A gramática nos livros didáticos de ensino médio sob a perspectiva histórico-discursiva
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Data de Publicação: | 2011 |
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Ribeiro, Camila Oliveira2014-05-07T20:44:12Z2016-10-10T03:27:51Z2014-05-07T20:44:12Z2016-10-10T03:27:51Z2011-11-18RIBEIRO, Camila Oliveira. A gramática nos livros didáticos de ensino médio sob a perspectiva histórico-discursiva. 2011. 56 f. Monografia (Letras) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3847LetrasEste trabalho tem como objetivo compreender como o nosso objeto de estudo – a gramática no livro didático - produz sentidos. O nosso referencial teórico e metodológico fundamenta-se na Análise de Discurso e na História das Ideias Linguísticas, que nos levam a tomar a gramática e o livro didático como Instrumentos linguísticos, tecnologias e discursos. Analisamos as condições de produção do nosso objeto de estudo, buscando compreender a imagem de língua, de conhecimento linguístico e de leitor presentes no livro didático por meio da pergunta norteadora do nosso trabalho que é: como o saber gramatical é didatizado pelo livro didático? Uma vez que observamos que não é por mera transposição de conhecimentos, mas que eles obedecem a padrões e exigências estabelecidos pelo Estado e pela Ciência, logo buscamos compreender como se dá esse processo, ampliando nossa visão sobre as políticas públicas do livro didático, analisando, principalmente, Guias que são resultantes do processo de seleção das obras produzidas no Brasil. Por meio da compreensão do dispositivo teórico oferecido pela teoria da Análise de Discurso, construímos o nosso dispositivo analítico, delimitando o nosso corpus centrado nos Guias de Livros Didáticos do PNLEM e no livro “Português Linguagens” de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, atualmente mais usado no Brasil e em Brasília. E por meio da descrição e análise chegamos à conclusão de que a gramática ainda é quem “comanda” o ensino, que o conhecimento linguístico presente na escola ainda se resume em estudar uma gramática fechada em conceitos e regras simplificadas e banalizadas, por meio de exercícios para que o leitor identifique fatos gramaticais. Assim, a imagem de língua é projetada como conceitos para serem identificados e decorados, uma língua una e uniforme; a imagem de conhecimento como algo estável e controlável, e a de sujeito como a de quem ainda não é capaz de dominar essa língua homogênea.The objective of this paper is to comprehend how our object of study – grammar within the didactic book – produces meanings. Theoretical and methodological referential were Discourse Analysis and the History of Linguistic Ideas, which lead us to take grammar and the didactic book as linguistics tools, technologies and discourses. We have analyzed the conditions of production of our object of study, trying to comprehend the image of language, linguistic knowledge and presence of the reader in the didactic book through the guiding question of this paper: how is grammatical knowledge didactically put through the didactic book? Once observed that it's not through simple knowledge transposition, but that such knowledge obeys patterns and demands established by the State and Science, soon we tried to comprehend how this process occurs, broadening our view about public policies on didactic books, analyzing, primarily, Guides which are a result of the process of selection of books produced in Brazil. By comprehending the theoretical device offered by the theory of Discourse Analysis, we have built our analytical device, limiting our corpus of study within the Guide of Didactic Books of PNLEM and the book currently highly used in Brazil and Brasília called “Português Linguagens” by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. Through description and analysis we have reached the conclusion that grammar is still the one “commanding” the teaching process. We have also perceived that the linguistic knowledge used nowadays in schools still means studying simplified and banalized rules and concepts in a closed grammar through exercises which enable the reader to identify grammatical aspects. Therefore, the image of language is projected as concepts to be identified and memorized, a single and uniform language; the image of knowledge is seen as something stable and controllable, and the image of the subject is one of someone who still can't fully domain this homogeneous language yet.Submitted by Marielle Domiciano (marielle.silva@ucb.br) on 2014-05-07T13:42:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Camila Oliveira Ribeiro.pdf: 623526 bytes, checksum: d6f6a48f5bb4a71b3318e232d074e8ef (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-05-07T20:44:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Camila Oliveira Ribeiro.pdf: 623526 bytes, checksum: d6f6a48f5bb4a71b3318e232d074e8ef (MD5)Made available in DSpace on 2014-05-07T20:44:12Z (GMT). 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