A percepção dos professores sobre a diversidade sexual nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Warley Borges
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12876
Resumo: Este trabalho analisa a percepção dos professores sobre a diversidade sexual nas escolas. Os objetivos desse estudo foram: definir conceitos relacionados a feminino, masculino, gênero e sexualidade e saber como os professores lidam com esses temas frequentemente dentro das escolas. A metodologia se constituiu em uma análise de natureza quanti-qualitativa, com quatorze professores de duas escolas públicas do Distrito Federal, por meio de uma entrevista semiestruturada, as perguntas foram divididas em cinco categorias e analisados de forma interpretativa, com o seguinte questionamento: Trabalhar com igualdade entre os gêneros é simples? Partindo-se da ideia de como é importante conhecer essa temática interdisciplinar e relevante para a prática educativa. Desse modo, está pesquisa debate sobre as fragilidades e as possibilidades da escola para o desenvolvimento de práticas educativas de reconhecimento e defesa da identidade de gênero e da diversidade sexual, visando compreender seus limites e observar suas oportunidades. Pretende-se contribuir para a constituição de uma educação escolarizada de enfretamento à homofobia, no sentido de pensar práticas educativas que proporcionem relações sociais com LGBTTQI no ambiente escolar.
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spelling Bruno, Morgana Maria ArcanjoFerreira, Warley Borges2020-03-27T13:55:00Z2020-03-162020-03-27T13:55:00Z2019FERREIRA, Warley Borges. A percepção dos professores sobre a diversidade sexual nas escolas. 2019. 38 f. Artigo (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12876Este trabalho analisa a percepção dos professores sobre a diversidade sexual nas escolas. Os objetivos desse estudo foram: definir conceitos relacionados a feminino, masculino, gênero e sexualidade e saber como os professores lidam com esses temas frequentemente dentro das escolas. A metodologia se constituiu em uma análise de natureza quanti-qualitativa, com quatorze professores de duas escolas públicas do Distrito Federal, por meio de uma entrevista semiestruturada, as perguntas foram divididas em cinco categorias e analisados de forma interpretativa, com o seguinte questionamento: Trabalhar com igualdade entre os gêneros é simples? Partindo-se da ideia de como é importante conhecer essa temática interdisciplinar e relevante para a prática educativa. Desse modo, está pesquisa debate sobre as fragilidades e as possibilidades da escola para o desenvolvimento de práticas educativas de reconhecimento e defesa da identidade de gênero e da diversidade sexual, visando compreender seus limites e observar suas oportunidades. Pretende-se contribuir para a constituição de uma educação escolarizada de enfretamento à homofobia, no sentido de pensar práticas educativas que proporcionem relações sociais com LGBTTQI no ambiente escolar.This work analyses teachers’ perceptions about sexual diversity in schools. The aims of this study were to define concepts related to the ideas of feminine, masculine, gender and sexuality, and to know how teachers deal with these topics which are frequent in schools. The methodology was based on an analysis of both quantitative and qualitative nature, with fourteen teachers from two public schools in Distrito Federal. Through a semi-structured interview, questions were divided into five categories and analysed interpretively, based on one question: Is working with gender equality a simple task? Starting on the idea that it is important to know about this interdisciplinary topic that is so relevant for educational practices. Thereby, this research debates about the frailties and possibilities of schools for the development of educational practices that recognize and defend gender identity and sexual diversity, with the purpose of understanding its limitations and recognizing its opportunities. The intention of this study is to contribute to the establishment of a conscious education that fights homophobia, reflecting on educational practices that possibilitate social connections with LGBTTQI persons within the school environment.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-03-16T20:43:03Z No. of bitstreams: 1 WarleyBorgesFerreiraTCCGraduacao2019.pdf: 922189 bytes, checksum: 168f3c6aece11eafea98fe0730d67086 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-27T13:55:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WarleyBorgesFerreiraTCCGraduacao2019.pdf: 922189 bytes, checksum: 168f3c6aece11eafea98fe0730d67086 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-27T13:55:00Z (GMT). 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This work analyses teachers’ perceptions about sexual diversity in schools. The aims of this study were to define concepts related to the ideas of feminine, masculine, gender and sexuality, and to know how teachers deal with these topics which are frequent in schools. The methodology was based on an analysis of both quantitative and qualitative nature, with fourteen teachers from two public schools in Distrito Federal. Through a semi-structured interview, questions were divided into five categories and analysed interpretively, based on one question: Is working with gender equality a simple task? Starting on the idea that it is important to know about this interdisciplinary topic that is so relevant for educational practices. Thereby, this research debates about the frailties and possibilities of schools for the development of educational practices that recognize and defend gender identity and sexual diversity, with the purpose of understanding its limitations and recognizing its opportunities. The intention of this study is to contribute to the establishment of a conscious education that fights homophobia, reflecting on educational practices that possibilitate social connections with LGBTTQI persons within the school environment.
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