Gestão de pessoas por competência: percepção de gestores em órgãos públicos e empresas privadas
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Data de Publicação: | 2009 |
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Fonseca, Marina Lopes Freire2014-10-27T19:47:31Z2016-10-10T03:46:51Z2014-10-27T19:47:31Z2016-10-10T03:46:51Z2009-11-27FONSECA, Marina Lopes Freire. Gestão de pessoas por competência: percepção de gestores em órgãos públicos e empresas privadas. 2009. 38 f. Monografia (Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4715PsicologiaEste estudo tem como objetivo pesquisar o conceito de gestão de pessoas – modelo tradicional no sentido atual e no contexto histórico de sua evolução, conceituar também competências bem como gestão de pessoas por competências segundo referências atuais, analisando comparativamente o quadro conceitual de ambos os tipos de gestão e por fim pesquisar a aplicabilidade em Empresas Privadas e Órgãos Públicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, utilizando um questionário com perguntas abertas. Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2009 em duas Empresas Privadas e dois Órgãos Públicos localizados em Brasília. Participaram da pesquisa 04 gestores, um em cada local coletado. Os dados foram avaliados de acordo com categorias e subcategorias previamente estabelecidos quanto ao modelo de gestão, ao processo de implementação e gestão de pessoas por competências propriamente dito. Os resultados obtidos indicam que há um grau de divergências em relação às Empresas Privadas e aos Órgãos Públicos em alguns aspectos e em outros há um consenso de ambas as partes. Na análise dos fatores que indicam a conceituação e a eficácia do modelo de gestão de pessoas por competências os resultados foram semelhantes, apontando para a satisfação quanto ao modelo. Para os fatores que indicam o modelo adotado, o processo de implementação, os resultados apresentam escores diferenciados, indicando uma diversidade de procedimento encontrado em cada local. De modo geral os resultados apontam que, embora haja indicadores diferenciados, ambos estão primando pela melhoria e crescimento de seu local de trabalho. Contudo, vale ressaltar que houve uma importante dificuldade de se fazer esta entrevista, o que nos leva a suspeita de respostas abrangentes, incompletas. Portanto, sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas junto aos gestores, igualmente aos funcionários diretamente relacionados para a verificação dos resultados obtidos e uma nova visão sobre o tema.Submitted by Tania Marques Ribeiro (tmarques@ucb.br) on 2014-09-30T19:26:43Z No. of bitstreams: 1 Marina Lopes Freire Fonseca.pdf: 303857 bytes, checksum: ef76fdd672ec8901687309f07f31ae67 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-10-27T19:47:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marina Lopes Freire Fonseca.pdf: 303857 bytes, checksum: ef76fdd672ec8901687309f07f31ae67 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-27T19:47:31Z (GMT). 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Este estudo tem como objetivo pesquisar o conceito de gestão de pessoas – modelo tradicional no sentido atual e no contexto histórico de sua evolução, conceituar também competências bem como gestão de pessoas por competências segundo referências atuais, analisando comparativamente o quadro conceitual de ambos os tipos de gestão e por fim pesquisar a aplicabilidade em Empresas Privadas e Órgãos Públicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, utilizando um questionário com perguntas abertas. Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2009 em duas Empresas Privadas e dois Órgãos Públicos localizados em Brasília. Participaram da pesquisa 04 gestores, um em cada local coletado. Os dados foram avaliados de acordo com categorias e subcategorias previamente estabelecidos quanto ao modelo de gestão, ao processo de implementação e gestão de pessoas por competências propriamente dito. Os resultados obtidos indicam que há um grau de divergências em relação às Empresas Privadas e aos Órgãos Públicos em alguns aspectos e em outros há um consenso de ambas as partes. Na análise dos fatores que indicam a conceituação e a eficácia do modelo de gestão de pessoas por competências os resultados foram semelhantes, apontando para a satisfação quanto ao modelo. Para os fatores que indicam o modelo adotado, o processo de implementação, os resultados apresentam escores diferenciados, indicando uma diversidade de procedimento encontrado em cada local. De modo geral os resultados apontam que, embora haja indicadores diferenciados, ambos estão primando pela melhoria e crescimento de seu local de trabalho. Contudo, vale ressaltar que houve uma importante dificuldade de se fazer esta entrevista, o que nos leva a suspeita de respostas abrangentes, incompletas. Portanto, sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas junto aos gestores, igualmente aos funcionários diretamente relacionados para a verificação dos resultados obtidos e uma nova visão sobre o tema. |
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