Pesquisando a partir do pensamento complexo - elementos para uma metodologia de desenvolvimento eco-sistêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Maria Cândida
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: De La Torre, Saturnino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/123456789/254
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7507
Resumo: O artigo aporta algumas idéias de como é possível encarar a pesquisa em Educação, a partir do Pensamento Complexo de Edgar Morin, bem como do que estamos chamando de Pensamento Eco-Sistêmico elaborado por M.C. Moraes. Para tanto, os autores propõem a metodologia de desenvolvimento eco-sistêmico, suportada por determinados princípios epistemológicos e compreendida como sendo um processo de construção do conhecimento, no qual se retomam, em diferentes momentos e de maneira interativa e recursiva, os objetivos, as estratégias e as avaliações feitas, visando melhor ompreender a dinâmica processual e as mudanças ocorridas. Implica um procedimento metodológico interativo, dinâmico, aberto e recursivo, caracterizado pela construção de estratégias de ação, estratégias adaptáveis e sujeitas às mudanças no processo e que sendo desenvolvidas durante a pesquisa estão também sujeitas ao imprevisto e ao inesperado, requerendo, portanto, pluralidade de amostras e de instrumentos, bem como uma melhor compreensão dos resultados. São estratégias que avançam mediante momentos e circunstâncias criadas, diferentemente das etapas e estágios regulares, ordenados e previsíveis, que caracterizam a pesquisa tradicional. O rigor e a validade científica dos conhecimentos científicos construídos a partir deste referencial devem ser avaliados a partir das evidências identificadas, da utilidade do conhecimento produzido, da probabilidade de polinização dos resultados em outros contextos, da confirmabilidade dos processos registrados, bem como do caráter ético dos procedimentos adotados
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Para tanto, os autores propõem a metodologia de desenvolvimento eco-sistêmico, suportada por determinados princípios epistemológicos e compreendida como sendo um processo de construção do conhecimento, no qual se retomam, em diferentes momentos e de maneira interativa e recursiva, os objetivos, as estratégias e as avaliações feitas, visando melhor ompreender a dinâmica processual e as mudanças ocorridas. Implica um procedimento metodológico interativo, dinâmico, aberto e recursivo, caracterizado pela construção de estratégias de ação, estratégias adaptáveis e sujeitas às mudanças no processo e que sendo desenvolvidas durante a pesquisa estão também sujeitas ao imprevisto e ao inesperado, requerendo, portanto, pluralidade de amostras e de instrumentos, bem como uma melhor compreensão dos resultados. São estratégias que avançam mediante momentos e circunstâncias criadas, diferentemente das etapas e estágios regulares, ordenados e previsíveis, que caracterizam a pesquisa tradicional. O rigor e a validade científica dos conhecimentos científicos construídos a partir deste referencial devem ser avaliados a partir das evidências identificadas, da utilidade do conhecimento produzido, da probabilidade de polinização dos resultados em outros contextos, da confirmabilidade dos processos registrados, bem como do caráter ético dos procedimentos adotadosThis paper contributes some ideas on the possibility of approaching Educational Research based upon Morin’s Complex Thought, as well as what we call the Ecosysthemic Thought, by Moraes. For this purpose, the authors propose an ecosystemic development methodology, supported by certain epistemological principles and understood as a knowledge constructing process here objectives, strategies and assessments are reconsidered in different moments, both interactive and recursively, aiming at better understanding the process dynamics and changes occurred. It also implies an interactive, dynamic, open and recursive methodological procedure characterized by the constructi- on of adjustable action strategies subjected to process changes, which are developed during the research and thus also subjected to the unforeseen and the unexpected, requiring plural samples and instruments, as well as a better understanding of the results. These are strategies advancing by means of created moments and circumstances, differently from the regular, ordered and predictable stages and steps characterizing traditional researches. The scientific accurateness and validity of knowledge built on this theoretical rationale shall be assessed based upon identified evidences about the usefulness of the knowledge produced, the probable polinization of the results in different contexts, the confirmability of the processes recorded, as well as the ethical nature of the procedures adopted.Made available in DSpace on 2016-10-10T03:51:43Z (GMT). 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