A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12822 |
Resumo: | Os símbolos são usados como forma de comunicação desde a remota história dos homens das cavernas. Charles Sanders Pierce aprimorou o conceito de signo a partir de seus estudos. Neste contexto, ressalta-se o crescimento do uso da internet mediada as redes sociais, que mudaram profundamente as formas de comunicação. Por meio disso, novas possibilidades surgiram, abrindo as portas para novas profissões. Nesta pesquisa analisa-se o papel do influenciador digital, em especial, Renata Meins e Rayza Nicácio, youtubers de beleza, que por meio do conteúdo produzido em seus canais colaboram para que muitas mulheres descubram sua beleza e seu potencial, observando como suas redes sociais contribuem na construção da autoestima e incentivando a busca pela melhor versão de si mesmo. Com base na Teoria da semiótica foi realizada a análise descritiva, a seleção das postagens foi feita aleatoriamente entre os dias 20 de agosto a 16 de setembro de 2019. Buscando compreender este processo, foram selecionadas dez seguidoras, cinco de cada influenciadora, com o objetivo de identificar o resultado do trabalho das youtubers na vida das seguidoras. |
id |
UCB-2_42922868a152bfd1bdacafd07e410bf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12822 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Giraldi, RenataMiranda, Alessandra Leite de2020-03-02T14:10:18Z2020-02-282020-03-02T14:10:18Z2019MIRANDA, Alessandra Leite de. A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima. 2019. 81 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12822Os símbolos são usados como forma de comunicação desde a remota história dos homens das cavernas. Charles Sanders Pierce aprimorou o conceito de signo a partir de seus estudos. Neste contexto, ressalta-se o crescimento do uso da internet mediada as redes sociais, que mudaram profundamente as formas de comunicação. Por meio disso, novas possibilidades surgiram, abrindo as portas para novas profissões. Nesta pesquisa analisa-se o papel do influenciador digital, em especial, Renata Meins e Rayza Nicácio, youtubers de beleza, que por meio do conteúdo produzido em seus canais colaboram para que muitas mulheres descubram sua beleza e seu potencial, observando como suas redes sociais contribuem na construção da autoestima e incentivando a busca pela melhor versão de si mesmo. Com base na Teoria da semiótica foi realizada a análise descritiva, a seleção das postagens foi feita aleatoriamente entre os dias 20 de agosto a 16 de setembro de 2019. Buscando compreender este processo, foram selecionadas dez seguidoras, cinco de cada influenciadora, com o objetivo de identificar o resultado do trabalho das youtubers na vida das seguidoras.Symbols have been used as a form of communication since the remote history of cavemen. Charles Sanders Pierce improved the concept of the sign from his studies. In this context, we highlight the growth of internet use mediated by social networks, which have profoundly changed the forms of communication. Through this, new possibilities emerged, opening the doors to new professions. This research analyzes the role of the digital influencer, in particular, Renata Meins and Rayza Nicácio, beauty youtubers, who through the content produced in their channels help many women discover their beauty and their potential, observing how their social networks contribute to building self-esteem and encouraging the search for the best version of themselves. Based on the Semiotics Theory, a descriptive analysis was performed, the selection of posts was made randomly from August 20 to September 16, 2019. Seeking to understand this process, ten female followers were selected, five from each influencer, with the aim of identifying the result of the work of youtubers in the lives of the female followers.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-28T19:08:24Z No. of bitstreams: 1 AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf: 1839141 bytes, checksum: dbe90dc5f227d17f4fc18abf7b7e988c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-02T14:10:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf: 1839141 bytes, checksum: dbe90dc5f227d17f4fc18abf7b7e988c (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-02T14:10:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf: 1839141 bytes, checksum: dbe90dc5f227d17f4fc18abf7b7e988c (MD5) Previous issue date: 2019Universidade Católica de Brasília - UCBporUniversidade Católica de BrasíliaCST - JornalismoUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicaçãoInfluencer digitalAutoestimaYoutubeA influência da comunicação por meio digital na construção da autoestimainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTAlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf.txtAlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain147582https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/3/AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf.txtdd8dc0c4e1ade16050b5399cfdddd7bfMD53ORIGINALAlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdfAlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdfMonografiaapplication/pdf1839141https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/1/AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdfdbe90dc5f227d17f4fc18abf7b7e988cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/128222020-06-09 03:52:21.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima |
title |
A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima |
spellingShingle |
A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima Miranda, Alessandra Leite de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Comunicação Influencer digital Autoestima Youtube |
title_short |
A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima |
title_full |
A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima |
title_fullStr |
A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima |
title_full_unstemmed |
A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima |
title_sort |
A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima |
author |
Miranda, Alessandra Leite de |
author_facet |
Miranda, Alessandra Leite de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giraldi, Renata |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Alessandra Leite de |
contributor_str_mv |
Giraldi, Renata |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Comunicação Influencer digital Autoestima Youtube |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Influencer digital Autoestima Youtube |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Universidade Católica de Brasília - UCB |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Os símbolos são usados como forma de comunicação desde a remota história dos homens das cavernas. Charles Sanders Pierce aprimorou o conceito de signo a partir de seus estudos. Neste contexto, ressalta-se o crescimento do uso da internet mediada as redes sociais, que mudaram profundamente as formas de comunicação. Por meio disso, novas possibilidades surgiram, abrindo as portas para novas profissões. Nesta pesquisa analisa-se o papel do influenciador digital, em especial, Renata Meins e Rayza Nicácio, youtubers de beleza, que por meio do conteúdo produzido em seus canais colaboram para que muitas mulheres descubram sua beleza e seu potencial, observando como suas redes sociais contribuem na construção da autoestima e incentivando a busca pela melhor versão de si mesmo. Com base na Teoria da semiótica foi realizada a análise descritiva, a seleção das postagens foi feita aleatoriamente entre os dias 20 de agosto a 16 de setembro de 2019. Buscando compreender este processo, foram selecionadas dez seguidoras, cinco de cada influenciadora, com o objetivo de identificar o resultado do trabalho das youtubers na vida das seguidoras. Symbols have been used as a form of communication since the remote history of cavemen. Charles Sanders Pierce improved the concept of the sign from his studies. In this context, we highlight the growth of internet use mediated by social networks, which have profoundly changed the forms of communication. Through this, new possibilities emerged, opening the doors to new professions. This research analyzes the role of the digital influencer, in particular, Renata Meins and Rayza Nicácio, beauty youtubers, who through the content produced in their channels help many women discover their beauty and their potential, observing how their social networks contribute to building self-esteem and encouraging the search for the best version of themselves. Based on the Semiotics Theory, a descriptive analysis was performed, the selection of posts was made randomly from August 20 to September 16, 2019. Seeking to understand this process, ten female followers were selected, five from each influencer, with the aim of identifying the result of the work of youtubers in the lives of the female followers. |
description |
Os símbolos são usados como forma de comunicação desde a remota história dos homens das cavernas. Charles Sanders Pierce aprimorou o conceito de signo a partir de seus estudos. Neste contexto, ressalta-se o crescimento do uso da internet mediada as redes sociais, que mudaram profundamente as formas de comunicação. Por meio disso, novas possibilidades surgiram, abrindo as portas para novas profissões. Nesta pesquisa analisa-se o papel do influenciador digital, em especial, Renata Meins e Rayza Nicácio, youtubers de beleza, que por meio do conteúdo produzido em seus canais colaboram para que muitas mulheres descubram sua beleza e seu potencial, observando como suas redes sociais contribuem na construção da autoestima e incentivando a busca pela melhor versão de si mesmo. Com base na Teoria da semiótica foi realizada a análise descritiva, a seleção das postagens foi feita aleatoriamente entre os dias 20 de agosto a 16 de setembro de 2019. Buscando compreender este processo, foram selecionadas dez seguidoras, cinco de cada influenciadora, com o objetivo de identificar o resultado do trabalho das youtubers na vida das seguidoras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-02T14:10:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-28 2020-03-02T14:10:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MIRANDA, Alessandra Leite de. A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima. 2019. 81 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12822 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Alessandra Leite de. A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima. 2019. 81 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Jornalismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/3/AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/1/AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12822/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd8dc0c4e1ade16050b5399cfdddd7bf dbe90dc5f227d17f4fc18abf7b7e988c 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829921722761216 |