Análise dos elementos do Projeto de Educação Ambiental da UCB
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Data de Publicação: | 2007 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10620 |
Resumo: | Com o analfabetismo ambiental e as pressões ambientais causadas pela influência de atividades humanas, já se observa hoje profundas alterações no meio ambiente podendo ter conseqüências como surgimento de novas doenças, alterações climáticas, perda da qualidade de vida e conseqüências de alta gravidade ainda desconhecidas. O modelo de desenvolvimento atual promove o aumento da pressão sobre os recursos. Para minimizar esses impactos é preciso tomar iniciativas, e o Projeto de Educação Ambiental (PEA) é uma delas por ser um empreendimento que contribui efetivamente para a solução de muitos problemas. A Universidade Católica de Brasília adotou o PEA em sua estrutura e função. O Projeto forma um conjunto de atividades que vem buscando sensibilizar e informar sobre a temática ambiental, estimulando o envolvimento em ações que promovam hábitos sustentáveis do uso de recursos naturais, o que propõe reflexões sobre a relação das pessoas com seu ambiente. Seus muitos componentes vêm minimizando impactos como poluição de águas subterrâneas, abate de árvores, aumento da pressão de demanda por energia elétrica levando mais investimentos a hidrelétricas e trazendo benefícios como redução da poluição, reaproveitamento e doação de materiais, triagem e recolocação no mercado de materiais recicláveis, eliminação de desperdícios, racionalização de energia e água. Em três anos (de 2002 a 2004) os componentes do PEA em sua totalidade evitaram emitir para a atmosfera cerca de 92.174 toneladas de CO2 e 1.516.368 toneladas de CH4, gases que em excesso aumentam o efeito estufa que por sua vez, aumenta o aquecimento global. |
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A Universidade Católica de Brasília adotou o PEA em sua estrutura e função. O Projeto forma um conjunto de atividades que vem buscando sensibilizar e informar sobre a temática ambiental, estimulando o envolvimento em ações que promovam hábitos sustentáveis do uso de recursos naturais, o que propõe reflexões sobre a relação das pessoas com seu ambiente. Seus muitos componentes vêm minimizando impactos como poluição de águas subterrâneas, abate de árvores, aumento da pressão de demanda por energia elétrica levando mais investimentos a hidrelétricas e trazendo benefícios como redução da poluição, reaproveitamento e doação de materiais, triagem e recolocação no mercado de materiais recicláveis, eliminação de desperdícios, racionalização de energia e água. Em três anos (de 2002 a 2004) os componentes do PEA em sua totalidade evitaram emitir para a atmosfera cerca de 92.174 toneladas de CO2 e 1.516.368 toneladas de CH4, gases que em excesso aumentam o efeito estufa que por sua vez, aumenta o aquecimento global.With the environment illiteracy and the environment pressures caused by the influence of human activities, it can be observed nowadays changes in the environment and this can bring consequences as new diseases appearing, climate changes, loss of quality of life and consequences of high gravity still unknown. The current development model promotes the pressure increase over the resources. To minimize these impacts, it’s necessary to take iniciative, and the Project of Environmental Education (PEA) is one of them for being an undertaking that contributes efficiently to the solution of many problems. The Catholic University of Brasilia adopted the PEA in its structure and function. The Project forms several activities that are concerned on moving and inform about the environmental thematic, stimulating the involvement in actions that promote supporting habits of the natural resources what propose reflections about the people and environment relation. Its several components have been minimizing impacts as polution of subterranean waters, deforestation, pressure increase of discussion for electricity taking more investments to hydroelectrics and bringing benefits as reduction of pollution, reusing and donation of materials, triage and recolocation in the recycling material market, elimination of waste, racionalization of electricity and water. In 3 years (from 2002 to 2004) the components of the pea in its totality avoid sending to the atmosphere about 92.174 tons of CO2 and 1,516.368 tons of CH4, gases that in excess increase the blow effect that increases the global heating.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2018-03-16T21:26:45Z No. of bitstreams: 1 JulianaSilvadeAraújoRodriguesTCCGraduacao2007.pdf: 4733137 bytes, checksum: 03348a5c8ebb44019c86e829281699fd (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-04-05T11:54:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JulianaSilvadeAraújoRodriguesTCCGraduacao2007.pdf: 4733137 bytes, checksum: 03348a5c8ebb44019c86e829281699fd (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-05T11:54:40Z (GMT). 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Com o analfabetismo ambiental e as pressões ambientais causadas pela influência de atividades humanas, já se observa hoje profundas alterações no meio ambiente podendo ter conseqüências como surgimento de novas doenças, alterações climáticas, perda da qualidade de vida e conseqüências de alta gravidade ainda desconhecidas. O modelo de desenvolvimento atual promove o aumento da pressão sobre os recursos. Para minimizar esses impactos é preciso tomar iniciativas, e o Projeto de Educação Ambiental (PEA) é uma delas por ser um empreendimento que contribui efetivamente para a solução de muitos problemas. A Universidade Católica de Brasília adotou o PEA em sua estrutura e função. O Projeto forma um conjunto de atividades que vem buscando sensibilizar e informar sobre a temática ambiental, estimulando o envolvimento em ações que promovam hábitos sustentáveis do uso de recursos naturais, o que propõe reflexões sobre a relação das pessoas com seu ambiente. Seus muitos componentes vêm minimizando impactos como poluição de águas subterrâneas, abate de árvores, aumento da pressão de demanda por energia elétrica levando mais investimentos a hidrelétricas e trazendo benefícios como redução da poluição, reaproveitamento e doação de materiais, triagem e recolocação no mercado de materiais recicláveis, eliminação de desperdícios, racionalização de energia e água. Em três anos (de 2002 a 2004) os componentes do PEA em sua totalidade evitaram emitir para a atmosfera cerca de 92.174 toneladas de CO2 e 1.516.368 toneladas de CH4, gases que em excesso aumentam o efeito estufa que por sua vez, aumenta o aquecimento global. |
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