Análise do possível efeito do vácuo causado pelo efeito da sucção da água no comportamento e durabilidade de pavimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Makiyama, Nathia de Sá
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8071
Resumo: A pavimentação vem sendo objeto de estudo cada vez mais frequente na engenharia. Sua aplicação, no entanto, não se limita às estradas e rodovias. O transporte aéreo, por exemplo, vem sendo utilizado cada vez mais e precisa de maior atenção nos pavimentos já que a energia aplicada pelas aeronaves é muito superior as cargas convencionais. A valorização do uso do solo tem levado a exploração ampla do subsolo, proporcionando também maiores avanços nas análises e uso do subleito. O desempenho e dimensionamento de pavimentos exigem um bom entendimento da capacidade de suporte do solo, interação solo-água e interação solo-estrutura. A variação da saturação do solo durante a construção e vida útil do pavimento é de extrema relevância já que este garante o grau de compactação e consequentemente a resistência do mesmo. Com intuito de avaliar a influência do vácuo causado pela sucção da água percolada no pavimento como principal causa de afundamentos no pavimento localizado na Lima 06, posição 46 no Aeroporto Internacional de Brasília, Jucelino Kubitschek, foram realizados ensaios experimentais, com Latossolo Vermelho simulando o efeito do vácuo causado pela sucção da água em um protótipo de pavimento rígido.
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O desempenho e dimensionamento de pavimentos exigem um bom entendimento da capacidade de suporte do solo, interação solo-água e interação solo-estrutura. A variação da saturação do solo durante a construção e vida útil do pavimento é de extrema relevância já que este garante o grau de compactação e consequentemente a resistência do mesmo. Com intuito de avaliar a influência do vácuo causado pela sucção da água percolada no pavimento como principal causa de afundamentos no pavimento localizado na Lima 06, posição 46 no Aeroporto Internacional de Brasília, Jucelino Kubitschek, foram realizados ensaios experimentais, com Latossolo Vermelho simulando o efeito do vácuo causado pela sucção da água em um protótipo de pavimento rígido.Paving has been the subject of increasingly frequent engineering studies. Their application, however, is not limited to roads and highways. Air transport, for example, is being used more and more attention needs to be paid to pavements since the energy applied by the aircraft is much higher than conventional loads. The valorization of the land use has led to the extensive exploration of the subsoil, also providing greater advances in the analysis and use of the subgrade. The performance and sizing of pavements require a good understanding of soil support capacity, soil-water interaction and soil-structure interaction. The variation of the soil saturation during the construction and the useful life of the pavement is of extreme relevance since this guarantees the degree of compaction and consequently the resistance of the same. In order to evaluate the influence of the vacuum caused by the suction of the percolated water on the pavement as the main cause of sinking in the pavement located at Lima 06, position 46 at the International Airport of Brasilia, Jucelino Kubitschek, experimental experiments were carried out with Red Latosol simulating the effect Of the vacuum caused by the suction of the water in a rigid pavement prototype.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-05-03T17:54:10Z No. of bitstreams: 1 NathiaDeSáMakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdf: 2953826 bytes, checksum: 832e778488b1540a4ef75d9a07fd60c5 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-05-04T18:52:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NathiaDeSáMakiyamaTCCGRADUACAO2015.pdf: 2953826 bytes, checksum: 832e778488b1540a4ef75d9a07fd60c5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-04T18:52:50Z (GMT). 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