A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Alessandra Leite de
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12822
Resumo: Os símbolos são usados como forma de comunicação desde a remota história dos homens das cavernas. Charles Sanders Pierce aprimorou o conceito de signo a partir de seus estudos. Neste contexto, ressalta-se o crescimento do uso da internet mediada as redes sociais, que mudaram profundamente as formas de comunicação. Por meio disso, novas possibilidades surgiram, abrindo as portas para novas profissões. Nesta pesquisa analisa-se o papel do influenciador digital, em especial, Renata Meins e Rayza Nicácio, youtubers de beleza, que por meio do conteúdo produzido em seus canais colaboram para que muitas mulheres descubram sua beleza e seu potencial, observando como suas redes sociais contribuem na construção da autoestima e incentivando a busca pela melhor versão de si mesmo. Com base na Teoria da semiótica foi realizada a análise descritiva, a seleção das postagens foi feita aleatoriamente entre os dias 20 de agosto a 16 de setembro de 2019. Buscando compreender este processo, foram selecionadas dez seguidoras, cinco de cada influenciadora, com o objetivo de identificar o resultado do trabalho das youtubers na vida das seguidoras.
id UCB-2_42922868a152bfd1bdacafd07e410bf3
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12822
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Giraldi, RenataMiranda, Alessandra Leite de2020-03-02T14:10:18Z2020-02-282020-03-02T14:10:18Z2019MIRANDA, Alessandra Leite de. A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima. 2019. 81 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12822Os símbolos são usados como forma de comunicação desde a remota história dos homens das cavernas. Charles Sanders Pierce aprimorou o conceito de signo a partir de seus estudos. Neste contexto, ressalta-se o crescimento do uso da internet mediada as redes sociais, que mudaram profundamente as formas de comunicação. Por meio disso, novas possibilidades surgiram, abrindo as portas para novas profissões. Nesta pesquisa analisa-se o papel do influenciador digital, em especial, Renata Meins e Rayza Nicácio, youtubers de beleza, que por meio do conteúdo produzido em seus canais colaboram para que muitas mulheres descubram sua beleza e seu potencial, observando como suas redes sociais contribuem na construção da autoestima e incentivando a busca pela melhor versão de si mesmo. Com base na Teoria da semiótica foi realizada a análise descritiva, a seleção das postagens foi feita aleatoriamente entre os dias 20 de agosto a 16 de setembro de 2019. Buscando compreender este processo, foram selecionadas dez seguidoras, cinco de cada influenciadora, com o objetivo de identificar o resultado do trabalho das youtubers na vida das seguidoras.Symbols have been used as a form of communication since the remote history of cavemen. Charles Sanders Pierce improved the concept of the sign from his studies. In this context, we highlight the growth of internet use mediated by social networks, which have profoundly changed the forms of communication. Through this, new possibilities emerged, opening the doors to new professions. This research analyzes the role of the digital influencer, in particular, Renata Meins and Rayza Nicácio, beauty youtubers, who through the content produced in their channels help many women discover their beauty and their potential, observing how their social networks contribute to building self-esteem and encouraging the search for the best version of themselves. Based on the Semiotics Theory, a descriptive analysis was performed, the selection of posts was made randomly from August 20 to September 16, 2019. Seeking to understand this process, ten female followers were selected, five from each influencer, with the aim of identifying the result of the work of youtubers in the lives of the female followers.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-28T19:08:24Z No. of bitstreams: 1 AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf: 1839141 bytes, checksum: dbe90dc5f227d17f4fc18abf7b7e988c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-02T14:10:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf: 1839141 bytes, checksum: dbe90dc5f227d17f4fc18abf7b7e988c (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-02T14:10:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf: 1839141 bytes, checksum: dbe90dc5f227d17f4fc18abf7b7e988c (MD5) Previous issue date: 2019Universidade Católica de Brasília - UCBporUniversidade Católica de BrasíliaCST - JornalismoUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicaçãoInfluencer digitalAutoestimaYoutubeA influência da comunicação por meio digital na construção da autoestimainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTAlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf.txtAlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain147582https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/3/AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf.txtdd8dc0c4e1ade16050b5399cfdddd7bfMD53ORIGINALAlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdfAlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdfMonografiaapplication/pdf1839141https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/1/AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdfdbe90dc5f227d17f4fc18abf7b7e988cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/128222020-06-09 03:52:21.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima
