A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes Júnior, Ivo Barbosa de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8557
Resumo: A obra machadiana, em prosa e em verso, insere-se em uma tradição crítica e inventiva da Literatura que é de fundamental importância para a modernidade e a pós-modernidade: a herança da gaia ciência da ironia, que remonta à parábase das comédias de Aristófanes e a todo o diálogo instaurado por ela até os dias de hoje, bem como o legado do satirykon cujas origens dionisíacas perpassam os dramas tragicômicos de Eurípides e Shakespeare e ainda vigoram na ficção dramática, quaisquer que sejam as suas configurações poéticas na atualidade. A monografia objetiva refletir sobre a ironia e a origem dionisíaca do drama tragicômico relacionando-as com o princípio da reversibilidade, que preside a gênese e o desenvolvimento da prosa de ficção machadiana, e com o estatuto reflexivo, dramático, fingidor, do narrador machadiano, tomando como foco de discussão o romance Quincas Borba e a encenação das máscaras tragicômicas que o narrador mímico-dramático realiza nessa obra.
id UCB-2_46fe50847ca4c0ef0a7e3871fd8ae6ca
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8557
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Maciel, Lívila PereiraMenezes Júnior, Ivo Barbosa de2017-06-29T20:38:38Z2017-06-282017-06-29T20:38:38Z2014-11-17MENEZES JÚNIOR, Ivo Barbosa de. A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba. 2014. 93 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8557A obra machadiana, em prosa e em verso, insere-se em uma tradição crítica e inventiva da Literatura que é de fundamental importância para a modernidade e a pós-modernidade: a herança da gaia ciência da ironia, que remonta à parábase das comédias de Aristófanes e a todo o diálogo instaurado por ela até os dias de hoje, bem como o legado do satirykon cujas origens dionisíacas perpassam os dramas tragicômicos de Eurípides e Shakespeare e ainda vigoram na ficção dramática, quaisquer que sejam as suas configurações poéticas na atualidade. A monografia objetiva refletir sobre a ironia e a origem dionisíaca do drama tragicômico relacionando-as com o princípio da reversibilidade, que preside a gênese e o desenvolvimento da prosa de ficção machadiana, e com o estatuto reflexivo, dramático, fingidor, do narrador machadiano, tomando como foco de discussão o romance Quincas Borba e a encenação das máscaras tragicômicas que o narrador mímico-dramático realiza nessa obra.The Machadian Work, in prose and in verse, is inserted in a critical and inventive Literature tradition that is fundamental for modernity and post modernity: the heritage of the primal science of their irony which is remounted to the parabasis of Aristophanes' comedies and to all the dialogue set up by them until now a days, as well as the legacy of the Satirykon which dionisic origins pervade the tragicomic dramas of Euripides and Shakespeare and still exist at the dramatic fiction which ever their poetic configuration in actuality. This monograph has as objective reflect about their ony and the dionisic origins of the tragicomic drama by relating them with there reversibility principle that pre-exist the genesis and the development of the prose and the machadian fiction and with the reflective, dramatic, mocking machadian narrator statute, having as basis the Quincas Borba romance and the tragicomic masks acting that the mimic-dramatic narrator realizes at this work.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-06-28T17:50:59Z No. of bitstreams: 1 IvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdf: 971311 bytes, checksum: 577d7e9cfdb4954621d3051f1831c684 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-29T20:38:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdf: 971311 bytes, checksum: 577d7e9cfdb4954621d3051f1831c684 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-29T20:38:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdf: 971311 bytes, checksum: 577d7e9cfdb4954621d3051f1831c684 (MD5) Previous issue date: 2014-11-17porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASIroniaDrama tragicômicoNarrador mímico-dramáticoMachado de AssisQuincas BorbaA ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALIvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdfIvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdfMonografiaapplication/pdf971311https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/1/IvoBarbosaDeMenezesJ%c3%banior.pdf577d7e9cfdb4954621d3051f1831c684MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTIvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdf.txtIvoBarbosaDeMenezesJúnior.pdf.txtExtracted texttext/plain253039https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/3/IvoBarbosaDeMenezesJ%c3%banior.pdf.txt88de6dc2aa89bea239f92f2e3e4fc040MD53123456789/85572017-06-30 01:02:34.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba
title A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba
