Representações sociais de estudantes universitários sobre a migração para Brasília
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Data de Publicação: | 2013 |
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O objetivo deste artigo foi compreender as representações e práticas sociais vivenciadas através da migração para a capital federal do país pelos estudantes do ensino superior. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa, de acordo com a Teoria do Núcleo Central, conforme Abric (1998). Aplicaram-se dois (2) questionários sendo um de dados sociodemográficos e outro de evocação livre de palavras. Os dados foram sistematizados pelo software EVOC (versão 2003 desenvolvida por Vergès no ano de 2000), de associação livre de palavras. Os dados sociodemográficos foram processados pelo programa Microsoft Excel 2010. Os resultados da pesquisa propiciaram analisar um conjunto de expressões de um grupo de estudantes migrantes, que reforçam as suas práticas e representações com seus aspectos positivos e negativos. A conclusão à qual chegamos é que a subjetividade do migrante foi de grande relevância para o entendimento das representações sociais, ao considerá-las resultantes da dinâmica deste com o grupo de pertença. Brasília representa um lugar de oportunidade e trabalho associado ao estudo e também ao lazer.Submitted by Aguiar Francience (franciene.aguiar@ucb.br) on 2015-09-02T20:29:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Nivia Renata Mario Braga.pdf: 1205583 bytes, checksum: 95e4be6e6849a0765ff559908262a0ab (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2015-09-03T17:59:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Nivia Renata Mario Braga.pdf: 1205583 bytes, checksum: 95e4be6e6849a0765ff559908262a0ab (MD5)Made available in DSpace on 2015-09-03T17:59:31Z (GMT). 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