, orange juice, tobacco and alcohol. This remark on the international scenario is being built through various differentials in the country, since the vast availability of arable land, diverse climate, regular rainfall, abundant solar energy and large reserves of fresh water, until the Brazilian effort in the development of science and technology and modernization of rural activity. However, relying only on the potential for growth of agribusiness is not sufficient to ensure domestic supply and production of exportable surpluses competitively. It is observed that one of the major obstacles for the potential of the Brazilian agribusiness is the lack of adequate infrastructure modal of transportations to its dimensions, working in poor conditions. In this study, efforts will concentrate on the analysis of the logistics infrastructure and its impacts for exports of Brazilian agribusiness, examining the quality and the availability of road infrastructure, terminal and warehouses in the country, also considering the international context.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2017-05-05T17:21:29Z No. of bitstreams: 1 AnaCarolinaSouzadoBomfimTCCGraduacao.pdf: 1080657 bytes, checksum: a6568ba18a179240655828c94c88793f (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T19:13:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AnaCarolinaSouzadoBomfimTCCGraduacao.pdf: 1080657 bytes, checksum: a6568ba18a179240655828c94c88793f (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T19:13:58Z (GMT). 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Nas últimas décadas, o Brasil vem se posicionado como uma potência do agronegócio, sendo o maior exportador mundial de café, açúcar, carne bovina, carne de frango, suco de laranja, tabaco e álcool. Este destaque no cenário internacional está sendo construído através de diversos diferenciais do país, desde a imensa disponibilidade de terras cultiváveis, clima diversificado, chuvas regulares, luz solar abundante e grande reserva de água doce, até o esforço brasileiro quanto ao desenvolvimento científico-tecnológico e a modernização da atividade rural. Contudo, contar apenas com o potencial para o crescimento do agronegócio não é suficiente para assegurar o abastecimento interno e a produção de excedentes exportáveis de maneira competitiva. Observa-se que uma dos maiores gargalos para a potencialidade do agronegócio brasileiro está na carência de infraestrutura adequada para a movimentação desses produtos do campo aos portos de exportação. O Brasil possui uma matriz de modais inadequada para suas dimensões, em condições precárias de funcionamento. Neste trabalho os esforços serão concentrados na análise da infraestrutura logística e seus impactos para exportação do agronegócio brasileiro, apresentando a qualidade e a oferta de infraestrutura viária, terminais e armazéns no país, analisando também o contexto internacional. |
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