A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8557 |
Resumo: | A obra machadiana, em prosa e em verso, insere-se em uma tradição crítica e inventiva da Literatura que é de fundamental importância para a modernidade e a pós-modernidade: a herança da gaia ciência da ironia, que remonta à parábase das comédias de Aristófanes e a todo o diálogo instaurado por ela até os dias de hoje, bem como o legado do satirykon cujas origens dionisíacas perpassam os dramas tragicômicos de Eurípides e Shakespeare e ainda vigoram na ficção dramática, quaisquer que sejam as suas configurações poéticas na atualidade. A monografia objetiva refletir sobre a ironia e a origem dionisíaca do drama tragicômico relacionando-as com o princípio da reversibilidade, que preside a gênese e o desenvolvimento da prosa de ficção machadiana, e com o estatuto reflexivo, dramático, fingidor, do narrador machadiano, tomando como foco de discussão o romance Quincas Borba e a encenação das máscaras tragicômicas que o narrador mímico-dramático realiza nessa obra. |
id |
UCB-2_46fe50847ca4c0ef0a7e3871fd8ae6ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8557 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Maciel, Lívila PereiraMenezes Júnior, Ivo Barbosa de2017-06-29T20:38:38Z2017-06-282017-06-29T20:38:38Z2014-11-17MENEZES JÚNIOR, Ivo Barbosa de. A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba. 2014. 93 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8557A obra machadiana, em prosa e em verso, insere-se em uma tradição crítica e inventiva da Literatura que é de fundamental importância para a modernidade e a pós-modernidade: a herança da gaia ciência da ironia, que remonta à parábase das comédias de Aristófanes e a todo o diálogo instaurado por ela até os dias de hoje, bem como o legado do satirykon cujas origens dionisíacas perpassam os dramas tragicômicos de Eurípides e Shakespeare e ainda vigoram na ficção dramática, quaisquer que sejam as suas configurações poéticas na atualidade. A monografia objetiva refletir sobre a ironia e a origem dionisíaca do drama tragicômico relacionando-as com o princípio da reversibilidade, que preside a gênese e o desenvolvimento da prosa de ficção machadiana, e com o estatuto reflexivo, dramático, fingidor, do narrador machadiano, tomando como foco de discussão o romance Quincas Borba e a encenação das máscaras tragicômicas que o narrador mímico-dramático realiza nessa obra.The Machadian Work, in prose and in verse, is inserted in a critical and inventive Literature tradition that is fundamental for modernity and post modernity: the heritage of the primal science of their irony which is remounted to the parabasis of Aristophanes' comedies and to all the dialogue set up by them until now a days, as well as the legacy of the Satirykon which dionisic origins pervade the tragicomic dramas of Euripides and Shakespeare and still exist at the dramatic fiction which ever their poetic configuration in actuality. This monograph has as objective reflect about their ony and the dionisic origins of the tragicomic drama by relating them with there reversibility principle that pre-exist the genesis and the development of the prose and the machadian fiction and with the reflective, dramatic, mocking machadian narrator statute, having as basis the Quincas Borba romance and the tragicomic masks acting that the mimic-dramatic narrator realizes at this work.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-06-28T17:50:59Z No. of bitstreams: 1 IvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdf: 971311 bytes, checksum: 577d7e9cfdb4954621d3051f1831c684 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-29T20:38:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdf: 971311 bytes, checksum: 577d7e9cfdb4954621d3051f1831c684 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-29T20:38:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdf: 971311 bytes, checksum: 577d7e9cfdb4954621d3051f1831c684 (MD5) Previous issue date: 2014-11-17porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASIroniaDrama tragicômicoNarrador mímico-dramáticoMachado de AssisQuincas BorbaA ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALIvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdfIvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdfMonografiaapplication/pdf971311https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/1/IvoBarbosaDeMenezesJ%c3%banior.pdf577d7e9cfdb4954621d3051f1831c684MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTIvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdf.txtIvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdf.txtExtracted texttext/plain253039https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/3/IvoBarbosaDeMenezesJ%c3%banior.pdf.txt88de6dc2aa89bea239f92f2e3e4fc040MD53123456789/85572017-06-30 01:02:34.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba |
title |
A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba |
spellingShingle |
