Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8071 |
Resumo: | A pavimentação vem sendo objeto de estudo cada vez mais frequente na engenharia. Sua aplicação, no entanto, não se limita às estradas e rodovias. O transporte aéreo, por exemplo, vem sendo utilizado cada vez mais e precisa de maior atenção nos pavimentos já que a energia aplicada pelas aeronaves é muito superior as cargas convencionais. A valorização do uso do solo tem levado a exploração ampla do subsolo, proporcionando também maiores avanços nas análises e uso do subleito. O desempenho e dimensionamento de pavimentos exigem um bom entendimento da capacidade de suporte do solo, interação solo-água e interação solo-estrutura. A variação da saturação do solo durante a construção e vida útil do pavimento é de extrema relevância já que este garante o grau de compactação e consequentemente a resistência do mesmo. Com intuito de avaliar a influência do vácuo causado pela sucção da água percolada no pavimento como principal causa de afundamentos no pavimento localizado na Lima 06, posição 46 no Aeroporto Internacional de Brasília, Jucelino Kubitschek, foram realizados ensaios experimentais, com Latossolo Vermelho simulando o efeito do vácuo causado pela sucção da água em um protótipo de pavimento rígido. |
id |
UCB-2_53eb0077bfaf8c61c20e845b5fe6e099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8071 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Farias, Rideci de Jesus da CostaMakiyama, Nathia de Sá2017-05-04T18:52:50Z20152017-05-04T18:52:50Z2015MAKIYAMA, Nathia de Sá. Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos. 2015. 36 f. Artigo (Engenharia Civil), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8071A pavimentação vem sendo objeto de estudo cada vez mais frequente na engenharia. Sua aplicação, no entanto, não se limita às estradas e rodovias. O transporte aéreo, por exemplo, vem sendo utilizado cada vez mais e precisa de maior atenção nos pavimentos já que a energia aplicada pelas aeronaves é muito superior as cargas convencionais. A valorização do uso do solo tem levado a exploração ampla do subsolo, proporcionando também maiores avanços nas análises e uso do subleito. O desempenho e dimensionamento de pavimentos exigem um bom entendimento da capacidade de suporte do solo, interação solo-água e interação solo-estrutura. A variação da saturação do solo durante a construção e vida útil do pavimento é de extrema relevância já que este garante o grau de compactação e consequentemente a resistência do mesmo. Com intuito de avaliar a influência do vácuo causado pela sucção da água percolada no pavimento como principal causa de afundamentos no pavimento localizado na Lima 06, posição 46 no Aeroporto Internacional de Brasília, Jucelino Kubitschek, foram realizados ensaios experimentais, com Latossolo Vermelho simulando o efeito do vácuo causado pela sucção da água em um protótipo de pavimento rígido.Paving has been the subject of increasingly frequent engineering studies. Their application, however, is not limited to roads and highways. Air transport, for example, is being used more and more attention needs to be paid to pavements since the energy applied by the aircraft is much higher than conventional loads. The valorization of the land use has led to the extensive exploration of the subsoil, also providing greater advances in the analysis and use of the subgrade. The performance and sizing of pavements require a good understanding of soil support capacity, soil-water interaction and soil-structure interaction. The variation of the soil saturation during the construction and the useful life of the pavement is of extreme relevance since this guarantees the degree of compaction and consequently the resistance of the same. In order to evaluate the influence of the vacuum caused by the suction of the percolated water on the pavement as the main cause of sinking in the pavement located at Lima 06, position 46 at the International Airport of Brasilia, Jucelino Kubitschek, experimental experiments were carried out with Red Latosol simulating the effect Of the vacuum caused by the suction of the water in a rigid pavement prototype.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-05-03T17:54:10Z No. of bitstreams: 1 NathiaDeSáMakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdf: 2953826 bytes, checksum: 832e778488b1540a4ef75d9a07fd60c5 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-05-04T18:52:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NathiaDeSáMakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdf: 2953826 bytes, checksum: 832e778488b1540a4ef75d9a07fd60c5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-04T18:52:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NathiaDeSáMakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdf: 2953826 bytes, checksum: 832e778488b1540a4ef75d9a07fd60c5 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaEngenharia Civil (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILEngenharia civilPavimentaçãoSucção da águaVácuoSolos não saturadosExperimentoAnálise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALNathiaDeSáMakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdfNathiaDeSáMakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdfArtigoapplication/pdf2953826https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8071/1/NathiaDeS%c3%a1MakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdf832e778488b1540a4ef75d9a07fd60c5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8071/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTNathiaDeSáMakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdf.txtNathiaDeSáMakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdf.txtExtracted texttext/plain51277https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8071/3/NathiaDeS%c3%a1MakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdf.txt58580a7d5740701f1b292ed867b41c6aMD53123456789/80712017-05-05 01:06:22.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos |
