Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Bruna Andrade de
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11063
Resumo: O trabalho busca analisar a utilização dos valores-notícia no jornalismo turístico. Com isso, buscamos compreender um dos aspectos que levam determinados acontecimentos receberem tratamento jornalístico. Dessa forma, o objetivo geral é identificar e problematizar os valores-notícia utilizados pelos jornalistas na produção de conteúdo relacionada à editoria de turismo. No primeiro momento foi feita uma pesquisa sobre os valores-notícia e os critérios de noticiabilidade para que haja uma contextualização do que foi trabalhado. Autores como Wolf (2003), Traquina (2008) e Galtung e Ruge (1999) serviram como base para a identificação dos conceitos, bem como a classificação dos valores-notícia. Baldissera (2007) também foi primordial no entendimento da relação entre turismo e comunicação. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise de conteúdo, e também foi feito um mapeamento dos cadernos de turismo do país. Nosso corpus de pesquisa é composto por dois jornais impressos de maior circulação no país: O Globo e O Estado de S. Paulo. Por meio desse mapeamento, há a amostra probabilística que busca esclarecer quais os valores-notícia são utilizados com mais frequência na produção dos conteúdos. Dessa forma, com a análise foi possível perceber quais as estratégias de produção de conteúdo das editorias de jornalismo turístico. Em sua maioria, foi visto que as reportagens são publicadas por meio de patrocínios. Isso faz com que tal editoria seja analisada cautelosamente para a boa compreensão do trabalho.
id UCB-2_49094d53319dac5b48f0abe72f183d94
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11063
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Marques, AlbertoAlmeida, Bruna Andrade de2018-06-14T11:32:53Z2018-06-052018-06-14T11:32:53Z2017-12-12ALMEIDA, Bruna Andrade de. Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia. 2017. 58 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11063O trabalho busca analisar a utilização dos valores-notícia no jornalismo turístico. Com isso, buscamos compreender um dos aspectos que levam determinados acontecimentos receberem tratamento jornalístico. Dessa forma, o objetivo geral é identificar e problematizar os valores-notícia utilizados pelos jornalistas na produção de conteúdo relacionada à editoria de turismo. No primeiro momento foi feita uma pesquisa sobre os valores-notícia e os critérios de noticiabilidade para que haja uma contextualização do que foi trabalhado. Autores como Wolf (2003), Traquina (2008) e Galtung e Ruge (1999) serviram como base para a identificação dos conceitos, bem como a classificação dos valores-notícia. Baldissera (2007) também foi primordial no entendimento da relação entre turismo e comunicação. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise de conteúdo, e também foi feito um mapeamento dos cadernos de turismo do país. Nosso corpus de pesquisa é composto por dois jornais impressos de maior circulação no país: O Globo e O Estado de S. Paulo. Por meio desse mapeamento, há a amostra probabilística que busca esclarecer quais os valores-notícia são utilizados com mais frequência na produção dos conteúdos. Dessa forma, com a análise foi possível perceber quais as estratégias de produção de conteúdo das editorias de jornalismo turístico. Em sua maioria, foi visto que as reportagens são publicadas por meio de patrocínios. Isso faz com que tal editoria seja analisada cautelosamente para a boa compreensão do trabalho.The paper request to analyze the use of news values in tourism journalism. With this, we seek to understand one of the aspects that lead certain events to receive journalistic treatment. Thus, the general objective is to identify and problematize the news values used by journalists in the production of content related to the tourism publishing. In the first moment a research was done on the news-values and the criteria of noticiability so that there is a contextualization of what will be worked. Authors like Wolf (2003), Traquina (2008) and Galtung and Ruge (1999) served as basis for the identification of concepts, as well as the classification of news-values. Baldissera (2007) was also crucial in understanding the relationship between tourism and communication. The methodology used in the research will be content analysis, and will also be done a mapping of the country's tourism notebooks. Our research corpus is composed of three printed newspapers with the largest circulation in the country: Folha de S. Paulo; O Globo and The State of S. Paulo. Through this mapping, a probabilistic sample will be made that seeks to clarify which news-values are used most frequently in the production of the contents. Thus, with the analysis it was possible to perceive the content production strategies of the journalism publishing houses. For the most part, it has been seen that the reports are published through sponsorship. This causes such a review to be carefully considered for a good understanding of the work.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-06-05T11:33:55Z No. of bitstreams: 1 BrunaAndradedeAlmeidaTCCGraduacao2017.pdf: 1471659 bytes, checksum: 626071576d5fa35270fea7f80c59dc48 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-06-14T11:32:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BrunaAndradedeAlmeidaTCCGraduacao2017.pdf: 1471659 bytes, checksum: 626071576d5fa35270fea7f80c59dc48 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-14T11:32:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrunaAndradedeAlmeidaTCCGraduacao2017.pdf: 1471659 bytes, checksum: 626071576d5fa35270fea7f80c59dc48 (MD5) Previous issue date: 2017-12-12porUniversidade Católica de BrasíliaCST - JornalismoUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTurismoJornalismo turísticoCritérios de noticiabilidadeJornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notíciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTBrunaAndradedeAlmeidaTCCGraduacao2017.pdf.txtBrunaAndradedeAlmeidaTCCGraduacao2017.pdf.txtExtracted texttext/plain104182https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11063/3/BrunaAndradedeAlmeidaTCCGraduacao2017.pdf.txt2e69075c93a582a51986944dc878a968MD53ORIGINALBrunaAndradedeAlmeidaTCCGraduacao2017.pdfBrunaAndradedeAlmeidaTCCGraduacao2017.pdfMonografiaapplication/pdf1471659https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11063/1/BrunaAndradedeAlmeidaTCCGraduacao2017.pdf626071576d5fa35270fea7f80c59dc48MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11063/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/110632020-06-09 03:29:10.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia
title Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia
spellingShingle Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia
Almeida, Bruna Andrade de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Turismo
Jornalismo turístico
Critérios de noticiabilidade
title_short Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia
title_full Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia
title_fullStr Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia
title_full_unstemmed Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia
title_sort Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia
author Almeida, Bruna Andrade de
author_facet Almeida, Bruna Andrade de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Bruna Andrade de
contributor_str_mv Marques, Alberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Turismo
Jornalismo turístico
Critérios de noticiabilidade
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Jornalismo turístico
Critérios de noticiabilidade
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O trabalho busca analisar a utilização dos valores-notícia no jornalismo turístico. Com isso, buscamos compreender um dos aspectos que levam determinados acontecimentos receberem tratamento jornalístico. Dessa forma, o objetivo geral é identificar e problematizar os valores-notícia utilizados pelos jornalistas na produção de conteúdo relacionada à editoria de turismo. No primeiro momento foi feita uma pesquisa sobre os valores-notícia e os critérios de noticiabilidade para que haja uma contextualização do que foi trabalhado. Autores como Wolf (2003), Traquina (2008) e Galtung e Ruge (1999) serviram como base para a identificação dos conceitos, bem como a classificação dos valores-notícia. Baldissera (2007) também foi primordial no entendimento da relação entre turismo e comunicação. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise de conteúdo, e também foi feito um mapeamento dos cadernos de turismo do país. Nosso corpus de pesquisa é composto por dois jornais impressos de maior circulação no país: O Globo e O Estado de S. Paulo. Por meio desse mapeamento, há a amostra probabilística que busca esclarecer quais os valores-notícia são utilizados com mais frequência na produção dos conteúdos. Dessa forma, com a análise foi possível perceber quais as estratégias de produção de conteúdo das editorias de jornalismo turístico. Em sua maioria, foi visto que as reportagens são publicadas por meio de patrocínios. Isso faz com que tal editoria seja analisada cautelosamente para a boa compreensão do trabalho.
The paper request to analyze the use of news values in tourism journalism. With this, we seek to understand one of the aspects that lead certain events to receive journalistic treatment. Thus, the general objective is to identify and problematize the news values used by journalists in the production of content related to the tourism publishing. In the first moment a research was done on the news-values and the criteria of noticiability so that there is a contextualization of what will be worked. Authors like Wolf (2003), Traquina (2008) and Galtung and Ruge (1999) served as basis for the identification of concepts, as well as the classification of news-values. Baldissera (2007) was also crucial in understanding the relationship between tourism and communication. The methodology used in the research will be content analysis, and will also be done a mapping of the country's tourism notebooks. Our research corpus is composed of three printed newspapers with the largest circulation in the country: Folha de S. Paulo; O Globo and The State of S. Paulo. Through this mapping, a probabilistic sample will be made that seeks to clarify which news-values are used most frequently in the production of the contents. Thus, with the analysis it was possible to perceive the content production strategies of the journalism publishing houses. For the most part, it has been seen that the reports are published through sponsorship. This causes such a review to be carefully considered for a good understanding of the work.
description O trabalho busca analisar a utilização dos valores-notícia no jornalismo turístico. Com isso, buscamos compreender um dos aspectos que levam determinados acontecimentos receberem tratamento jornalístico. Dessa forma, o objetivo geral é identificar e problematizar os valores-notícia utilizados pelos jornalistas na produção de conteúdo relacionada à editoria de turismo. No primeiro momento foi feita uma pesquisa sobre os valores-notícia e os critérios de noticiabilidade para que haja uma contextualização do que foi trabalhado. Autores como Wolf (2003), Traquina (2008) e Galtung e Ruge (1999) serviram como base para a identificação dos conceitos, bem como a classificação dos valores-notícia. Baldissera (2007) também foi primordial no entendimento da relação entre turismo e comunicação. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise de conteúdo, e também foi feito um mapeamento dos cadernos de turismo do país. Nosso corpus de pesquisa é composto por dois jornais impressos de maior circulação no país: O Globo e O Estado de S. Paulo. Por meio desse mapeamento, há a amostra probabilística que busca esclarecer quais os valores-notícia são utilizados com mais frequência na produção dos conteúdos. Dessa forma, com a análise foi possível perceber quais as estratégias de produção de conteúdo das editorias de jornalismo turístico. Em sua maioria, foi visto que as reportagens são publicadas por meio de patrocínios. Isso faz com que tal editoria seja analisada cautelosamente para a boa compreensão do trabalho.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-14T11:32:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-05
2018-06-14T11:32:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Bruna Andrade de. Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia. 2017. 58 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11063
identifier_str_mv ALMEIDA, Bruna Andrade de. Jornalismo de turismo: uma análise dos critérios de seleção da notícia. 2017. 58 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Jornalismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11063/3/BrunaAndradedeAlmeidaTCCGraduacao2017.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11063/1/BrunaAndradedeAlmeidaTCCGraduacao2017.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11063/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e69075c93a582a51986944dc878a968
626071576d5fa35270fea7f80c59dc48
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829900125241344