A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba Menezes Júnior, Ivo Barbosa de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Ironia Drama tragicômico Narrador mímico-dramático Machado de Assis Quincas Borba |
title_short |
A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba |
title_full |
A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba |
title_fullStr |
A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba |
title_full_unstemmed |
A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba |
title_sort |
A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba |
author |
Menezes Júnior, Ivo Barbosa de |
author_facet |
Menezes Júnior, Ivo Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maciel, Lívila Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes Júnior, Ivo Barbosa de |
contributor_str_mv |
Maciel, Lívila Pereira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Ironia Drama tragicômico Narrador mímico-dramático Machado de Assis Quincas Borba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ironia Drama tragicômico Narrador mímico-dramático Machado de Assis Quincas Borba |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A obra machadiana, em prosa e em verso, insere-se em uma tradição crítica e inventiva da Literatura que é de fundamental importância para a modernidade e a pós-modernidade: a herança da gaia ciência da ironia, que remonta à parábase das comédias de Aristófanes e a todo o diálogo instaurado por ela até os dias de hoje, bem como o legado do satirykon cujas origens dionisíacas perpassam os dramas tragicômicos de Eurípides e Shakespeare e ainda vigoram na ficção dramática, quaisquer que sejam as suas configurações poéticas na atualidade. A monografia objetiva refletir sobre a ironia e a origem dionisíaca do drama tragicômico relacionando-as com o princípio da reversibilidade, que preside a gênese e o desenvolvimento da prosa de ficção machadiana, e com o estatuto reflexivo, dramático, fingidor, do narrador machadiano, tomando como foco de discussão o romance Quincas Borba e a encenação das máscaras tragicômicas que o narrador mímico-dramático realiza nessa obra. The Machadian Work, in prose and in verse, is inserted in a critical and inventive Literature tradition that is fundamental for modernity and post modernity: the heritage of the primal science of their irony which is remounted to the parabasis of Aristophanes' comedies and to all the dialogue set up by them until now a days, as well as the legacy of the Satirykon which dionisic origins pervade the tragicomic dramas of Euripides and Shakespeare and still exist at the dramatic fiction which ever their poetic configuration in actuality. This monograph has as objective reflect about their ony and the dionisic origins of the tragicomic drama by relating them with there reversibility principle that pre-exist the genesis and the development of the prose and the machadian fiction and with the reflective, dramatic, mocking machadian narrator statute, having as basis the Quincas Borba romance and the tragicomic masks acting that the mimic-dramatic narrator realizes at this work. |
description |
A obra machadiana, em prosa e em verso, insere-se em uma tradição crítica e inventiva da Literatura que é de fundamental importância para a modernidade e a pós-modernidade: a herança da gaia ciência da ironia, que remonta à parábase das comédias de Aristófanes e a todo o diálogo instaurado por ela até os dias de hoje, bem como o legado do satirykon cujas origens dionisíacas perpassam os dramas tragicômicos de Eurípides e Shakespeare e ainda vigoram na ficção dramática, quaisquer que sejam as suas configurações poéticas na atualidade. A monografia objetiva refletir sobre a ironia e a origem dionisíaca do drama tragicômico relacionando-as com o princípio da reversibilidade, que preside a gênese e o desenvolvimento da prosa de ficção machadiana, e com o estatuto reflexivo, dramático, fingidor, do narrador machadiano, tomando como foco de discussão o romance Quincas Borba e a encenação das máscaras tragicômicas que o narrador mímico-dramático realiza nessa obra. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-11-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-29T20:38:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-28 2017-06-29T20:38:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENEZES JÚNIOR, Ivo Barbosa de. A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba. 2014. 93 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8557 |
identifier_str_mv |
MENEZES JÚNIOR, Ivo Barbosa de. A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba. 2014. 93 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/1/IvoBarbosaDeMenezesJ%c3%banior.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/3/IvoBarbosaDeMenezesJ%c3%banior.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
577d7e9cfdb4954621d3051f1831c684 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 88de6dc2aa89bea239f92f2e3e4fc040 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829868383797248 |