title |
Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos |
spellingShingle |
Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos Makiyama, Nathia de Sá CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Engenharia civil Pavimentação Sucção da água Vácuo Solos não saturados Experimento |
title_short |
Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos |
title_full |
Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos |
title_fullStr |
Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos |
title_full_unstemmed |
Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos |
title_sort |
Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos |
author |
Makiyama, Nathia de Sá |
author_facet |
Makiyama, Nathia de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Farias, Rideci de Jesus da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Makiyama, Nathia de Sá |
contributor_str_mv |
Farias, Rideci de Jesus da Costa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Engenharia civil Pavimentação Sucção da água Vácuo Solos não saturados Experimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil Pavimentação Sucção da água Vácuo Solos não saturados Experimento |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A pavimentação vem sendo objeto de estudo cada vez mais frequente na engenharia. Sua aplicação, no entanto, não se limita às estradas e rodovias. O transporte aéreo, por exemplo, vem sendo utilizado cada vez mais e precisa de maior atenção nos pavimentos já que a energia aplicada pelas aeronaves é muito superior as cargas convencionais. A valorização do uso do solo tem levado a exploração ampla do subsolo, proporcionando também maiores avanços nas análises e uso do subleito. O desempenho e dimensionamento de pavimentos exigem um bom entendimento da capacidade de suporte do solo, interação solo-água e interação solo-estrutura. A variação da saturação do solo durante a construção e vida útil do pavimento é de extrema relevância já que este garante o grau de compactação e consequentemente a resistência do mesmo. Com intuito de avaliar a influência do vácuo causado pela sucção da água percolada no pavimento como principal causa de afundamentos no pavimento localizado na Lima 06, posição 46 no Aeroporto Internacional de Brasília, Jucelino Kubitschek, foram realizados ensaios experimentais, com Latossolo Vermelho simulando o efeito do vácuo causado pela sucção da água em um protótipo de pavimento rígido. Paving has been the subject of increasingly frequent engineering studies. Their application, however, is not limited to roads and highways. Air transport, for example, is being used more and more attention needs to be paid to pavements since the energy applied by the aircraft is much higher than conventional loads. The valorization of the land use has led to the extensive exploration of the subsoil, also providing greater advances in the analysis and use of the subgrade. The performance and sizing of pavements require a good understanding of soil support capacity, soil-water interaction and soil-structure interaction. The variation of the soil saturation during the construction and the useful life of the pavement is of extreme relevance since this guarantees the degree of compaction and consequently the resistance of the same. In order to evaluate the influence of the vacuum caused by the suction of the percolated water on the pavement as the main cause of sinking in the pavement located at Lima 06, position 46 at the International Airport of Brasilia, Jucelino Kubitschek, experimental experiments were carried out with Red Latosol simulating the effect Of the vacuum caused by the suction of the water in a rigid pavement prototype. |
description |
A pavimentação vem sendo objeto de estudo cada vez mais frequente na engenharia. Sua aplicação, no entanto, não se limita às estradas e rodovias. O transporte aéreo, por exemplo, vem sendo utilizado cada vez mais e precisa de maior atenção nos pavimentos já que a energia aplicada pelas aeronaves é muito superior as cargas convencionais. A valorização do uso do solo tem levado a exploração ampla do subsolo, proporcionando também maiores avanços nas análises e uso do subleito. O desempenho e dimensionamento de pavimentos exigem um bom entendimento da capacidade de suporte do solo, interação solo-água e interação solo-estrutura. A variação da saturação do solo durante a construção e vida útil do pavimento é de extrema relevância já que este garante o grau de compactação e consequentemente a resistência do mesmo. Com intuito de avaliar a influência do vácuo causado pela sucção da água percolada no pavimento como principal causa de afundamentos no pavimento localizado na Lima 06, posição 46 no Aeroporto Internacional de Brasília, Jucelino Kubitschek, foram realizados ensaios experimentais, com Latossolo Vermelho simulando o efeito do vácuo causado pela sucção da água em um protótipo de pavimento rígido. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2017-05-04T18:52:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T18:52:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAKIYAMA, Nathia de Sá. Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos. 2015. 36 f. Artigo (Engenharia Civil), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8071 |
identifier_str_mv |
MAKIYAMA, Nathia de Sá. Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos. 2015. 36 f. Artigo (Engenharia Civil), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Civil (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8071/1/NathiaDeS%c3%a1MakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8071/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8071/3/NathiaDeS%c3%a1MakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
832e778488b1540a4ef75d9a07fd60c5 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 58580a7d5740701f1b292ed867b41c6a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829864180056064 |