title A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima
spellingShingle A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima
Miranda, Alessandra Leite de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação
Influencer digital
Autoestima
Youtube
title_short A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima
title_full A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima
title_fullStr A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima
title_full_unstemmed A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima
title_sort A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima
author Miranda, Alessandra Leite de
author_facet Miranda, Alessandra Leite de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giraldi, Renata
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Alessandra Leite de
contributor_str_mv Giraldi, Renata
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação
Influencer digital
Autoestima
Youtube
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Influencer digital
Autoestima
Youtube
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Universidade Católica de Brasília - UCB
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Os símbolos são usados como forma de comunicação desde a remota história dos homens das cavernas. Charles Sanders Pierce aprimorou o conceito de signo a partir de seus estudos. Neste contexto, ressalta-se o crescimento do uso da internet mediada as redes sociais, que mudaram profundamente as formas de comunicação. Por meio disso, novas possibilidades surgiram, abrindo as portas para novas profissões. Nesta pesquisa analisa-se o papel do influenciador digital, em especial, Renata Meins e Rayza Nicácio, youtubers de beleza, que por meio do conteúdo produzido em seus canais colaboram para que muitas mulheres descubram sua beleza e seu potencial, observando como suas redes sociais contribuem na construção da autoestima e incentivando a busca pela melhor versão de si mesmo. Com base na Teoria da semiótica foi realizada a análise descritiva, a seleção das postagens foi feita aleatoriamente entre os dias 20 de agosto a 16 de setembro de 2019. Buscando compreender este processo, foram selecionadas dez seguidoras, cinco de cada influenciadora, com o objetivo de identificar o resultado do trabalho das youtubers na vida das seguidoras.
Symbols have been used as a form of communication since the remote history of cavemen. Charles Sanders Pierce improved the concept of the sign from his studies. In this context, we highlight the growth of internet use mediated by social networks, which have profoundly changed the forms of communication. Through this, new possibilities emerged, opening the doors to new professions. This research analyzes the role of the digital influencer, in particular, Renata Meins and Rayza Nicácio, beauty youtubers, who through the content produced in their channels help many women discover their beauty and their potential, observing how their social networks contribute to building self-esteem and encouraging the search for the best version of themselves. Based on the Semiotics Theory, a descriptive analysis was performed, the selection of posts was made randomly from August 20 to September 16, 2019. Seeking to understand this process, ten female followers were selected, five from each influencer, with the aim of identifying the result of the work of youtubers in the lives of the female followers.
description Os símbolos são usados como forma de comunicação desde a remota história dos homens das cavernas. Charles Sanders Pierce aprimorou o conceito de signo a partir de seus estudos. Neste contexto, ressalta-se o crescimento do uso da internet mediada as redes sociais, que mudaram profundamente as formas de comunicação. Por meio disso, novas possibilidades surgiram, abrindo as portas para novas profissões. Nesta pesquisa analisa-se o papel do influenciador digital, em especial, Renata Meins e Rayza Nicácio, youtubers de beleza, que por meio do conteúdo produzido em seus canais colaboram para que muitas mulheres descubram sua beleza e seu potencial, observando como suas redes sociais contribuem na construção da autoestima e incentivando a busca pela melhor versão de si mesmo. Com base na Teoria da semiótica foi realizada a análise descritiva, a seleção das postagens foi feita aleatoriamente entre os dias 20 de agosto a 16 de setembro de 2019. Buscando compreender este processo, foram selecionadas dez seguidoras, cinco de cada influenciadora, com o objetivo de identificar o resultado do trabalho das youtubers na vida das seguidoras.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-02T14:10:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-28
2020-03-02T14:10:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIRANDA, Alessandra Leite de. A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima. 2019. 81 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12822
identifier_str_mv MIRANDA, Alessandra Leite de. A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima. 2019. 81 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Jornalismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/3/AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/1/AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dd8dc0c4e1ade16050b5399cfdddd7bf
dbe90dc5f227d17f4fc18abf7b7e988c
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829921722761216