Planejamento de metodologia de aula BIM para estruturas
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11908 |
Resumo: | A plataforma BIM é um grande avanço para a construção civil, visto que há um grande número de softwares e esta plataforma permite a otimização entre eles, portanto este artigo designa-se a adaptar os alunos para que o ambiente acadêmico se aproxime mais da realidade do mercado de trabalho. A metodologia se deu em duas partes: a primeira é um estudo bibliográfico sobre a plataforma e a segunda conta com estudos práticos, onde trabalha-se com arquivos de extensões variadas que coloque à prova a integração que o BIM oferece. A plataforma em questão, mostrou-se eficiente na redução de erros e omissões e tem um resultado positivo ao permitir análises posteriores do projeto, além de facilitar a correção de interferências apresentadas ao converter arquivos de formatos diferentes. Desta forma, por mais comum que seja ter dúvidas iniciais sobre o BIM, os estudos sobre ele mostraram como um projeto é otimizado e o ramo projetista é aperfeiçoado, o que leva a uma demanda menor de tempo, retornos financeiros após um dado período de tempo e uma redução de erros por todo processo, desde as premissas até a construção final. |
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Castro, Li Chong Lee Barcelar deSousa, Marllon FontesFerreira, Nathalia Cristina Alves2019-03-18T14:08:00Z2019-02-282019-03-18T14:08:00Z2018SOUSA, Marllon Fontes; FERREIRA, Nathalia Cristina Alves. Planejamento de metodologia de aula BIM para estruturas. 2018. 31 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11908A plataforma BIM é um grande avanço para a construção civil, visto que há um grande número de softwares e esta plataforma permite a otimização entre eles, portanto este artigo designa-se a adaptar os alunos para que o ambiente acadêmico se aproxime mais da realidade do mercado de trabalho. A metodologia se deu em duas partes: a primeira é um estudo bibliográfico sobre a plataforma e a segunda conta com estudos práticos, onde trabalha-se com arquivos de extensões variadas que coloque à prova a integração que o BIM oferece. A plataforma em questão, mostrou-se eficiente na redução de erros e omissões e tem um resultado positivo ao permitir análises posteriores do projeto, além de facilitar a correção de interferências apresentadas ao converter arquivos de formatos diferentes. Desta forma, por mais comum que seja ter dúvidas iniciais sobre o BIM, os estudos sobre ele mostraram como um projeto é otimizado e o ramo projetista é aperfeiçoado, o que leva a uma demanda menor de tempo, retornos financeiros após um dado período de tempo e uma redução de erros por todo processo, desde as premissas até a construção final.The BIM platform is a great advance for civil construction, since there are a large number of softwares and this platform allows the effectiveness among them, so this article is designed to adapt the pupils in a way that the academic environment comes closer to the reality of the labour market. The methodology was split in two parts: the first was a bibliographic study about the platform and the second account was with practical studies, where it works with files of several extensions that put on the test of integration that BIM offers. The platform in question proved to be efficient in reducing errors and omissions and also has a positive result in allowing later analysis of the project as well as facilitating the correction of interferences presented when converting files of different formats. In this manner, as common as it may be to have initial doubts about BIM, studies have shown how a project is optimized and how the design area is improved, which demands less time to be done, ROI after a particularly period of time and a reduction of errors throughout the process, from the beggining until the final construction.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-02-28T20:03:00Z No. of bitstreams: 1 MarllonFontesSousaTCCGraduacao2018.pdf: 2789149 bytes, checksum: 0eeb5cf27e51ed81333db36fad9f8689 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-03-18T14:08:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MarllonFontesSousaTCCGraduacao2018.pdf: 2789149 bytes, checksum: 0eeb5cf27e51ed81333db36fad9f8689 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-18T14:08:00Z (GMT). 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A plataforma BIM é um grande avanço para a construção civil, visto que há um grande número de softwares e esta plataforma permite a otimização entre eles, portanto este artigo designa-se a adaptar os alunos para que o ambiente acadêmico se aproxime mais da realidade do mercado de trabalho. A metodologia se deu em duas partes: a primeira é um estudo bibliográfico sobre a plataforma e a segunda conta com estudos práticos, onde trabalha-se com arquivos de extensões variadas que coloque à prova a integração que o BIM oferece. A plataforma em questão, mostrou-se eficiente na redução de erros e omissões e tem um resultado positivo ao permitir análises posteriores do projeto, além de facilitar a correção de interferências apresentadas ao converter arquivos de formatos diferentes. Desta forma, por mais comum que seja ter dúvidas iniciais sobre o BIM, os estudos sobre ele mostraram como um projeto é otimizado e o ramo projetista é aperfeiçoado, o que leva a uma demanda menor de tempo, retornos financeiros após um dado período de tempo e uma redução de erros por todo processo, desde as premissas até a construção final. |
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