spellingShingle A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba
Menezes Júnior, Ivo Barbosa de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Ironia
Drama tragicômico
Narrador mímico-dramático
Machado de Assis
Quincas Borba
title_short A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba
title_full A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba
title_fullStr A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba
title_full_unstemmed A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba
title_sort A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba
author Menezes Júnior, Ivo Barbosa de
author_facet Menezes Júnior, Ivo Barbosa de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maciel, Lívila Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes Júnior, Ivo Barbosa de
contributor_str_mv Maciel, Lívila Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Ironia
Drama tragicômico
Narrador mímico-dramático
Machado de Assis
Quincas Borba
dc.subject.por.fl_str_mv Ironia
Drama tragicômico
Narrador mímico-dramático
Machado de Assis
Quincas Borba
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A obra machadiana, em prosa e em verso, insere-se em uma tradição crítica e inventiva da Literatura que é de fundamental importância para a modernidade e a pós-modernidade: a herança da gaia ciência da ironia, que remonta à parábase das comédias de Aristófanes e a todo o diálogo instaurado por ela até os dias de hoje, bem como o legado do satirykon cujas origens dionisíacas perpassam os dramas tragicômicos de Eurípides e Shakespeare e ainda vigoram na ficção dramática, quaisquer que sejam as suas configurações poéticas na atualidade. A monografia objetiva refletir sobre a ironia e a origem dionisíaca do drama tragicômico relacionando-as com o princípio da reversibilidade, que preside a gênese e o desenvolvimento da prosa de ficção machadiana, e com o estatuto reflexivo, dramático, fingidor, do narrador machadiano, tomando como foco de discussão o romance Quincas Borba e a encenação das máscaras tragicômicas que o narrador mímico-dramático realiza nessa obra.
The Machadian Work, in prose and in verse, is inserted in a critical and inventive Literature tradition that is fundamental for modernity and post modernity: the heritage of the primal science of their irony which is remounted to the parabasis of Aristophanes' comedies and to all the dialogue set up by them until now a days, as well as the legacy of the Satirykon which dionisic origins pervade the tragicomic dramas of Euripides and Shakespeare and still exist at the dramatic fiction which ever their poetic configuration in actuality. This monograph has as objective reflect about their ony and the dionisic origins of the tragicomic drama by relating them with there reversibility principle that pre-exist the genesis and the development of the prose and the machadian fiction and with the reflective, dramatic, mocking machadian narrator statute, having as basis the Quincas Borba romance and the tragicomic masks acting that the mimic-dramatic narrator realizes at this work.
description A obra machadiana, em prosa e em verso, insere-se em uma tradição crítica e inventiva da Literatura que é de fundamental importância para a modernidade e a pós-modernidade: a herança da gaia ciência da ironia, que remonta à parábase das comédias de Aristófanes e a todo o diálogo instaurado por ela até os dias de hoje, bem como o legado do satirykon cujas origens dionisíacas perpassam os dramas tragicômicos de Eurípides e Shakespeare e ainda vigoram na ficção dramática, quaisquer que sejam as suas configurações poéticas na atualidade. A monografia objetiva refletir sobre a ironia e a origem dionisíaca do drama tragicômico relacionando-as com o princípio da reversibilidade, que preside a gênese e o desenvolvimento da prosa de ficção machadiana, e com o estatuto reflexivo, dramático, fingidor, do narrador machadiano, tomando como foco de discussão o romance Quincas Borba e a encenação das máscaras tragicômicas que o narrador mímico-dramático realiza nessa obra.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-29T20:38:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-28
2017-06-29T20:38:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES JÚNIOR, Ivo Barbosa de. A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba. 2014. 93 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8557
identifier_str_mv MENEZES JÚNIOR, Ivo Barbosa de. A ironia e as máscaras tragicômicas na ficção dramática de Machado de Assis: um estudo de Quincas Borba. 2014. 93 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/1/IvoBarbosaDeMenezesJ%c3%banior.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8557/3/IvoBarbosaDeMenezesJ%c3%banior.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 577d7e9cfdb4954621d3051f1831c684
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
88de6dc2aa89bea239f92f2e3e4fc040
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829868383797248